Whatsapp

Matrícula via WhatsApp

Doutorado em Letras

O Programa de Doutorado em Letras (PDLet UCS/UniRitter) foi recomendado pela Capes em novembro de 2010 e iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011. O Programa é oferecido na modalidade de Associação Ampla, em que ambas as instituições, UniRitter e UCS, trabalham de forma articulada na promoção e aprimoramento das atividades de pesquisa, ensino e extensão.

O Programa tem uma coordenação geral e uma coordenação adjunta, em regime de alternância entre as instituições, a cada dois anos. Além disso, há uma Comissão Coordenadora formada pelos dois coordenadores (geral e adjunto) e por dois docentes permanentes, sendo um da UniRitter e outro da UCS.

As atividades do Programa desenvolvem-se em ambas as instituições. Os alunos matriculam-se após seleção realizada na instituição em que pleiteiam uma vaga. A comissão de seleção é composta por professores de ambas as instituições. Há um conjunto de disciplinas oferecidas na UniRitter e outro, na UCS, dentre as quais os alunos escolhem livremente, de acordo com seus interesses de pesquisa. Algumas disciplinas são ministradas com a participação de professores tanto do UniRitter como da UCS.

O Doutorado em Letras (UCS/UniRitter) oferece um campo de investigações interdisciplinares, dado que a habilidade leitora (ou letramento) aplica-se à aferição de conhecimentos em todas as áreas. Os textos escritos são exigidos na avaliação de todas as linguagens em suas formas impressas ou digitais, podendo ser expostas em mapas, tabelas, pinturas, filmes e outros suportes. Espera-se que o desenvolvimento em leitura colabore para as capacidades de analisar, raciocinar e refletir sobre conhecimentos e experiências que atendam às necessidades das pessoas e, ao mesmo tempo, ampliem sua participação social.

Leitura e Linguagens

Leitura e Processos Culturais
A leitura na sua relação com práticas e processos próprios dos sistemas culturais. Fundamentos teóricos acerca de propostas e políticas de leitura, no contexto histórico e social contemporâneo.

Leitura e Processos de Linguagem
Investigação dos fundamentos epistemológicos e simbólicos da linguagem verbal, considerando a constituição e expressão da (inter)subjetividade nos processos de comunicação e de leitura.

I. Produzir e divulgar conhecimento científico referente à leitura, consideradas as diferentes linguagens, com ênfase nos processos linguísticos, literários e culturais;
II. Desenvolver conhecimentos sobre a leitura, em âmbito interdisciplinar, com vistas à formação de professores, pesquisadores e agentes culturais;
III. Contribuir para a geração de políticas e ações voltadas ao incremento da leitura, na região e no país.

O PDLet forma doutores capacitados a:
(1) Pesquisar problemas relacionados à leitura, em âmbito interdisciplinar, e aplicar o conhecimento produzido no ensino superior tanto na formação de agentes sociais de leitura quanto na geração de políticas e ações voltadas para o incremento da leitura na região e no país.
(2) Formar profissionais docentes para atuação no ensino superior e na educação básica, capazes de conduzir reflexões críticas e propostas de intervenção no que se refere a aspectos cognitivos, sociais e culturais envolvidos nos processos de leitura.
(3) Interagir de maneira proativa com os diversos âmbitos da vida acadêmica e cultural, bem como dialogar com a diversidade de saberes e ferramentas tecnológicas, tendo em vista a realização de pesquisas e atividades com características de inovação aplicáveis ao desenvolvimento humano e social.
(4) Compreender a dimensão ética e social da linguagem e dos processos de letramento, comprometendo-se em atuar criticamente em diferentes contextos da realidade social, educacional e cultural, de forma a promover o diálogo, o respeito às diferenças e a construção da cidadania.

O curso tem duração mínima de 24 meses, e sua conclusão não pode exceder a 48 meses, a partir do início do ano letivo correspondente ao ano de ingresso do aluno no Doutorado.

Horários 2017

As aulas ocorrem às sextas-feiras, das 8h às 11h40min e das 13h30min às 17h10min – Campus FAPA

48 x R$ 1.736,32

O Programa de Mestrado em Letras UniRitter/Doutorado em Letras (UniRitter-UCS) dispõe de bolsas Capes (bolsas integrais; taxas que cobrem o valor da mensalidade e bolsas institucionais de 50%), distribuídas de acordo com regras fixadas em Edital, ao qual os candidatos interessados devem submeter sua candidatura.

