O CENTRO UNIVERSITÁRIO

Sobre a UniRitter

A UniRitter - integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities - é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior de Porto Alegre. Com 45 anos de mercado, possui 37 cursos de graduação e mais de 30 especializações em quatro campi: Canoas, FAPA e Zona Sul; além do Exclusivo, destinado aos cursos de pós-graduação. A instituição de ensino tem como missão levar a educação de qualidade para um número cada vez maior de alunos e, assim, formar profissionais qualificados e éticos para atuar no mercado. Recentemente, a UniRitter recebeu a pontuação máxima (nota 5) do Ministério da Educação (MEC) em relação à avaliação de Recredenciamento Institucional.


B Corp


A UniRitter participou do processo de certificação B Corp e, junto com a Laureate International Universities, da qual é integrante, tornou-se uma Empresa B. O selo é concedido pelo B Lab, representado no Brasil pelo Sistema B, que avaliou 180 fatores, como tratamento dado aos funcionários e transparência apresentada no relatório corporativo, dentre outros. A certificação é também um instrumento capaz de comprovar que a empresa une a gestão do negócio aos desenvolvimentos humano e do planeta. Atualmente, as Empresas B formam um movimento global com mais de 2.075 corporações, em mais de 25 países. No Brasil, são aproximadamente 70 companhias.


Missão

Construir, disseminar e compartilhar conhecimento para formar cidadãos éticos e profissionais qualificados, comprometidos com o desenvolvimento sustentável.


Visão

Consolidar-se como instituição de excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, aliando inovação a compromisso com transformação social.

CRONOGRAMA DAS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA UNIRITTER

O constante processo de aperfeiçoamento e crescimento é uma marca da UniRitter. Conheça um pouco da história da UniRitter, que há 41 anos desenvolve um trabalho em prol de uma educação inclusiva e de qualidade.

  • 1971

    Em 18 de outubro ocorre a fundação da Faculdade de Direito Ritter dos Reis.

  • 1976

    Inaugura em Porto Alegre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, na zona norte da Capital.

  • 1981

    A Faculdade de Direito Ritter dos Reis, em Canoas, mudou-se do centro da cidade para o bairro Niterói, onde está localizada até hoje.

  • 1986

    A Faculdade de Arquitetura muda-se da zona norte da Capital para o bairro Alto Teresópolis, onde funciona atualmente o Campus Porto Alegre, com cursos de graduação e graduação tecnológica, pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

  • 1992

    É implantada em Porto Alegre a Faculdade de Educação, Ciências e Letras, oferecendo licenciaturas de Letras e Pedagogia.

  • 2000

    Neste ano é criada a Faculdade de Administração no campus Porto Alegre.

  • 2001

    Nasce a Faculdade de Sistemas de Informação.

  • 2002

    Em 6 de dezembro de 2002 as Faculdades Ritter dos Reis transformam-se em Centro Universitário Ritter dos Reis. Neste mesmo ano, é criada a Faculdade de Design do UniRitter.

  • 2003

    O campus Porto Alegre da UniRitter ganha a Faculdade de Direito.

  • 2006

    A UniRitter tem aprovado pela CAPES os programas de mestrado na área de Letras e Linguística.

  • 2007

    A UniRitter ganha os cursos de bacharelado em Design de Moda, e os Cursos Superiores de Tecnologia Processos Gerenciais Gestão de Negócios de Pequeno e Médio Porte (Administração), e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Neste ano também começa o funcionamento do curso de Pós-Graduação stricto Sensu, Mestrado em Letras.

  • 2009

    A UniRitter começa a oferecer o curso de Mestrado em Design.

  • 2010

    A UniRitter faz aliança com a Rede Laureate International Universities, maior rede de universidade do mundo que abrange 29 países.

  • 2011

    Instituição disponibiliza o curso de Mestrado em Direito e os novos cursos de graduação em Engenharia Civil e Relações Internacionais.

