O curso de Psicologia da UniRitter baseia-se na convicção de uma psicologia enquanto ciência e profissão, alicerçada na sua ampla base filosófica, epistemológica, metodológica e cientifica, em consonância com os mais rigorosos preceitos éticos, teóricos e técnicos.
O curso parte De unidades curriculares do núcleo comum e se dirige às disciplinas diversificadas que encaminham para as ênfases do curso, sem, é claro, tê-las como momentos estanques da formação e sim como um acento em determinada área, fundamentado no núcleo comum. As ênfases do curso são 4 (quatro) e foram planejadas de acordo com as DCN e com as Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil , tendo em vista as necessidades regionais e as características das áreas de atuação para o egresso curso. São elas:
  • Psicologia e Processos Clínicos: envolve a concentração em competências teóricas, técnicas e éticas de processos clínicos ditos tradicionais (em consultório e prática individual) e de processos clínicos ampliados, tendo em vista a inserção de a concepção de clínica ampliada e compartilhada dada pelo Ministério da Saúde (2009), através de uma concepção ampliada do processo saúde e doença, construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas, quando em contexto favorável, ampliando o olhar para a pessoa em atendimento de uma forma integral e complexa. Envolve as áreas de psicodiagnóstico, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos, primando, sempre que possível, por ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, e de tratamento.

  • Psicologia e Processos de Gestão: abarca a concentração em competências para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições, assessorando, elaborando, acompanhando e /ou liderando análises de trabalho, cargos e funções, recrutamento e seleção, avaliação, desenvolvimento e aplicação de treinamentos e capacitações, análise organizacional, saúde do trabalhador, trabalhando individualmente ou em equipe multiprofissional em todos os campos da organização.

  • Psicologia e Processos Educativos: compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem. Isso se dá através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas, no âmbito da educação formal ou informal, colaborando para a compreensão e mudança de comportamentos de educadores e educandos, famílias e contextos social e demais participantes do contexto escolar; elaboração de planos e políticas referentes ao sistema educacional; Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

  • Psicologia Social: implica o estudo das modulações da subjetividade contemporânea compreendendo-a através de uma perspectiva sócio histórica cuja ética de si envolve necessariamente as transformações do sujeito e seu contexto regional e global. Instrumentaliza o psicólogo para atuar com instituições públicas e privadas com ênfase em alternativas interdisciplinares e análise institucional. Prepara o psicólogo para atuar junto às comunidades e organizações através de planejamento, levantamento de necessidades, análise de demandas e determinantes sociais como educação, lazer, transporte, trabalho, saneamento básico, meio-ambiente e segurança. Implica também ampla conexão com outras áreas da saúde formando profissionais voltados à saúde coletiva e aos processos de conscientização que fomentem transformações dos sujeitos e do meio onde vivem. Também compreende a pesquisa como elemento fundamental nos processos de ensino e aprendizagem e na atuação do psicólogo.

As ênfases escolhidas estão de acordo com a vocação do curso e do UniRitter, com a tradição no ensino, extensão e pesquisa inerente a estes contextos. Desde o primeiro semestre do curso, o estudante é apresentado às interfaces da Psicologia com os preceitos da dignidade humana e da integralidade em saúde, através de teorias e técnicas diversas, no sentido de uma formação abrangente e generalista que forneça uma visão de ser humano e sociedade complexa e multifacetada, caracterizando assim o núcleo comum, que se dirige ao final do curso, na culminância da escolha do estudante pelos estágios nas ênfases propostas.
Além das ênfases e de acordo com as DCN, o curso de Psicologia oferece também uma formação voltada o ensino da Psicologia, a qual está contemplada pelo o PPC complementar para Formação de Professores de Psicologia

Diferenciais UniRitter

A psicologia enquanto área de conhecimento, situa-se como pertencente a área humana aplicada à saúde. No UniRitter, especialmente, fazemos parte da área da saúde trazendo a esta os preceitos filosóficos e humanísticos necessários para a prática em saúde e em retorno, recebendo da saúde o embasamento e as ferramentas necessárias para a atenção em saúde das pessoas e das coletividades, essencial nos dias de hoje, nos termos da integralidade, prevenção e promoção de saúde.

A psicologia do UniRitter conta com laboratórios de ponta para o exercício da pratica profissional, com um serviço escola com instalações para assistência à comunidade e para práticas de ensino em ambiente controlado, com salas de espelhos, equipamentos de filmagem, áudio e vídeo.