Atividades e Eventos

Aula inaugural 2017/1
Morte e Vida da literatura
Prof. Dr. Arnaldo Saraiva, Universidade do Porto/Portugal
Data: 6 de abril de 2016
Horário 19h30min
Local: Auditório prédio 6 – UniRitter/Campus Fapa


Palestra
Hotel Atlântico, de João Gilberto Noll: questões de tradução e cultura
Profa. Dra. Jessica Falconi, Fundação Biblioteca Nacional
Dia: 31 de março
Horário: 9h
Local: Sala 2, Prédio 4


Aula inaugural 2017/2
Mia Couto (a confirmar)
Dia: 31 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório Mater


Cine-Debate
27 de julho
Filme: As sufragistas
Prof. Dra. Sandra Regina Martini Vial (PPG Direito)
17h às 18h30min
Auditório Prédio 6, Campus Fapa


28 de setembro
Filme: Coco Chanel
Prof. Dra. Carla Pantoja (PPG Design)
17h às 18h30min
Auditório Prédio 6, Campus Fapa


24 de outubro
Filme: Ela
Prof. Dr. Eliseo Reategue (PGIE UFRGS)
17h às 18h30min
Auditório Prédio 6, Campus Fapa


14 de dezembro
Filme: Virgem Margarida, de Licínio Azevedo
Ana Maria de Souza (doutoranda PDLet UniRitter/UCS)
17h às 18h30min
Auditório Prédio 6, Campus Fapa


Jornada Pedagógica Interdisciplinar (Programação em breve)
29 DE SETEMBRO
8h30min – 12h
13h30min -17h
LOCAL: Auditório 1, Campus Fapa


Colóquio (Programação em breve)
Perspectivas antropológicas nos estudos de língua e literatura
13h30min -17h / 19h-22h
LOCAL: Auditório 1, Campus Fapa
22 e 23 DE NOVEMBRO


Ciclo de palestras internacionais
Diálogos culturais Brasil-Portugal (aula inaugural)
Ministrante: Maria Aparecida Ribeiro (Univ. de Coimbra)
Data: 23 de março de 2016


Manoel Bomfim e o pensamento sobre o Brasil: a ideia de nação infectada (aula inaugural)
Prof. Dr. Luiz Fernando Valente / Brown University
Data: 16 de agosto de 2016
Horário: 19h30min
Local: Auditório prédio 6


A memória como ruína
Profa. Dra. Leila Lehnen/Univ. Novo México
Data: 8 de setembro de 2016
Horário: 14h
Local: Sala 1-204/ Campus Fapa


Minicursos (15 h/a)
Lexicografia
Ministrante: Prof. Dr. Félix Miranda Bugueño (UFRGS)


Minicurso (15 h/a)
Políticas Públicas de Leitura
Prof. Dr. Wagner Coriolano (bolsista PNPD)
20, 27/10 e 3,10/11
13h30min às 17h10min


Minicurso (15 h/a)
Aspectos da Semântica Argumentativa aplicados à leitura e produção de textos Ministrante: Neiva Maria Tebaldi Gomes (PPGL UniRitter)
5, 12, 19 de maio / 2 e 9 de junho


Seminário aberto
Kafka e o simbolismo da Kabbalah.
Prof. Dr. Charles Kiefer (PPGL PUCRS)
Dia: 27 de maio
Horário: 9h às 12h
Sala 1, prédio 4


Seminário aberto
Etnografia da Leitura
Prof. Dr. Rafael Santos (PDLet UCS)
Data: 7 de outubro
Horário: 9h às 12h
Sala 1, prédio 4


Painel
Linguagens e Tecnologias
Prof. Maria Cristina Biazus (PPGIE UFRGS)
Prof. Ygor Correa (bolsista PNPD PPG Desing)
Prof. Dinorá Fraga (PDLet UniRitter)
Dia: 26 de outubro de 2016
Horário: 19h
Local: Auditório 6


Cine-Debate
Filme: Lucy, de Luc Besson , lançado em 2014.
Doutoranda Alessandra Da Rosa Trindade Camilo (PDLet)
Dia: 31 de março
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Prédio 6- Campus FAPA


Filme: Língua – Vidas em Português, de Victor Lopes
Prof. Dra. Neiva Tebaldi Gomes (UniRitter)
Dia: 28 de abril
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Prédio 6- Campus FAPA


Filme: Almanya- Bem-vindos à Alemanha, de Yasemin Şamdereli
Prof. Dra. Marlene Mattes (UFC)
Dia: 19 de maio de 2016
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Prédio 6- Campus FAPA


Filme: Casa de areia (2005), de Andrucha Waddington
Prof. Wagner Coriolano (bolsista PNPD)
Dia: 30 de junho de 2016
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Prédio 6- Campus FAPA


Filme: Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade
Dra. Maria do Carmo Campos (UFRGS)
Mediação: Doutoranda Maria Dorothea Barone Franco (UniRitter)
Data: 25 de agosto de 2016
Local: UniRitter-Campus FAPA (Auditório do prédio 6)
Horário: 15h-18h