  • 2012

    Após 41 anos, a UniRitter lança um segundo curso de graduação no campus Canoas: Gestão em Recursos Humanos. Neste ano, também foi lançado o mestrado em Arquitetura e Urbanismo e os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, além da graduação Tecnológica em Design de Games, oferecidos no campus Porto Alegre.

  • 2013

    Após 41 anos, a UniRitter lança um segundo curso de graduação no campus Canoas: Gestão em Recursos Humanos. Neste ano, também foi lançado o mestrado em Arquitetura e Urbanismo e os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, além da graduação Tecnológica em Design de Games, oferecidos no campus Porto Alegre.

  • 2014

    UniRitter conquista o prêmio Top de Marketing da ADVB na da categoria Educação com o case: “O reposicionamento mercadológico que mudou a história e o valor da marca UniRitter”. Neste mesmo ano, a instituição também é reconhecida como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio Grande do Sul, na premiação do Great Place to Work.

  • 2015

    UniRitter obtém a nota máxima (5) no Recredenciamento Institucional, reconhecimento mais importante de uma Instituição de Ensino Superior. Também destaca-se em outros importantes rankings nacionais e internacionais, como o Guia do Estudante e o QS Stars.

EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – ProPEx elegeu, como uma de suas prioridades em extensão universitária, atividades que privilegiam o envolvimento comunitário e social de alunos, professores e colaboradores, estimulando a construção de conhecimento acadêmico e a inserção social, com vistas ao encontro de alternativas conjuntas entre o saber acadêmico e o saber popular.

O Sistema Institucional de Extensão do UniRitter está estruturado a partir de uma Política Institucional para Extensão e articulado através de Programas Institucionais de Extensão, cujas atividades desenvolvidas são organizadas através de projetos de extensão. Os Programas Institucionais de Extensão articulam atividades extensionistas desenvolvidas no âmbito dos cursos, além de contribuírem para efetivação da Política Institucional de Extensão.

No UniRitter, a atividade extensionista se configura, atualmente, a partir de três vertentes: uma voltada aos projetos sociais; outra voltada a uma extensão acadêmica, através da oferta de atividades de extensão curricular, cursos e eventos direcionados à comunidade interna e externa, de parcerias interinstitucionais e de intercâmbios; e uma terceira, consolidada no ano de 2008, que é a cultural, por meio de projetos de preservação de acervos e promoção de atividades culturais.

Para tanto, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão mantém três Programas Institucionais e cinco Programas Temáticos, que procuram responder pela riqueza das atividades extensionistas. Atualmente, estão sendo desenvolvidos 44 projetos extensionistas envolvendo as Faculdades de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Educação (Cursos de Letras e de Pedagogia) e Informática.

Clique no link abaixo para fazer o download da lista de Projetos de Extensão em desenvolvimento no UniRitter.

Direção Acadêmica



Laura Coradini Frantz
Reitora

Bárbara Costa
Pró-Reitora Acadêmica

Cláudia da Silva Gonçalves
Diretora da Escola de Ciências Exatas e Tecnológicas

Giselle Gasparino dos Santos-Coluchi
Diretora da Escola de Ciências da Saúde

Marc Antoni Deitos
Diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais

Direção Técnico-Administrativa



Marcio Salvadego
Presidente

Alessandra Chemello
Diretora de Marketing e Relacionamento

Bernardo Almeida Marquês da Costa
Diretor de Operações

João Eduardo Senhorini Caldas Neves
Diretor de Finanças


Clique nos links abaixo para fazer o download de documentos do UniRitter.


Para acessar a página do Ministério da Educação, com os atos regulatórios da Instituição e dos Cursos ofertados por esta IES (Graduação e Pós-graduação), clique no link: emec.mec.gov.br

O link fará um direcionamento para os conceitos obtidos, escolhendo a opção Consulta Avançada e digitando o nome da IES.