UniRitter entrega donativos à ONG Renascer da Esperança

UniRitter entrega donativos à ONG Renascer da Esperança

23 / Junho / 2017

Cerca de mil peças de roupa foram doadas para as crianças assistidas pela ONG no bairro Restinga.

No dia 13 de junho foi realizada a entrega de roupas e agasalhos para a ONG Renascer da Esperança, na Restinga. A ação social desenvolvida pela UniRitter e apoiada pelo Núcleo de Extensão Universitária arrecadou cerca de mil peças de roupas e agasalhos durante um mês para serem destinados à ONG, que atende crianças entre 6 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
Durante a entrega das doações, uma oficina sobre customização foi ministrada pela coordenadora adjunta da Faculdade de Design, Tatiana Laschuk, e pela professora do curso de Design de Moda, Camila Konradt. Uma turma de 15 jovens com idades entre 10 e 14 anos participou da oficina que funcionou como um bate-papo sobre customização e reaproveitamento de roupas. Ao final, houve distribuição de peças e sapatos produzidos pelas turmas do curso de Design de Moda da UniRitter.

A atividade proporcionou às crianças entender parte dos processos realizados pelos alunos da instituição durante o projeto Fashion Revolution, que modificou as peças de roupas que seriam doadas para a ONG. Com os olhos atentos às imagens que mostravam o antes e depois das peças customizadas, as crianças se mostraram impressionadas com os resultados obtidos a partir das transformações. As roupas e os sapatos produzidos a partir de tecidos que não tinham mais utilidade fizeram sucesso.

“Foi muito bacana ver a finalização de um projeto como o Fashion Revolution, que se iniciou com todo um processo de conscientização”, disse Tatiana. A possibilidade de destinar as peças à uma ONG que atende crianças em um bairro como a Restinga, com altos índices de violência e criminalidade, acrescenta ao projeto um caráter social muito importante. “É interessante perceber qual é o efeito que a ação vai trazer para o pensamento das crianças, pensando no reaproveitamento de peças que elas já possuem em casa”, afirmou Camila.

A ação contou com a integração dos campi Zona Sul e FAPA para recolher as doações, bem como para colaboração na entrega dos donativos. De acordo com a assessora institucional do Núcleo de Extensão Universitária e coordenadora do curso de Farmácia, Siomara Monteiro, o projeto visa impactar positivamente a sociedade. “É um projeto da instituição, em que todas as instituições da rede Laureate fazem uma ação social deste porte”, explicou.
Coordenadora do serviço de Convivência da ONG, Viviane da Silva destacou a importância e a valorização de ações como estas. “Os alunos adoram as oficinas oferecidas aqui, e trazer o assunto de customização é ótimo para eles, que já se interessam muito por isso”, afirmou. As doações são muito importantes, pois, é através delas que a ONG é mantida e, ações como estas possibilitam a melhoria na qualidade de vida das crianças atendidas.

A ONG Renascer da Esperança
Fundada pela funcionária pública do DMLU Rozeli da Silva em 1996, a ONG tem o objetivo de atender as crianças e adolescentes do bairro Restinga que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atualmente possui duas sedes que atendem crianças em faixas etárias diferentes. A sede de Educação Infantil oferece atendimento integral para crianças na primeira infância, enquanto a sede responsável pelo Serviço de Apoio Sócio Educativo (SASE) acolhe crianças e adolescentes em idade escolar, oferecendo atividades em turno inverso ao da escola.
Para receber o atendimento oferecido pela ONG, as crianças e adolescentes em idade escolar devem estar obrigatoriamente estudando. São oferecidas oficinas de educação e arte em turno inverso ao da escola, além de alimentação, orientação e cuidado. São atendidas crianças com idades entre 2 anos e 17 anos e 11 meses. Na sede responsável pelo SASE, as crianças e adolescentes são divididos em três turmas, de acordo com suas idades: SASE 1 – de 6 à 9 anos; SASE 2 – de 9 à 12 anos; e SASE 3 – de 12 anos à 17 anos e 11 meses.

(Colaboração: Giullia Santos/texto e Maíra Bernardo/fotos/Agência INQ)