O curso de psicologia UniRitter conta com um grupo de profissionais psicólogos docentes, que para além dos requisitos legais e títulos acadêmicos, envolvidos e engajados com a profissão e cientes de sua responsabilidade na formação de novos psicólogos para a sociedade brasileira e internacional. Neste sentido, o UniRitter apresenta uma proposta curricular que privilegia o processo de ensino-aprendizagem das profissões da área da saúde fundamentado no desenvolvimento de competências relevantes para as necessidades atuais da sociedade. Propõe uma aprendizagem centrada no estudante, orientada pelas competências profissionais que se deseja desenvolver, de maneira interdisciplinar, em um currículo integrado, onde a adequação entre a teoria e a prática se dá com foco nas necessidades da comunidade.

Infraestrutura

Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia

Mercado de Trabalho

A psicologia tem sido uma área muito procurada e que nem por isso diminui o campo de trabalho. Há cada vez mais pessoas precisando e desejando o contato com o trabalho do psicólogo. A psicologia apresenta 8 grandes áreas de atuação para o profissional formado: a psicologia clínica, a psicologia social, da educação, jurídica, do esporte, do trabalho e a docência em psicologia (nível médio e superior). Dentre essas, as mais conhecidas em geral são as atividades em clínicas (consultórios e/ou clínicas particulares ou no âmbito da saúde pública) ou empresas (com gestão e desenvolvimento de pessoas) e são mercados que nunca deixam de estar aquecidos para o profissional formado. Junto com as áreas mais tradicionais, outras emergentes com a área da saúde têm atualmente absorvido muitos dos novos profissionais, caracterizando-se como um espaço proveitoso de trabalho em toda a rede de saúde (hospitais, unidades básicas, CAPS, entre outros). A visão generalista de formação do psicólogo na graduação permite que o profissional formado atue nesses diferentes âmbitos, com os diferentes saberes adquiridos.

Informações Legais

Duração: 10 semestres.

Acesse Aqui o resumo do Projeto pedagógico do curso.

Projeto Pedagógico Complementar – Formação de Professores




Estrutura Curricular
Currículos em curso em 2017/2

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - 2018/1
Código Disciplina Créditos
AIM0122 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 5
AIM0148 BASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO COMPORTAMENTO HUMANO 6
AIM0598 INTRODUCAO A PSICOLOGIA 8
AIM0834 PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS 4
AIM1080 ETICA E PROFISSIONALISMO 2
AIM0146 BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO 4
AIM0147 BASES DA AVALIACAO PSICOLOGICA 4
AIM0262 DESENVOLVIMENTO HUMANO NA INFANCIA E ADOLESCENCIA 4
AIM0905 PSICOLOGIA COGNITIVA E COMPORTAMENTAL 4
AIM0994 SOCIEDADE E COMPORTAMENTOS GRUPAIS 6
AIM1014 TEMAS CONTEMPORANEOS EM PSICOLOGIA 5
AIM0263 DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VIDA ADULTA E ENVELHECIMENTO 4
AIM0579 INSTRUMENTOS E RECURSOS DA AVALIACAO PSICOLOGICA 4
AIM0594 INTERVENCOES PSICOSSOCIAIS 6
AIM0687 METODOLOGIA CIENTIFICA 5
AIM0903 PSICANALISE 4
AIM1066 TRABALHO E SUBJETIVIDADE 4
AIM0590 INTERVENCOES EM SAUDE 4
AIM0826 PROCESSOS DE AVALIACAO PSICOLOGICA 4
AIM0907 PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA E EXISTENCIAL 4
AIM0908 PSICOPATOLOGIA DO ADULTO 6
AIM0944 SAUDE COLETIVA 5
AIM1065 TRABALHO E SAUDE MENTAL 4
AIM0100 ABORDAGENS PSICOLOGICAS CONTEMPORANEAS 4
AIM0356 ESTAGIO BASICO EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E PROMOCAO DA SAUDE 4
AIM0401 ESTILO DE VIDA, SAUDE E MEIO AMBIENTE 5
AIM0588 INTERVENCOES EM CONTEXTOS ESCOLARES E EDUCACIONAIS 4
AIM0589 INTERVENCOES EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS 4
AIM0835 PROCESSOS PSICOPATOLOGICOS NA INFANCIA E ADOLESCENCIA 4
AIM0150 BIOESTATISTICA E EPIDEMIOLOGIA 5
AIM0354 ESTAGIO BASICO EM PROCESSOS EDUCATIVOS 4
AIM0587 INTERVENCOES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS 4
AIM0904 PSICOFARMACOLOGIA 4
AIM1003 TECNICAS DE PESQUISA 4
AIM0355 ESTAGIO BASICO EM PROCESSOS LABORAIS 4
AIM0591 INTERVENCOES FENOMENOLOGICAS E EXISTENCIAIS 4
AIM0592 INTERVENCOES PSICANALITICAS 4
AIM0741 OPTATIVA DA ENFASE I ("PSICOTERAPIA BREVE" OU "ORIENTACAO PROFISSIONAL E DE CARREIRA") 4
AIM0848 PROGRAMA DE INTEGRACAO SAUDE COMUNIDADE 4
AIM0353 ESTAGIO BASICO EM PROCESSOS DE ACOLHIMENTO E AVALIACAO PSICOLOGICA 4
AIM0593 INTERVENCOES PSICOLOGICAS NA INFANCIA E ADOLESCENCIA 4
AIM0742 OPTATIVA DA ENFASE II ("CLINICA AMPLIADA" OU "PSICOLOGIA NA REDE DE PROTECAO SOCIAL BASICA") 4
AIM0743 OPTATIVA DA ENFASE III ("CLINICA DO IDOSO" OU "INTERVENCOES PSICOEDUCATIVAS") 4
AIM0361 ESTAGIO ESPECIFICO EM INTERVENCOES PSICOLOGICAS I 6
AIM0362 ESTAGIO ESPECIFICO EM INTERVENCOES PSICOLOGICAS II 6
AIM0505 GESTAO DE CLINICAS E CONSULTORIOS 5
AIM0745 OPTATIVA (EAD) 4
AIM0322 EDUCACAO E COMUNICACAO EM SAUDE 5
AIM0363 ESTAGIO ESPECIFICO EM INTERVENCOES PSICOLOGICAS III 8
AIM0364 ESTAGIO ESPECIFICO EM INTERVENCOES PSICOLOGICAS IV 8
AIM0960 SEMINARIOS INTEGRATIVOS 4