Filme: Só dez por cento é mentira
Dra. Cláudia Bechara Fröhlich (UFRGS)
Mediação: Doutoranda Ana Sahagoff (UniRitter)
Data: 29 de setembro de 2016
Local: UniRitter-Campus FAPA (Auditório do prédio 6)
Horário: 15h-18h


Fórum de Pesquisa em Letras
15 e 16 de setembro
Mestrandos PPGL e doutorandos PDLet


Oficina
Projetos: construindo o problema de pesquisa
Prof. Dra. Dinorá Fraga
Dia: 15 de setembro
Horário: 13h30min às 15h30min


Oficina
Produção de artigos acadêmicos
Prof. Dr. Cassiano Haag (bolsista PNPD)
Dia: 15 de setembro
Horário: 16h às 18h


Oficina
Texto acadêmico: coerência e estrutura textual e questões de expressão
Profª Neiva M. T. Gomes
Dia: 13 de outubro
Horário: das 15h às 17h


Encontros Temáticos
Coffee and News: conhecendo a mídia internacional (4 encontros)
Fernanda Gruendling e Bruna Helena Rocha (mestrandas PPGL UniRitter)
Dia: 1, 2 de setembro
Horário: 19h


PROJETOS DE EXTENSÃO
Sexta-feira do professor – Encontros com a rede pública de ensino
Convênio com o Instituto Estadual do Livro, IEL/RS. Ao longo do ano, foram realizadas oficinas, com a participação de 112 professores da rede estadual de ensino; 19 alunos da graduação; 4 professores da graduação; 7 professores da pós-graduação; 15 alunos do PPGL.

Aula inaugural
Leituras do espaço a partir dos símbolos da cidade
Prof. Dr. Clemente Herrero Fabregat, da Universidade Autônoma de Madrid.
26 de março de 2015


Minicurso
O discurso corporativo da sustentabilidade: análise dialógica de anúncios publicitários
Ministrante: Prof. Dra. Graziela Frainer Knoll (Pós-Doc/ UniRitter)
20, 21, 22 e 23 de junho de 2015.


Fórum de Pesquisa
Participantes: mestrandos, bolsistas de iniciação científica e professores
Dias 3 e 10 de setembro de 2015


Palestra Cultura, Sustentabilidade Identitária e Responsabilidade Social Investigadora
Prof. Dr. Elias Torres Feijó, Universidade de Santiago de Compostela
19 de outubro de 2015


Minicurso
Literatura como bem e como ferramenta no quadro da cultura: estudo de ideias, grupos e homologias
Ministrante: Prof. Dr. Elis Torres Feijó, Universidade de Santiago de Compostela
20 de outubro de 2015.


Semana do Livro
Atividades: sarau literário, oficina de minicontos, concurso de poesia
Ministrantes: alunos do PPG Letras UniRitter
De 23 a 30 de abril de 2015


Oficina
Corpo e Performance (Semana de Letras)
Ministrante: Luis Lucini (PPGL UniRitter)
26 de novembro de 2015


Oficina de Leitura
Profa. Dra. Neiva Tebaldi Gomes
26 de novembro de 2015


Cine-Debate.
Filme: O contador de histórias
Debatedores: Neiva Tebaldi Gomes (UniRitter) e Ana Sahagoff (PPG Letras)
17 de dezembro de 2015


Cine-Debate. Filme: Dos quadrinhos para a tela: Guardiões da Galáxia
Debatedores: Gilberto Fonseca (PPG) e Rejane Pivetta de Oliveira
29 de outubro de 2015 (quinta-feira)


Semana de Letras - Palestra O amor na literatura
Professor Dr. Cláudio Zanini (Unisinos)
25 de n ovembro de 2015


Comunicações de Pós-Graduação Participantes: mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação
De 21 a 23 de outubro de 2015.


Aula inaugural
A emergência cultural nos estudos linguísticos e literários
Período: 10 abril 2014
Local: auditório prédio D – UniRitter Porto Alegre
Ministrante: Prof. Dr. Elias Torres Feijó – Universidade de Santiago de Compostela
Duração: 3 h/a


Minicurso (15 h/a)
África, Cinema e Narrativa
Período: 1, 2, e 3 de julho de 2014
Local: PPG Letras UniRitter
Ministrante: Profa. Ana Mafalda Leite (Universidade de Lisboa)
Duração: 15 h/a


Minicurso (15 h/a)
Fundamentos do Interacionismo Sociodiscursivo no Desenvolvimento no Humano
Período: 24, 25 e 26 de novembro de 2014
Local: PPG Letras UniRitter
Ministrante: Profa. Dra. Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa ( Portugal)
Duração: 15 h/a


Minicurso (15h/a)
Discursos, Imagens, Práticas Culturais e Comunidades Locais
Período: 8, 9 e 10 de abril de 2014
Local: PPG Letras UniRitter
Ministrante: Prof. Dr. Elias Torres Feijó – Universidade de Santiago de Compostela
Duração: 15 h/a


