Estudante da UniRitter conquista prêmio regional de Jornalismo

Estudante da UniRitter conquista prêmio regional de Jornalismo

3 / Novembro / 2015

Estudante da UniRitter Liliane Pereira conquistou o VIº Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental.

A estudante da UniRitter Liliane Pereira conquistou o VIº Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental na categoria Acadêmico Web com a reportagem “Monitoramento do ar deixa muito a desejar em Porto Alegre”, produzida na disciplina de Jornalismo Ambiental do curso de jornalismo da UniRitter, no primeiro semestre de 2014. O resultado foi divulgado nesta última quinta-feira (18).“Ter esse tipo de reconhecimento é como um certificado de estar no caminho certo. Uma certeza ainda maior de que o jornalismo é a profissão que quero seguir e para a qual acredito ter vocação. Ser premiada ainda como estudante é um incentivo à dedicação. Um estímulo para enfrentar o último ano de faculdade com mais afinco”, afirma a aluna Liliane Pereira.
O VIº Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental, que teve como temática deste ano “Meio ambiente e Cidadania”, abrange a Região Sul do Brasil. Os critérios considerados pela comissão julgadora, formada por três professoras doutoras de universidades federais dos três estados, foram a pertinência e o aprofundamento do tema, além do domínio das técnicas jornalísticas.
“Nas minhas aulas, procuro capacitar os alunos para que sejam capazes de trabalhar jornalisticamente os principais problemas ambientais, que são muitos e crescentes, mas também as soluções, tão necessárias. Excelentes trabalhos estão no blog da disciplina”, informa o professor de jornalismo ambiental da UniRitter Roberto Villar Belmonte.
Além de Liliane Pereira, outras duas alunas da disciplina de Jornalismo Ambiental foram premiadas em 2014. Paola Rebelo Casagrande e Gabriela Fritsch conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, na categoria Estudante do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, uma das principais premiações do jornalismo rural brasileiro.
A UniRitter também foi premiada na primeira edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental como a universidade que mais inscreveu reportagens de estudantes de jornalismo, todas matérias produzidas na disciplina de Jornalismo Ambiental, ministrada no primeiro semestre de 2014 para estudantes do quinto semestre e que será oferecida novamente em 2015.