Ouvidoria

A Ouvidoria Institucional, órgão vinculado à Reitoria, é um canal de comunicação entre você e o UniRitter, visando maior transparência, agilidade, melhoria contínua e fortalecimento das relações, e tem como objetivo assegurar o direito à crítica e a outras manifestações, contribuindo para o aperfeiçoamento do serviço prestado pela Instituição.

A Ouvidoria Institucional conta com um canal de comunicação próprio através do site ouvidoria.uniritter.edu.br, em que você poderá criar sua manifestação e acompanhar a movimentação pela Instituição. Dessa forma, a Ouvidoria centralizará todo o atendimento na plataforma, garantindo o registro das manifestações, imparcialidade e transparência.

Seu contato é muito importante para o crescimento da Instituição, contribuindo para o aprimoramento da qualidade da experiência acadêmica que oferece.

1. Onde encontro meu número de matrícula?
Consulte seu número de matrícula no requerimento de matrícula ou no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O número de matrícula é composto pela sigla Alu + 10 a 11 dígitos.


2. Esqueci minha senha e agora?
Solicite sua nova senha do Portal do Aluno, clicando em ESQUECI MINHA SENHA. Você precisará do seu número de matrícula e do e-mail informado no seu cadastro.


3. Onde eu encontro o meu atestado de matrícula?
No Portal do Aluno no ícone “Atestado de Matrícula”:


4. É necessário carimbo na Instituição no atestado de matrícula?
Não, você pode retirar o atestado com autenticação digital no próprio Portal do Aluno no ícone " Atestado de Matrícula com autenticação"


5. Como faço para solicitar um requerimento no portal no aluno?
Acesse seu portal mediante login e senha, clique em Requerimento Web e em “Solicitar Um Novo Requerimento”.


6. Como faço para verificar um requerimento que consta em aberto?
No Portal do Aluno em Requerimento Web no ícone “Andamento De Requerimento”.


7. Como faço para saber quais as disciplinas já cursei?
Você poderá consultar as disciplinas cursadas no Portal do Aluno em “Histórico Web”.


8. Como faço para consultar minha sala?
Consulte suas salas, frequência e notas exclusivamente pelo Portal do Aluno


9. Como faço para retirar o meu boleto?
Para emissão e atualização de boleto, acesse o Portal do Aluno e selecione a opção “Segunda Via de Boleto.”


10. Meu desconto não consta no meu contrato, como faço?
Se o desconto é condicionado ao vencimento, ele estará descrito no corpo do boleto.

11. Posso pagar meu boleto on-line?

A UniRitter disponibiliza no Portal do Aluno o “Pagamento Online”, facilidade que permite o pagamento das mensalidades com maior comodidade, confirmando no ato a sua rematrícula no sistema. Não são mais aceitos pagamentos de mensalidades diretamente na instituição.


12. Como faço para me inscrever no FIES?
A inscrição do FIES deve ser realizada pelo estudante no período divulgado pelo MEC através do site (http://fieselecao.mec.gov.br/)

13. Quem pode solicitar o FIES?
Estudantes regulares de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no SINAES;
Estudantes com renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.
Estudantes que tenham realizado ENEM;

14. Quem não pode solicitar o FIES?

Matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

15. Quem determina o percentual a ser financiado?
O governo estabelece o percentual máximo, sistemicamente;


16. Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
Das 7:45 às 22:30 (segunda à sexta), 8:00 às 12:00 (sábado).

17. O que preciso para me cadastrar para retirada de obras na Biblioteca?
Comparecer na Biblioteca, com documento oficial com foto após ter a matrícula confirmada.
18. Qual o valor da multa?
O valor cobrado pela biblioteca por obras atrasadas é de 2,50 por dia útil (sem contar final de semana e feriado) de cada livro sem reserva que estiver em atraso. Livros que possuem reserva no momento da devolução o valor da multa é de R$ 5,00 por dia, contando final de semana e feriado.

19. Como posso pagar a multa da biblioteca?
O pagamento da multa é realizado na Biblioteca com cartão de credito ou débito (Bandeiras Campus Canoas e Zona Sul: Master, Visa, Banricompras, Hipercard e Elo / Bandeiras Campus Fapa: Visa, Master). O pagamento só pode ser realizado após a devolução das obras na biblioteca.

20. Esqueci o livro em casa, posso pagar a multa sem devolver o material?
Não. O pagamento da multa só é realizado, mediante a entrega dos materiais no balcão de atendimento.

21. Posso pagar multa em qualquer das três bibliotecas?
Alunos que são matriculados como Uniritter podem realizar o pagamento em qualquer uma das três unidades.

22. Como renovar os livros da biblioteca?
É feito pelo Portal do Aluno, Portal do Pergamum que se encontra disponível no site da biblioteca www.uniritter.edu.br/biblioteca, por telefone ou por e-mail: / bibcanoas@uniritter.edu.br / biblioteca@fapa.com.br / bibpoa@uniritter.edu.br

23. Quantas vezes posso renovar as obras?
Se a obra não estiver com reserva ou em atraso, será possível renovar o material até 30 vezes.

24. Posso renovar livros que estão atrasados?
Não. Os livros só podem ser renovados caso estejam com o empréstimo em dia. Se estiverem atrasados, devem ser levados até a biblioteca para fazer a devolução e realizar o pagamento da multa.

25. Posso solicitar livros de uma biblioteca e retirar na outra?
Sim. Você pode fazer o pedido de empréstimo entre bibliotecas (malote). Para que seja feito o pedido o livro em questão tem que estar disponível no acervo. Fazendo a solicitação, você receberá um e-mail quando o livro chegar na unidade solicitada e ficará disponível para retirada por 48 horas.

26. Posso devolver livros de uma unidade na outra?
Você só pode devolver livros na unidade que fez a retirada do material. Caso o livro seja de outra unidade e tenha sido feito o pedido de empréstimo entre bibliotecas você deve devolver na unidade que fez a retirada do material. Caso tenha retirado pessoalmente o livro na unidade que ele pertence, a devolução deve ser feita na mesma unidade em questão.

27. Posso reservar o material da biblioteca?
Sim. Porém, o sistema só efetua reserva de itens que estejam emprestados. Os itens reservados ficam à disposição no balcão de empréstimos até o encerramento do expediente da biblioteca no próximo dia útil a partir da devolução dos mesmos à biblioteca.


Você cadastra sua manifestação clicando aqui. Após o recebimento da sua manifestação cada solicitação segue um fluxo próprio, podendo ser respondida diretamente pela Ouvidoria Institucional ou conjuntamente com o setor correspondente à questão. Assim, os usuários têm a garantia de que as suas questões serão encaminhadas e de que receberão resposta, bem como a manifestação será arquivada para análise e melhoria da experiência acadêmica no UniRitter. É importante esclarecer que a Ouvidoria atua como um ponto de diálogo entre aluno e o UniRitter, sendo seu papel a coleta de informações para melhoria de nossos processos e buscar o melhor encaminhamento possível para as demandas recebidas.

Após envio, você poderá consultar a tramitação clicando aqui: ouvidoria.uniritter.edu.br/consulta


CADASTRAR MANIFESTAÇÃOCONSULTAR MANIFESTAÇÃO