Qualificação Pedagógica

Programa Institucional de Apoio à Formação e Qualificação Pedagógica Docente

A noção predominante de formação e qualificação dos docentes, presente nas políticas públicas da educação superior, envolve a articulação das necessidades dos professores com as prioridades e as ênfases da Instituição. O apoio à formação e qualificação pedagógica docente, no UniRitter, é decorrente da Política Institucional de Ensino e consiste num dos programas fundamentais da Instituição para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Ele envolve apoio concreto aos docentes em três dimensões, a saber:

  • Apoio à formação em nível de pós-graduação Stricto Sensu (programas de doutorado);
  • Apoio à qualificação didático-pedagógica (pedagogia universitária);
  • Apoio para participação em eventos técnico-científicos (atualização docente);

Objetivos

  • Apoiar os docentes cujo regime de trabalho é de, no mínimo, 20 horas semanais na Instituição, na sua formação em pós-graduação stricto sensu, com a destinação semanal de 10% das horas do regime de trabalho dos mesmos;
  • Apoiar todos os docentes em sua qualificação didático-pedagógica, com a promoção gratuita de atividades intensivas (nos recessos de janeiro e julho), extensivas (ao longo do ano), gerais (destinadas a todos os professores, independente dos cursos em que atuem) e específicas (realizadas por curso);
  • Apoiar os docentes na sua participação em eventos técnico-científicos, como ouvintes, como expositor de trabalhos ou como organizadores, tendo em vista a atualização na área de formação/atuação do docente;
  • Colaborar com a manutenção do clima de trabalho institucional, através do cultivo da excelência das relações interpessoais.

Atividades Permanentes

  • Apoio à formação dos docentes em pós-graduação stricto sensu, em programas de doutorado;
  • Desenvolvimento da qualificação pedagógica intensiva oferecida aos docentes nos períodos de recesso escolar (janeiro e julho), tanto nos aspectos gerais, comuns a todos os cursos, como nos aspectos específicos de cada curso em particular;
  • Desenvolvimento da qualificação pedagógica extensiva oferecida aos docentes ao longo dos semestres, principalmente no que se refere aos aspectos gerais, comuns a todos os cursos;
  • Divulgação quinzenal aos professores de notícias referentes à Educação Superior em geral, às novas políticas educacionais e às oportunidades de qualificação através do Boletim Eletrônico da ProEn.

 

* Seminário de Pedagogia

Central de Serviços











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