Seminário
Cultura, Tecnologias e Empreendedorismo: tendências na docência e na investigação
Período: 11 se abril de 2014
Local: PPG Letras UniRitter
Ministrante: Prof. Dr. Elias Torres Feijó – Universidade de Santiago de Compostela
Duração: 4 h/a


Palestra
As naus e Terra Papagalli: derrisão e ironia na dessacralização da verossimilhança
Período: 28 de agosto de 2014
Local: PPG Letras UniRitter
Ministrante: Profa. Dra. Jacimara Vieira dos Santos - UFBA
Duração: 2 h/a


Oficina
Organizando Referências com o Mendeley.
Período: 25 setembro de 2014
Local: Laboratório, sala 409C
Ministrante: Renata Santos de Morales - (Mestranda em que? UniRitter)
Duração: 4 h/a


Oficina
Escrita Acadêmica
Período: 16 e 23 de outubro
Local: PPG Letras UniRitter
Ministrante: Profa. Dra. Neiva Tebaldi Gomes
Duração: 8 h/a


PROJETOS DE EXTENSÃO
As atividades de extensão a seguir relacionadas envolvem a participação de doutorandos, mestrandos, bolsistas de IC, bolsistas de extensão e alunos de graduação.

Sexta-Feira do Professor e a Literatura
Coordenadora: Profa. Dra. Regina da Costa da Silveira
Período: Oficinas mensais, de abril a novembro de 2014
Tema: Propostas de ensino interdisciplinar

Projeto Baú de Memórias
Coordenadora: Profa. Dra. Regina da Costa da Silveira
Atividade: Homenagem ao poeta Armindo Trevisan na Tenda da Pasárgada, integrante da programação da 60ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, em novembro de 2014.

Caminhos do Negro em Porto Alegre
Coordenadora: Profa. Dra. Regina da Costa da Silveira
Atividade: passeio histórico-cultural pelos espaços da memória do negro na cidade de Porto Alegre, com a participação de doutorandos, mestrandos, bolsistas de IC e alunos de graduação, em outubro de 2014.


Ciclo de conferências internacionais
A internacionalização da Literatura Brasileira
Ministrante: Dr. Carmen Villarino (Universidade de Santiago de Compostela /Espanha)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 04 de junho de 2013


Literatura e Dissidência: Edward Said (1935-2003) And E. L. Doctorow (1931)
Ministrante: Dr. Luiz Fernando Valente (Brown University/EUA)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 15 de agosto de 2013


Reconfigurações contemporâneas do ensino da Literatura: problemas e caminhos possíveis
Ministrante: Dr. Cristina Mello (Universidade de Coimbra/Portugal)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 05 de setembro de 2013


Exposição
Valentín Paz-Andrade – uma antena galega no Brasil
Curadoria: Dr. Elias Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela/Espanha)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 14 a 28 de agosto de 2013


Minicurso
O Linguista: um estudo de Ferdinand de Saussure
Ministrante: Prof. Dr. Valdir Costa (UFRGS)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 10 e 11 de janeiro de 2013
Duração: 15 horas


Seminário
Diálogos com Osman Lins
Ministrantes: Dra. Elizabeth Hazin (UnB), Dra. Maria Beatriz Weigerth (Univ. de Évora/Portugal) e Dra. Renata Requião (UFPel)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 18 de janeiro de 2013


Seminário
Encontros e Vivências de Leituras
Ministrantes: Dra. Eliane Yunes (PUCSP) e Dra. Juracy Saraiva (Feevale)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 23 de maio de 2013


Palestra
Leituras Orientais na poética de Jorge Luís Borges
Ministrante: Dr. Walter Costa (UFSC)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 26 de junho de 2013


Palestra
O 'exótico' e o 'étnico': reflexões sobre a escrita da alteridade
Ministrante: Dr. Rafael José dos Santos (UCS)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 17 de outubro de 2013


Seminário
Delineamento de projetos de pesquisa
Ministrante: Prof. Dr. José Roberto Goldim (HCPA, UFRGS, PUCRS e UniRitter)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 27 de agosto de 2013
Objetivo: tratar das diversas metodologias de pesquisa


Seminário
Internacionalização da pesquisa
Ministrante: Dra. Elizabeth Obino Cirne-Lima (UFRGS)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 16 de setembro de 2013


Seminário
O papel da Capes na formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento nacional
Ministrante: Dr. Jorge Almeida Guimarães (Diretor da Capes)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 25 de novembro de 2013


Oficina
Capacitação para a utilização da Plataforma Brasil
Ministrante: Anderson Felipe Ferreira
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 03 de junho de 2013


Oficina
Ferramenta Mendeley
Ministrante: Doutorando Lucas França Garcia (UFRGS)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 16 de junho de 2013


Oficina
Escrita acadêmica – produção do memorial descritivo
Ministrante: Dr. Neiva Tebaldi Gomes (UniRitter)
Local: UniRitter – Porto Alegre/RS
Data: 14 de novembro de 2013


PROJETOS DE EXTENSÃO
As atividades de extensão a seguir relacionadas envolvem a participação de doutorandos, mestrandos, bolsistas de IC, bolsistas de extensão e alunos de graduação.

