Cursos sequenciais » Curso de Pedagogia

Criados com o propósito de ampliar as opções de ingresso no Ensino Superior e a formação permanente dos educadores, o Curso de Pedagogia do UniRitter oferece à comunidade três Cursos Superiores de Complementação de Estudos com destinação coletiva organizados em diferentes campos de saber específicos à formação de profissionais que atuam na Educação Básica. Também conhecida como Curso Sequencial, a nova modalidade destina-se a estudantes que já concluíram o Ensino Médio, a universitários em geral, a graduados egressos do Curso de Pedagogia, ou de outros Cursos Superiores que já atuam, ou pretendem atuar na área da Educação e que desejam ampliar seus conhecimentos em um dado campo do saber educativo. Entre os diferenciais dos Cursos Sequenciais está a possibilidade do estudante ingressar nos estudos oferecidos pela Universidade, sem precisar prestar o vestibular e selecionar as disciplinas que irá cursar segundo o seu interesse. Cada um dos três Cursos estrutura-se através da oferta de um conjunto de disciplinas, das quais algumas são obrigatórias e outras opcionais, em que o aluno compõe seu currículo de modo a atingir a carga horária mínima prevista.

Os alunos que realizarem sua matrícula num dos três Cursos Sequenciais oferecidos freqüentam as mesmas disciplinas ofertadas pela Pedagogia do UniRitter, no turno da noite, conforme o horário que é oferecido pelo Curso a cada semestre. Os pré-requisitos definidos na estrutura curricular do Curso de Pedagogia são excepcionalmente liberados na tipologia do Curso Superior de Complementação de Estudos, mesmo recomendando - se que as disciplinas sejam cursadas respeitando - se a ordem da oferta por semestre. Os alunos que optarem por ingressar num desses cursos poderão realizar seus estudos em até quatro semestres, no máximo.

Os egressos dos Cursos Superiores de Complementação de Estudos propostos, que ensejarem a diplomação no curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia, em caso de ingresso pelo processo seletivo, terão o prazo máximo de até quatro anos para requererem o aproveitamento das disciplinas cursadas, respeitando as normas acadêmicas do UniRitter

 

CURSOS SEQUENCIAIS OFERECIDOS PELA PEDAGOGIA DO UNIRITTER A PARTIR DE 2012:

CURSO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CARGA HORÁRIA: a carga horária mínima do curso é de 285h/a.
EMENTA: O Curso propõe uma abordagem histórica e epistemológica da educação infantil: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo e da aprendizagem. Observação, monitoria e análise da ação pedagógica em instituições educativas. Construção de materiais didáticos e de propostas pedagógicas para a educação infantil.
ESTRUTURA: mínimo 4 disciplinas das 9 oferecidas para o Curso, a serem escolhidas pelo participante compondo o total de 285 horas aula, sendo obrigatória a disciplina PED0456 - Espaço e Tempo na Educação Infantil. Podem ser realizadas uma ou mais disciplinas por semestre.

SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

II

PED0450 - Antropologia e Educação

76h

III

PED0416 - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

95h

III

PED0456 - Espaço e Tempo na Educação Infantil

76h

III

PED0457 - Seminário Educ I: linguagens e ludicidade.

76h

IV

PED0464 - Seminário de Educação II: saúde e cuidados na Educação

38h

IV

PED0510 - Ciências Naturais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização

76h

IV

PED0489 - Ciências Sociais na Educação Infantil e Classes de Alfabetização

76h

IV

PED0490 - Matemática na Educação Infantil e Classes de Alfabetização

95h

IV

PED0491 - Letramento e Alfabetização

95h

 

CURSO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CARGA HORÁRIA: a carga horária mínima do curso é de 304h/a.
EMENTA: O Curso propõe estudos teóricos - práticos acerca da organização da ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo e da aprendizagem. Observação, monitoria e análise da ação pedagógica em instituições educativas. Construção de materiais didáticos e de intervenções pedagógicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental no trabalho junto às crianças, jovens e adultos.
ESTRUTURA: mínimo 4 disciplinas das 14 oferecidas para o Curso, a serem escolhidas pelo participante das quais é obrigatória a disciplina PED0503 - Avaliação Educacional e da Aprendizagem Escolar, ou PED0496 - Didática: concepções, planejamento e avaliação, compondo o total mínimo de 304h horas aula.
PÚBLICO ALVO: estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, professores graduados e profissionais que desejam qualificar seu conhecimento acerca da docência nos Anos Iniciais.

SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

II

PED0513 - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

95h

IV

PED0491 - Letramento e Alfabetização

95h

IV

PED0490 - Matemática na Educação Infantil e Classes de Alfabetização

95h

V

PED0466 - História e Geografia nos Anos Iniciais: conteúdo e didática

76h

V

PED0493 - Língua Portuguesa nos Anos Iniciais I: cont. e didática

95h

V

PED0494 - Matemática nos Anos Iniciais I: conteúdo e didática

95h

V

PED0468 - Ciências Naturais nos Anos Iniciais: conteúdo e didática

76h

V

PED0496 - Didática: concepções, planejamento e avaliação

57h

VI

PED0500 - Língua Portuguesa nos Anos Iniciais II: cont. e didática

57h

VI

PED0499 - Matemática nos Anos Iniciais II: conteúdo e didática

57h

VI

PED0498 - Seminário de Educação III ? Educação para a Inclusão

57h

VII

PED0475 - Psicopedagogia

76h

VII

PED0503 - Avaliação Educacional e da Aprendizagem Escolar

95h

VII

PED0515 - Sem. de Educ. IV: corpo, movimento e arte.

95h

 

CURSO: GESTÃO DE ESPAÇOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
CARGA HORÁRIA: a carga horária mínima do curso é de 304 h/a.
EMENTA: O curso destina - se a ampliar os conhecimentos acerca da gestão de espaços e processos educativos na perspectiva do trabalho democrático, que envolve a participação da comunidade, promove a autonomia dos sujeitos frente ao processo de aprendizagem, e compromete - se com a formação continuada dos educadores. É composto de um conjunto de oito disciplinas, das quais o aluno deverá cursar pelo menos quatro.
ESTRUTURA: mínimo de 4 disciplinas das 9 disciplinas oferecidas a serem escolhidas pelo participante compondo o total de 304 horas aula, das quais são obrigatórias as disciplinas de Gestão de Espaços e Processos Educativos I, II e III. Podem ser realizadas uma ou mais disciplinas por semestre.
PÚBLICO ALVO: estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar sua formação em atividades de gestão em espaços e processos educativos.

SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

II

PED0486 - Identidades e Diversidades Étnico-Raciais

38h

II

PED0451 - Tecnologia do Comunicação e da Informação

76h

III

PED0454 - Gestão de Espaços e Processos Educativos I

76h

VI

PED0504 - Gestão de Espaços e Processos Educativos II

76h

VII

PED0470 - Juventudes e Adultez: desenvolvimento e aprendizagem

114h

VII

PED0475 - Psicopedagogia e Educação

76h

VIII

PED0505 - Relações Interpessoais e Educação

57h

VIII

PED0506 - Gestão de Espaços e Processos Educativos III

114h

VIII

PED0480 - Seminário de Filosofia e Educação: ciência, ética e sustentabilidade.

76h

 

 

 

Central de Serviços











Trabalhe conosco | Entre em contato | Nota Legal | Créditos | Como chegar | Indicar site | Informar erro nesta página
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 7+ ou Firefox 3+