O CENTRO UNIVERSITÁRIO

SOBRE A UNIRITTER

O Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter, fundado em 1971 pelo educador Romeu Ritter dos Reis, ingressa no século XXI vivendo um importante amadurecimento nos níveis da graduação, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão, considerados aspectos indissociáveis da educação superior. Com dois campi, localizados em Porto Alegre e em Canoas, a UniRitter tem como missão construir conhecimento, formar profissionais qualificados e cidadãos éticos.

A Instituição conta com profissionais e pesquisadores de atuação destacada no mercado de trabalho e nas atividades acadêmicas para orientar uma formação que busca a inclusão, a convivência e o respeito à diversidade na conquista da dignidade dos seres humanos. São mais de 200 mestres e doutores, que contam com permanente aprimoramento, levando conhecimento e experiência para estudantes que buscam crescimento profissional e pessoal por meio da educação.

Além da qualificada formação do seu corpo docente, a UniRitter conta com um avançado suporte de bibliotecas, com ampla oferta de livros e periódicos especializados, salas de aula e laboratórios. Este ensino moderno e qualificado possibilita aos estudantes a reflexão teórica e a experiência prática orientadas.

A UniRitter oferece cursos de graduação nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Engenharia Civil, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais e Sistemas de Informação, além das graduações tecnológicas nas áreas de Informática e Administração.

A UniRitter oferece também cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. A pós-graduação - Lato Sensu - oferece cursos que capacitam profissionais nas áreas da Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Informática, Letras e Pedagogia.

O Mestrado em Letras - Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem apresenta uma proposta inovadora de estudos da linguagem, integrando os campos linguístico, literário e pedagógico na formação de profissionais da área de Letras e de outras afins.

O Mestrado em Design - UniRitter propõe inovação das pesquisas e estudos em Design. A área de concentração Design, Educação e Inovação visa ao destaque da formação de profissionais e professores.

O Mestrado em Direito, mais recente Stricto Sensu oferecido pela UniRitter, tem como área de concentração os Direitos Humanos. As linhas de pesquisa do Mestrado são as seguintes: Direitos Humanos e Instituições, Fundamentos dos Direitos Humanos e Direitos Humanos e Sociedade de Mercado.

Missão

Construir, disseminar e compartilhar conhecimento para formar cidadãos éticos e profissionais qualificados, comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Visão

Consolidar-se como instituição de excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, aliando inovação a compromisso com transformação social.

CRONOGRAMA DAS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA UNIRITTER

O constante processo de aperfeiçoamento e crescimento é uma marca da UniRitter. Conheça um pouco da história da UniRitter, que há 41 anos desenvolve um trabalho em prol de uma educação inclusiva e de qualidade.

  • 1971

    Em 18 de outubro ocorre a fundação da Faculdade de Direito Ritter dos Reis.

  • 1976

    Inaugura em Porto Alegre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, na zona norte da Capital.

  • 1981

    A Faculdade de Direito Ritter dos Reis, em Canoas, mudou-se do centro da cidade para o bairro Niterói, onde está localizada até hoje.

  • 1986

    A Faculdade de Arquitetura muda-se da zona norte da Capital para o bairro Alto Teresópolis, onde funciona atualmente o Campus Porto Alegre, com cursos de graduação e graduação tecnológica, pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

  • 1992

    É implantada em Porto Alegre a Faculdade de Educação, Ciências e Letras, oferecendo licenciaturas de Letras e Pedagogia.

  • 2000

    Neste ano é criada a Faculdade de Administração no campus Porto Alegre.

  • 2001

    Nasce a Faculdade de Sistemas de Informação.

  • 2002

    Em 6 de dezembro de 2002 as Faculdades Ritter dos Reis transformam-se em Centro Universitário Ritter dos Reis. Neste mesmo ano, é criada a Faculdade de Design do UniRitter.

  • 2003

    O campus Porto Alegre da UniRitter ganha a Faculdade de Direito.

  • 2006

    A UniRitter tem aprovado pela CAPES os programas de mestrado na área de Letras e Linguística.

  • 2007

    A UniRitter ganha os cursos de bacharelado em Design de Moda, e os Cursos Superiores de Tecnologia Processos Gerenciais Gestão de Negócios de Pequeno e Médio Porte (Administração), e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Neste ano também começa o funcionamento do curso de Pós-Graduação stricto Sensu, Mestrado em Letras.

  • 2009

    A UniRitter começa a oferecer o curso de Mestrado em Design.

  • 2010

    A UniRitter faz aliança com a Rede Laureate International Universities, maior rede de universidade do mundo que abrange 29 países.

  • 2011

    Instituição disponibiliza o curso de Mestrado em Direito e os novos cursos de graduação em Engenharia Civil e Relações Internacionais.

  • 2012

    Após 41 anos, a UniRitter lança um segundo curso de graduação no campus Canoas: Gestão em Recursos Humanos. Neste ano, também foi lançado o mestrado em Arquitetura e Urbanismo e os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, além da graduação Tecnológica em Design de Games, oferecidos no campus Porto Alegre.

  • 2013

    Após 41 anos, a UniRitter lança um segundo curso de graduação no campus Canoas: Gestão em Recursos Humanos. Neste ano, também foi lançado o mestrado em Arquitetura e Urbanismo e os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, além da graduação Tecnológica em Design de Games, oferecidos no campus Porto Alegre.

  • 2014

    UniRitter conquista o prêmio Top de Marketing da ADVB na da categoria Educação com o case: “O reposicionamento mercadológico que mudou a história e o valor da marca UniRitter”. Neste mesmo ano, a instituição também é reconhecida como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio Grande do Sul, na premiação do Great Place to Work.

  • 2015

    UniRitter obtém a nota máxima (5) no Recredenciamento Institucional, reconhecimento mais importante de uma Instituição de Ensino Superior. Também destaca-se em outros importantes rankings nacionais e internacionais, como o Guia do Estudante e o QS Stars.

EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – ProPEx elegeu, como uma de suas prioridades em extensão universitária, atividades que privilegiam o envolvimento comunitário e social de alunos, professores e colaboradores, estimulando a construção de conhecimento acadêmico e a inserção social, com vistas ao encontro de alternativas conjuntas entre o saber acadêmico e o saber popular.

O Sistema Institucional de Extensão do UniRitter está estruturado a partir de uma Política Institucional para Extensão e articulado através de Programas Institucionais de Extensão, cujas atividades desenvolvidas são organizadas através de projetos de extensão. Os Programas Institucionais de Extensão articulam atividades extensionistas desenvolvidas no âmbito dos cursos, além de contribuírem para efetivação da Política Institucional de Extensão.

No UniRitter, a atividade extensionista se configura, atualmente, a partir de três vertentes: uma voltada aos projetos sociais; outra voltada a uma extensão acadêmica, através da oferta de atividades de extensão curricular, cursos e eventos direcionados à comunidade interna e externa, de parcerias interinstitucionais e de intercâmbios; e uma terceira, consolidada no ano de 2008, que é a cultural, por meio de projetos de preservação de acervos e promoção de atividades culturais.

Para tanto, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão mantém três Programas Institucionais e cinco Programas Temáticos, que procuram responder pela riqueza das atividades extensionistas. Atualmente, estão sendo desenvolvidos 44 projetos extensionistas envolvendo as Faculdades de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Educação (Cursos de Letras e de Pedagogia) e Informática.

Clique no link abaixo para fazer o download da lista de Projetos de Extensão em desenvolvimento no UniRitter.