10ª Sexta-Feira do Professor – Encontros com a rede pública de Ensino
Coordenadora: Profa. Dra. Regina da Costa da Silveira
Período: Oficinas mensais, de abril a novembro de 2013

O Doutorado em Letras UCS/UniRitter exige a integralização mínima de 50 (cinquenta) créditos distribuídos da seguinte forma:

  • 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas;
  • 02 (dois) créditos oriundos de publicação de artigo científico em periódico qualificado;
  • 12 (doze) créditos correspondentes à tese.

O doutorando poderá solicitar o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas há no máximo oito anos em cursos de Mestrado e Doutorado, até o limite máximo de trinta créditos, cursados em outros programas de pós-graduação stricto sensu com validade nacional comprovada pela CAPES/MEC.

São disponibilizadas aos alunos do Doutorado disciplinas exclusivas de Doutorado, além das disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do UniRitter e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS. As disciplinas ocorrem na IES em que o professor responsável está credenciado, o que pode implicar o deslocamento de alunos matriculados em Porto Alegre para Caxias do Sul e vice-versa.

Antropologia da leitura – 3 créditos (UNIRITTER)
A leitura como contato e tradução cultural. Negociação de sentidos, tendo em vista diferenças sociais, culturais e estéticas. Práticas de leitura, processos culturais e relações de alteridade.

Construção da narrativa – 3 créditos
Estudo das poéticas da narrativa, de Aristóteles ao pós-estruturalismo, com ênfase nos processos de construção de suas diferentes formas, literárias e não literárias.

História da autoria: do autor ao leitor – 3 créditos (UNIRITTER)
História da autoria. A emergência e a apoteose no Autor. As mortes do Autor. O nascimento do leitor. O renascimento do texto. Teorias contemporâneas sobre a autoria e suas relações com a leitura.

História da leitura e da escrita no Brasil – 3 créditos (UCS)
Análise sociocultural do processo histórico e escrita brasileira, relacionando-a com o modelo econômico de exploração do Brasil nos períodos colonial, imperial e republicano.

Leitura da narrativa – 3 créditos (UCS)
Exame das diferentes abordagens de recepção da narrativa, com ênfase no significado de suas formas e não apenas de suas relações temáticas.

Memória cultural e identidade – 3 créditos (UNIRITTER)
Estudo das relações entre o imaginário cultural e a construção das identidades nas representações literárias brasileiras e africanas de língua portuguesa.

Sociologia da leitura – 3 créditos (UCS)
Exame, numa perspectiva sociológica, de questões atinentes ao livro enquanto medium do processo cultural, a partir do estudo da produção, circulação, mediação e recepção de obras literárias em contextos regionais e suprarregionais.

Teorias da recepção e leitura feminina – 3 créditos (UCS)
Exame, análise e discussão de conceitos básicos de teorias da recepção. Exame, análise e discussão de conceitos básicos relacionados aos processos de leitura femininos: a mulher leitora e a ginocrítica. Inserção do processo de leitura feminina, a partir de teorias da recepção como contribuição para a escrita de uma história da literatura.

Tópicos de história da leitura – 3 créditos (UCS)
A leitura por intermédio dos materiais escritos, dos mediadores da leitura e dos tipos de leitura (erudita, religiosa e popular). As funções da leitura em diferentes épocas: coerção, doutrinação, instrução, lazer, libertação. A relação entre o texto e o leitor por meio dos pactos, representações e imagens da leitura. Concepções de leitura na sociedade ocidental.

Tópicos de teoria da leitura – 3 créditos (UNIRITTER)
Literatura e representação da leitura; a emancipação do leitor; estética da recepção; leitura e efeito sobre o leitor; o papel da escola; letramento e formação do leitor; sociologia da leitura; história social da leitura; leitura e novas tecnologias; a leitura no Brasil.

A leitura numa visão funcional da linguagem – 3 créditos (UCS)
O texto como confluência de elementos linguísticos, cognitivos, socioculturais e situacionais. Análise da relação do componente linguístico – gramática e léxico – com seus usos na construção e compreensão do sentido. Discussão de uma visão funcional de gramática/léxico nos processos de negociação de sentidos em leitura.

Cultura digital e práticas de leitura – 3 créditos (UNIRITER)
Reflexão sobre as relações entre cultura e tecnologia, buscando na história cultural referências para a discussão de práticas de leitura ambientadas pelas tecnologias atuais.

