I Evento de Gastronomia Sustentável da UniRitter promove almoço brasileiro sustentável

No dia 5/12, às 12h, acontece o I Evento de Gastronomia Sustentável da UniRitter. Realizado no Campus Zona Sul, o evento foi totalmente planejado por estudantes do 6º semestre do curso de Nutrição e irá promover o almoço brasileiro sustentável.

O objetivo da iniciativa é desenvolver no aluno a capacidade de elaboração de um evento completo, envolvendo o planejamento e a execução desde o convite, decoração, cardápio, preparação das receitas e serviço de salão.
Na composição do cardápio, foram valorizados os ingredientes típicos brasileiros (como o charque, o palmito pupunha, a mandioca), incentivando a sustentabilidade com o aproveitamento integral de alimentos (cascas, talos, sementes) e a promoção da saúde a partir de receitas equilibradas e ricas em alimentos funcionais. O cardápio foi elaborado por couvert, entrada, prato principal e sobremesa. A elaboração do cardápio teve como foco a utilização de técnicas gastronômicas na criação das receitas.
“As receitas serão preparadas pelos próprios alunos no Laboratório de Preparação de Alimentos do Curso de Nutrição, com orientação de professores. A turma será dividida em alunos responsáveis pela produção e alunos responsáveis pelo serviço de salão”, destaca Marina Amaral, professora do curso e responsável pela orientação dos alunos junto com a professora Dione De Marchi.