Alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo recebem premiação do CAURS

O Concurso de Ideias Casa Saudável – Cidade Saudável tinha como objetivo propor soluções de arquitetura e urbanismo frente a pandemia

As alunas Laura Baccarin e Letícia Scatena, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter foram premiadas no Concurso de Ideias Casa Saudável – Cidade Saudável, promovido pelo Conselho dos Arquitetos e Urbanistas do RS – CAURS, com apoio da ONU HABITAT e organizado pela MINIMUM e MODO Plataforma. O Concurso tinha como objetivo instigar aos participantes a pensar soluções de arquitetura e urbanismo frente a pandemia.

As acadêmicas, que receberam o prêmio da categoria de Espaços Públicos, salientam que “a pandemia ressaltou a importância das áreas verdes e dos espaços públicos urbanos, nos deixando ávidos para desfrutar dos benefícios dos espaços livres. É necessário a busca de novos protocolos de comportamento social para usufruir das áreas verdes, e, ainda, ampliar as oportunidades de acesso a essas áreas para todos os segmentos sociais”.

Cerca de 400 profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, de todo o país, enviaram propostas. Para cada uma das categorias foram premiadas até cinco propostas – 25 para profissionais e 25 para estudantes – numa premiação total de R$ 100 mil. Com apoio institucional do ONU-Habitat, o concurso foi organizado pelas empresas Modo (profissionais) e Minimum (estudantes). Reunindo cinco categorias, o desafio era propor soluções arquitetônicas com diferentes temáticas, apresentando inovações tanto para os novos tempos de convívio em quarentena quanto pós quarentena, em novas formas de vivência que se farão necessárias para a vida urbana.