Função simbólica e linguagem – 3 créditos (UNIRITTER)
Estudo da gênese da função simbólica na constituição psíquica do sujeito, modos de expressão da subjetividade e relações com os processos de aprendizagem.

Leitura em língua materna e língua estrangeira – 3 créditos (UNIRITTER)
Leitura no ensino de línguas. Aspectos linguísticos e culturais no ensino de línguas. A leitura em diferentes gêneros. Leitura na perspectiva interdisciplinar e intercultural.

Leitura na perspectiva enunciativa – 3 créditos (UCS)
Estudo da leitura à luz dos pressupostos de Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste e Oswald Ducrot. Análise da leitura como situação enunciativa: componentes e funções discursivas. Investigação de diferentes abordagens da constituição do sentido em leitura. Exame do discurso como locus da relação eu/outro e da produção/constituição polifônica e argumentativa do sentido.

Processos de desenvolvimento da leitura e da escrita – 3 créditos (UNIRITTER)
Estudo de aportes teóricos do interacionismo sociodiscursivo, visando à compreensão e mediação de processos de leitura e de escrita. Discussão de concepções implicadas nesses processos: concepção sociocultural de cognição, de linguagem e de sujeito.

Processos e interfaces da Onomástica – 3 créditos (UCS)
Os topônimos – reais e simbólicos – como referentes para a leitura dos meios em que comparecem e do respectivo contexto histórico e cultural.

Processos inferenciais em leitura: modelos e aplicações – 3 créditos (UCS)
Inferência: conceitos. Processos inferenciais, tipologias e raciocínios: interfaces com filosofia semiótica, linguística, psicologia. Inferências e gêneros/tipologias textuais. Inferências dependentes de cultura: interfaces com estudos antropológicos. Aplicações: inferências em processos de leitura (multimodal). Modelos teóricos (ou abordagens) em Filosofia da linguagem, Linguística Cognitiva e Pragmática Cognitiva: contribuições, possibilidades de interface e controvérsias.

Teorias da enunciação – 3 créditos (UNIRITTER)
Sujeito e construção de sentidos. As marcas da subjetividade na linguagem. Consequências de perspectivas enunciativas para os estudos da linguagem. Enunciação e subjetividade nas práticas de leitura.

Docentes Permanentes

UniRitter

Mariana Giacomini Botta
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-Araraquara) e em Ciências da Linguagem (Université Sorbonne Nouvelle Paris 3); pós-doutorado na Université de Montréal, Canadá
Contato: [email protected]

Raquel Bello Vazquez
Doutora em Filologia Galega (Universidade de Santiago de Compostela); Pós-doutorado Universiteit van Amsterdam, Holanda.
Contato: [email protected]


Maria Alzira Leite
Doutora em Língua Portuguesa e Linguística (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Contato: [email protected]


UCS

Cecil Jeanine Albert Zinani
http://lattes.cnpq.br/5031600091227253
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Contato: [email protected]

Flavia Brocchetto Ramos
http://lattes.cnpq.br/1742135960263892
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Principais publicações
Contato: [email protected]

Heloísa Pedroso de Moraes Feltes
http://lattes.cnpq.br/1826872695420572
Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Contato: [email protected]

Márcio Miranda Alves
http://lattes.cnpq.br/6901535694443397
Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo
Contato: [email protected]

Joao Claudio Arendt
http://lattes.cnpq.br/1826872695420572
Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Contato: [email protected]

Rafael José dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8609854178050067
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas
Contato: [email protected]

Salete Rosa Pezzi dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1163668295217760
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Contato: [email protected]

Tania Maris de Azevedo
http://lattes.cnpq.br/7258174220599942
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Contato: [email protected]


Colaboradores

Mariana Giacomini Botta - UniRitter
http://lattes.cnpq.br/5903039172807974
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-Araraquara) e em Ciências da Linguagem (Université Sorbonne Nouvelle Paris 3); pós-doutorado na Université de Montréal, Canadá
Contato: [email protected]

Raquel Bello Vazquez - UniRitter
http://lattes.cnpq.br/7397698200682267
Doutora em Filologia Galega (Universidade de Santiago de Compostela); Pós-doutorado Universiteit van Amsterdam, Holanda.
Contato: [email protected]

Milton Hernan Bentancor – UCS
http://lattes.cnpq.br/8617130759046551
Doutor em Letras pela Universidad del Salvador
Principais publicações
Contato: [email protected]


Pesquisador Pós-Doc

Wagner Coriolano Abreu
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737409H1
Doutor em Letras, área de concentração Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Principais publicações
Contato: [email protected]

2017

UNIRITTER

A PRODUÇÃO ESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DE TEXTOS INFORMATIVOS E OPINATIVOS.
MARIA CRISTINA MÜLLER DA SILVA

LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INSCRITA NA TEORIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
SAIGON QUEVEDO

