Mestrado em Letras

ONDE CURSAR
Campus FAPA Campus FAPA

Apresentação

Área de Concentração: Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem

O Mestrado em Letras do UniRitter oferece uma proposta de estudos da linguagem que integra os campos linguístico, literário e pedagógico na formação de professores, pesquisadores e profissionais da área de Letras e de outras afins.

Linhas de Pesquisa

Linguagem, discurso e sociedade

Contempla estudos sobre a linguagem como prática social, cultural, estética e suas interações com diferentes sistemas semióticos e campos do saber.


Linguagem e aprendizagem

Contempla estudos sobre a linguagem em seus fundamentos epistemológicos, simbólicos e estéticos, considerando a expressão da subjetividade e as mediações nos processos de aprendizagem e de produção do conhecimento.


Objetivos

Geral

Desenvolver bases teórico-metodológicas para a compreensão dos processos de interação e de aprendizagem da linguagem, integrando conhecimentos lingüísticos, literários e pedagógicos que contribuam para a formação de docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Educação e outras afins.


Específicos

Preparar profissionais da área de Letras e de áreas afins para mediar situações de aprendizagem e de uso da linguagem verbal em diferentes contextos.

Desenvolver conhecimentos sobre os processos de leitura e escrita que permitam compreender a linguagem como fator constitutivo da experiência humana e das possibilidades de significá-la.

Propor e fundamentar análises que contribuam para o estudo da linguagem no contexto das complexas formas de interação do sujeito com a diversidade sociocultural contemporânea.


Possibilidade de Bolsas

O Programa de Mestrado em Letras UniRitter/Doutorado em Letras (UniRitter-UCS) dispõe de bolsas Capes (bolsas integrais; taxas que cobrem o valor da mensalidade e bolsas institucionais de 50%), distribuídas de acordo com regras fixadas em Edital, ao qual os candidatos interessados devem submeter sua candidatura.


Perfil do Egresso

O egresso do mestrado em Letras é preparado para:

  • Formar professores/pesquisadores/profissionais que, valendo-se da reflexão sobre aspectos linguísticos e literários da linguagem, atuem como mediadores na construção do conhecimento face à diversidade discursiva constitutiva das interações humanas e sociais.
  • Formar profissionais docentes, com base na pesquisa, para atuação no ensino superior e na educação básica, capazes de conduzir reflexões críticas e propostas de intervenção que impliquem o conhecimento de aspectos cognitivos, sociais, culturais e estéticos envolvidos nos processos de leitura e escrita.
  • Interagir de maneira pró-ativa com os vários setores da vida acadêmica e cultural, em diálogo com a diversidade de saberes e dispositivos tecnológicos, tendo em vista a realização de pesquisas e atividades com características de inovação, entendida como arranjos criativos do conhecimento aplicáveis ao desenvolvimento humano e social.
  • Compreender a dimensão ética e social da linguagem e dos processos de letramento, comprometendo-se em atuar criticamente em diferentes contextos da realidade social, educacional e cultural, de forma a promover o diálogo, o respeito às diferenças e a construção da cidadania.

Duração

O Mestrado em Letras terá a duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. O primeiro ano será dedicado ao cumprimento dos créditos O segundo ano será reservado à elaboração e à apresentação da Dissertação.

Dias e Horários

Quintas-feiras, das 19h às 22h40.

Sextas-feiras, das 8h às 11h40 e das 13h30 às 17h10.

Campus Fapa – Av. Manoel Elias, 2001 | Porto Alegre-RS


Valor

24 x R$ 1.668,00

Processo seletivo discente

EDITAL PROCESSO SELETIVO DISCENTE 2017
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO
FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO

Docentes

Coordenação
Rejane Pivetta de Oliveira – http://lattes.cnpq.br/3557383494675379
Contato: repivetta@uniritter.edu.br / mestradoletras@uniritter.edu.br


Docentes Permanentes
Dinorá Moraes de Fraga – http://lattes.cnpq.br/2667993955051940
Titulação: Doutora em Letras/Linguística (USP)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos de Linguagem
Contato: dinora_fraga@uniritter.edu.br

Titulação: Doutora em Letras/Estudos Literários (UFRGS)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos Culturais
Contato: lenyg@uniritter.edu.br

Titulação: Doutora em Letras/Linguística (PUCRS/Carnegie Mellon University)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos de Linguagem
Contato: marcia.zimmer@gmail.com