Horários

Faça o download dos horários utilizando os links abaixo:

Horário 2017/2 Campus Zona Sul

OS HORÁRIOS ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES.

A PARTIR DE 2013/2 PODERÃO SER OFERECIDAS ATIVIDADES LETIVAS ÀS SEXTAS-FEIRAS À NOITE E AOS SÁBADOS.

Estrutura Curricular para ingressantes a partir de 20171

Valores do curso de Psicologia

Valores vigentes para ingresso em 2017-2



Campus Zona Sul - MANHã

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 1.247,40
14 R$ 1.455,30
16 R$ 1.663,20
18 R$ 1.871,10
20 R$ 2.079,00

Campus Zona Sul - VESPERTINO

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 1.247,40
14 R$ 1.455,30
16 R$ 1.663,20
18 R$ 1.871,10
20 R$ 2.079,00

Todos os valores já estão calculados com os devidos descontos e incentivos e condicionados à data de pagamento.

Professores

Nome Email
MESTRE: Psicologia
CARLA DE BARROS MENEGAT
carla_menegat@uniritter.edu.br
DOUTOR: Psicologia
CARLOS ALBERTO VEIT
carlos_veit@uniritter.edu.br
DOUTOR: Ciências Biológicas: Neurociências
CAROLINE PERINAZZO DA VEIGA
caroline_veiga@uniritter.edu.br
MESTRE: Psicologia
FRANCIELLI GALLI
francielli_galli@uniritter.edu.br
DOUTOR: Psicologia
HERICKA ZOGBI JORGE DIAS
hericka_dias@uniritter.edu.br
MESTRE: Ciências Médicas: Psiquiatria
IGOR LONDERO
igor_londero@uniritter.edu.br
DOUTOR: Ciências Médicas
JULIA SCHNEIDER PROTAS
julia_protas@uniritter.edu.br
MESTRE: Ciências da Saúde
LETICIA LEITE
leticia_leite@uniritter.edu.br
DOUTOR: Ciências da Saúde
LUCIANA ALVES TISSER
luciana_tisser@uniritter.edu.br
MESTRE: Ciências Pneumológicas
LUIZ FELIPE FORGIARINI
luiz_forgiarini@uniritter.edu.br
MESTRE: Saúde da Criança e do Adolescente
VIVIANE COSTA DE SOUZA BURIOL
viviane_buriol@uniritter.edu.br
Última edição: 15/01/2018 19:19:40

QUEM VIU ESSE CURSO TAMBÉM VIU...

Biomedicina

O curso de Graduação em Biomedicina do UniRitter visa a formação de profissionais éticos e qualificados, através de um sólido processo de aprendizado teórico e prático,...

Conhecer

Enfermagem

O curso de Enfermagem da UniRitter propõe-se a formar Enfermeiros generalistas com sólidos conhecimentos científicos, que possuam diferenciais relacionados a defesa dos valores ...

Conhecer

Farmácia

Baseado nas DCNs do Curso de Graduação em Farmácia (CNE/CES nº 2/2002), onde surgiu o “farmacêutico com formação generalista”, o Curso de Farmácia do UniRitter tem...

Conhecer