2016

UNIRITTER

ABORDAGEM FONOVISUOARTICULATÓRIA PARA O ENSINO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS
MARINES BONCOSKI BRIZOLA

A IDOSA NA MÍDIA IMPRESSA: DIALOGISMO E VALORAÇÃO
GENI VANDERLEIA MOURA DA COSTA

UCS

LER E JOGAR OU JOGAR E LER? : ESTRATÉGIAS DE LEITURA EMPREGADAS POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO JOGAR NO CLICK JOGOS
ADRIANA FERREIRA BOEIRA

DE CAPA A CAPA : EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DELCIO ANTÔNIO AGLIARDI

LEITURA E DELIBERAÇÃO : UM RETORNO A ARISTÓTELES
FERNANDO SIDNEI FANTINEL

2015

UNIRITTER

A REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA NO ENSINO DA LITERATURA: DA ESCOLA CONVENCIONAL À ESCOLA INDÍGENA
MARCIA REJANE KRISTIUK

A PAISAGEM SONORA EM AVALOVARA, DE OSMAN LINS
MARTHA COSTA GUTERRES PAZ

CIDADES E LUGARES SAGRADOS EM AVALOVARA, DE OSMAN LINS
MARGOT INES VILLAS BOAS CARUCCIO

AS COMPETÊNCIAS DOCENTES ENUNCIADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA
ROGERIO ALENCAR FERRAZ DE ANDRADE

A LEITURA DO JORNAL NA SALA DE AULA A PARTIR DO CÍRCULO DE MIKHAIL BAKHTIN
EDILAINE VIEIRA LOPES

ENGAJAMENTO E UTOPIA NA ATUAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL DE ALESSANDRO BUZO
TIAGO PELLIZZARO

UCS

UMA POSSÍVEL LEITURA IRÔNICA DAS COLUNAS FEMININAS DE CLARICE LISPECTOR
ADRIANA ANTUNES DE ALMEIDA

A LEITURA DO DANO MORAL PELA PERDA DE UMA CHANCE NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO NA PERSPECTIVA DA NOVA RETÓRICA
BARBARA BEDIN

COMPREENSÃO LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE : PRINCÍPIOS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE UM MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A DESCRIÇÃO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVA DO DISCURSO
CARINA MARIA MELCHIORS NIEDERAUER

MOSTRAR? ESCONDER? SEDUZIR? : O PAPEL DO NARRADOR EM OBRAS DO PNBE 2010
LOVANI VOLMER

BRINCADÊNCIAS COM A POESIA INFANTIL: UM QUINTAL PARA O LETRAMENTO POÉTICO
MARLI CRISTINA TASCA MARANGONI

O CANCIONEIRO POPULAR DA IMIGRAÇÃO ITALIANA : A LEITURA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA PERFORMANCE DA CANÇÃO
PATRÍCIA PEREIRA PORTO

2014

O USO DO ARTIGO NEUTRO 'LO' POR APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA QUESTÃO DE LÍNGUA E LEITURA
KLEBER ECKERT



Data Autor/a Título Orientador/a Membros da Banca
8/3/2017 Jeize de Fátima Batista O software como ferramenta de ensino:estimulando a leitura em crianças e jovens diagnosticados com dislexia Márcia Cristina Zimmer Vilson Leffa (UCPel)
Maity Siqueira (UFRGS)
Neiva Gomes (UniRitter)
Noeli Reck Maggi (UniRitter)
24/3/2017 Maria Cristina Müller da Silva A produção escrita nas séries finais do ensino fundamental: uma análise sociodiscursiva de textos informativos e opinativos Neiva Maria Tebaldi Gomes Noeli Reck Maggi (UniRitter)
Carmen Maria Faggion (UCS)
Rosemari Leorenz Martins (Feevale)
Anderson Carnin (Unisinos)
20/4/2017 Rebeca Jéssica Silva Martínez Américo As formas de mediação e contextualização de um grupo de professores na rede social Facebook. Um estudo com base nos aspectos socioculturais e dialógicos no ensino/aprendizagem de ELE Noeli Reck Maggi Daniel de Queiroz Lopes (UFRGS)
Rosemari Lorenz Martins (Feevale)
Dinorá Moraes de Fraga (UniRitter)
Flávia Ramos (UCS)
28/4/2017 Saigon Quevedo Língua portuguesa no ensino médio: uma proposta inscrita na teoria dos gêneros discursivos Neiva Maria Tebaldi Gomes Prof. Cátia Fronza (Unisinos)
Prof. Marlene Mattes (UFC)
Prof. Tania Maris Azevedo (UCS)
Prof. Nina Célia Almeida de Barros
29/6/2017 Maria Dorathea Barone Franco Malívola, a boa vilá: a adaptação fílmica do conto de fadas. A bela adormecida como leiturada conduta moral protagonista Rejane Pivetta de Oliveira Juracy Assmann Saraiva (Feevale)
Noeli Reck Maggi (UniRitter)
Marcia I. de Lima e Silva (UFRGS)
Flávia Brocchetto Ramos (UCS)
5/4/2016 Geni Vanderleia Moura Da Costa A idosa na mídia impressa: dialogismo e valoração Dinorá Fraga Giselle Mantovani Dal Corno (UCS)
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
Maria da Glória di Fanti (PUCRS)
7/7/2016 Marines Boncoski Brizola Abordagem Fonovisuoarticulatória para o Ensino de Linguas Estrangeiras Marlene Gonçalves Mattes Vera Regina Silva da Silva (PUCRS)
Luciana Pilatti Telles (FURG)
Noeli Reck Maggi (UniRitter)
Tania Maris de Azevedo (UCS)
18/9/2015 Tiago Pellizzaro Engajamento e utopia na atuação estético-cultural de Alessandro Buzo Rejane Pivetta de Oliveira Luciana Paiva Coronel (FURG)
Raquel Bello Vazquez (Universidade de Santiago de Compostela/UniRitter)
Rafael José dos Santos (UCS)
Regina da Costa da Silveira (UniRitter)
18/9/2015 Edilaine Vieira Lopes A Leitura do Jornal na Sala de Aula Dinorá Moraes de Fraga Adail Ubirajara Sobral (UCPel)
Heloísa Pedroso de Moraes Feltes (UCS)
Valeria Brisolara (UniRitter)
Rosemari Lorenz Martins (FEEVALE)
1/10/2015 Rogério Alencar Ferraz de Andrade As competências docentes enunciadas pelos professores de língua materna Noeli Reck Maggi Neires Maria Soldatelli Paviani (UCS)
Paulo Fossatti (Unilasalle)
Cátia de Azevedo Fronza (Unisinos)
Neiva Maria Tebaldi Gomes (UniRitter)
2/10/2015 Margot Ines Villas Boas Caruccio Cidades e lugares sagrados em Avalovara, de Osman Lins Leny da Silva Gomes Ana Luiza Britto Cezar de Andrade (UFSC)
Raquel Rodrigues Lima (PUCRS)
Rafael José dos Santos (UCS)
Regina da Costa da Silveira (UniRitter)
30/10/2015 Martha Costa Guterres Paz A Paisagem sonora em Avalovara, de Osman Lins Leny da Silva Gomes Michel Peterson (McGill University)
Reginaldo Gil Braga (UFRGS)
Cecil Jeanine Albert Zinani (UCS)
Regina Zilberman (UFRGS)
20/11/2015 Márcia Rejane Kristiuk Zancan A representação do indígena no ensino da literatura: da escola convencional à escola indígena Regina da Costa da Silveira André Luis Mitidieri Pereira (UESC)
Lizandro Carlos Calegari (UFSM)
Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter)
Marília Conforto (UCS)
26/11/2015 Fábio Castilhos Figueredo Um diálogo com os parâmetros curriculares nacionais à luz de teorias enunciativas e discursivas Neiva Maria Tebaldi Gomes Carmen Maria Faggion (UCS)
Paulo Coimbra Guedes (UFRGS)
Cláudio Delanoy (PUCRS)
Dinorá Fraga (UniRitter)

As instituições associadas realizam processos seletivos mediante edital, em consonância com o Regulamento do Programa. Cada instituição dispõe de períodos próprios para a realização das etapas do processo, de acordo com o seu calendário. O processo seletivo para o ingresso no Doutorado em Letras UniRitter/UCS é realizado uma vez ao ano, no segundo semestre, para início das aulas no semestre seguinte. Qualquer pessoa que tenha diploma de mestrado e proficiência comprovada em duas línguas estrangeiras pode participar da seleção, realizada em duas etapas: (1) análise dos certificados de proficiência em língua estrangeira, currículo Lattes/CNPq e pré-projeto de Pesquisa; e (2) arguição oral dos candidatos aprovados na etapa anterior. O candidato será arguido sobre o tema referente ao seu pré-projeto de tese, sua trajetória intelectual e profissional e sua disponibilidade para atividades acadêmicas.

O período de inscrição é de, no mínimo, 30 (trinta) dias após a publicação do Edital, divulgado no site do Doutorado em Letras e em outros veículos de comunicação.

No caso de vagas remanescentes, pode ser aberto edital de seleção complementar, conforme decisão da Comissão de Seleção, indicada pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras UniRitter. Os resultados do processo seletivo têm validade apenas para o período informado no edital.

Resultado da Seleção Docente
LISTA DOS APROVADOS
EDITAL PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2017
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO
FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO
RESULTADO SELEÇÃO BOLSISTA PNPD

Processo Seletivo Docente

Edital Cadastro de Professores PPG 2017