Neiva Maria Tebaldi Gomes http://lattes.cnpq.br/0481910642659591
Titulação: Doutora em Letras/Linguística (UFRGS/ Uiversità degli studi di Roma Tre)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos de Linguagem
Contato: neiva_gomes@uniritter.edu.br

Titulação: Doutora em Educação (UFRGS)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos de Linguagem
Contato: nrmaggi@portoweb.com.br

Regina da Costa da Silveira http://lattes.cnpq.br/6993195297457484
Titulação: Doutora em Letras/Estudos Literários (UFRGS)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos Culturais
Contato: regina_silveira@uniritter.edu.br

Rejane Pivetta de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3557383494675379
Titulação: Doutora em Letras/Teoria da Literatura (PUCRS/Univ. Santiago de Compostela)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos Culturais
Contato: repivetta@uniritter.edu.br

Valéria Silveira Brisolara http://lattes.cnpq.br/5970899305775622
Titulação: Doutora em Letras/Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (UFRGS)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos Culturais
Contato: valeria_brisolara@uniritter.edu.br

Visitantes
Raquel Bello Vazquez (visitante) http://lattes.cnpq.br/7397698200682267
Titulação: Doutora em Filologia Galega (Universidade de Santiago de Compostela)
Linha de pesquisa: Leitura e Processos Culturais
Contato: raquel.bello.vazquez@gmail.com


Projetos

Prof. Dr. Dinorá Moraes de Fraga
Descrição: Estudo de aspectos linguísticos e semióticos dos textos verbais e não verbais, a partir do conceito de sincretismo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Descrição: O objetivo teórico deste estudo consiste em estender a problemática da arquitetura interna dos textos (cf Bronckart,1997, 2002,2004) ao estudo do hipertexto, em ambiente digital, na constituição e desenvolvimento de uma comunidade conhecimento, formada por professores de escolas públicas municipais da cidade de Santa Maria. Serão estudados dois aspectos: sequência não linear dos textos verbais e não verbais e a presença do sujeito, através da emoção, como aspecto cognitivo e linguístico de hipertextos. Entende-se que todo o texto procede de um ato material de produção humana, estando, então, as ações linguageiras, inter-relacionadas a um conjunto de significações sociais, cognitivas e culturais. Torna-se necessário um dispositivo de descrição linguística e semiótica que dê conta de como sujeitos semióticos e linguísticos se constituem como linguagem, em um hipertexto.

Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Prof. Dr. Leni da Silva Gomes
Descrição: A interação de professores pesquisadores de universidades, professores de escolas públicas e alunos da Educação Básica encaminha para um processo que põe em movimento o ir e vir entre as partes e o todo, conforme paradigma do pensamento complexo, desenvolvido por Morin (2005). É nesse contexto e na interação das pessoas envolvidas no ensino e aprendizagem que se pretende perceber, analisar e compreender como professores e estudantes do Ensino Médio pensam e sentem sua condição e sua função relativas ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa intencionalidade tem como pressuposto que a reflexão sobre a própria posição gera conscientização dos estudantes em relação ao seu desempenho, posicionamento dos professores em relação a sua mediação, bem como uma avaliação do processo. Pretende-se que os resultados sejam indicadores de aspectos qualitativos sobre o desempenho dos alunos no ENEM. Foram selecionados dois professores de escolas públicas do RS que atuam no Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura e, ainda, contar-se-á com a participação de uma mestranda que desenvolve no PPGL Mestrado em Letras UniRitter dissertação relativa à análise do desempenho de alunos de uma escola situada na zona rural de Alegrete, onde é professora. Cada professora selecionará três estudantes do Ensino Médio para compor a equipe. Uma das particularidades desta proposta é a constituição dos estudantes e dos professores do Ensino Básico na função de pesquisadores e participantes do grupo que será objeto da pesquisa. Desta forma, observadores tornam-se também observados pela similitude de posição e pelo movimento recursivo, que é um dos princípios do pensamento complexo (Morin, 2005).
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Descrição: Este projeto propõe uma interface com a pesquisa Poiesis e Techné: o vigor do projeto literário osmaniano em desenvolvimento a partir de 2011, que investiga as reflexões do autor Osman Lins, tecidas em suas obras ficcionais? da maturidade?, para elucidar sua poiesis/techne, enquanto pensamento e agir programáticos. Nesta proposta, a dimensão da leitura é privilegiada, permanecendo como foco da obra de Osman Lins suas últimas produções ficcionais? Avalovara (1973) e A Rainha dos cárceres da Grécia (1976)? e incluindo-se no corpus seus escritos ensaisticos? Guerra sem testemunhas: o escritor, sua condição e a realidade social (1969); Do ideal e da glória: problemas inculturais brasileiros (1977); Lima Barreto e o espaço romanesco (1976); Evangelho na taba: outros problemas inculturais brasileiros (1979), numa abordagem sob a perspectiva da ecocrítica. Relacionar aspectos ecológicos à leitura de textos literários e à escrita sobre literatura mais do que um alinhamento à tendência contemporânea de religar os seres humanos e a natureza é uma reafirmação do lugar desses seres como parte integrante da natureza. Amplia-se assim o sentido de natureza, anulando o persistente dualismo homem/natureza de longa trajetória no pensamento ocidental. O componente Eco do termo ecocrítica deriva do grego Oikos que significa casa, habitat, portanto espaço de relações sociais, de expressão da subjetividade, meio ambiente em que se unem corpo, terra, técnica, natureza e cultura. Desta forma, assume importância, neste estudo, repensar a visão antropocêntrica que estabelece tradicionais oposições, em especial a de sujeito/objeto, para verificar como Osman Lins representa, neste sentido, as interrelações de humanos e não-humanos, numa visão ecocrítica. O caráter bibliográfico desta pesquisa delineia seu percurso em termos de leitura, discussão, interpretação, produção de resultados. As leituras teóricas sobre ecocrítica, as leituras dos textos ensaísticos e ficcionais da última.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Descrição: O projeto se constitui no mapeamento das ressonâncias de outros campos do conhecimento que incidem na construção da obra literária de Osman Lins, tendo em vista uma reflexão abrangente sobre seu projeto literário. Salienta-se o quanto foram determinantes as leituras feitas pelo autor para o desenvolvimento de seu processo de escritura. Os projetos das três pesquisadoras envolvidas? Cada uma em sua instituição de ensino? Prevêem a formação de três grupos compostos por pesquisadores convidados das áreas cujo conhecimento tenha sido agregado por Lins à matéria de seus textos. A primeira etapa da pesquisa está concentrada na leitura de Nove, novena: narrativas; Avalovara; A rainha dos cárceres da Grécia e na discussão consequente gerada pelos diferentes enfoques sustentados por visões das outras áreas. Num segundo momento, os três grupos se reúnem para promover uma interlocução entre pares e entre as áreas, aprofundando as reflexões que, assim, contribuem para o andamento da pesquisa. A etapa final será dedicada à preparação de publicação dos resultados em livro, previsto para 2014, por ocasião da comemoração do 90º aniversário do escritor.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Prof. Dr. Márcia Cristina Zimmer
Descrição: Este projeto amplia o espectro da pesquisa em multilinguismo, levando-a para além da pesquisa psicolinguística? que tem se concentrado na investigação das diferenças cognitivas partindo do code-switching-, em direção à investigação das vantagens que o ser multicultural desenvolve em função do frame-switching, termo de maior espectro que envolve, além da capacidade de troca da língua, a capacidade de troca do arcabouço (frame) mental, do modo de pensar que o conhecimento de mais de uma língua/cultura enseja. O objetivo principal deste projeto é, portanto, investigar se a vantagem bi/multilíngue, advinda da prática constante do code-switch, envolvendo funções executivas relativas ao controle inibitório, pode ser estendida a tarefas de maior complexidade cognitiva ligadas à criatividade e resolução de problemas, em função do frame-switching. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2)
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Prof. Dr. Neiva Maria Tebaldi Gomes
Descrição: Este projeto tem como tema o discurso científico: estudos linguísticos e análise de textos. Com o estudo teórico, visa ao aprofundamento da teoria desenvolvida por Oswald Ducrot, Marion Carel e seus colaboradores, no âmbito da Semântica Argumentativa. Trata-se de estudos que oferecem um aparato para a descrição das relações argumentativas que se estabelecem em diferentes níveis linguísticos. Para ampliar a compreensão da teoria, além da participação nos seminários desenvolvidos por Marion Carel e Oswald Ducrot, na "Ecole des Hautes Études en Sciences Sociale", de fevereiro a abril, faz-se um reestudo dos princípios saussurianos. Com esse suporte objetiva-se transformar elaborações teóricas em subsídios que possam contribuir para a explicitação da argumentatividade do texto acadêmico/científico (artigos, monografias, dissertações e teses). Artigos científicos, selecionados aleatoriamente dentre os publicados em revistas e livros reconhecidos no meio acadêmico como de boa qualidade, constituem o corpus de análise e exemplificação.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 7
Descrição: Este projeto de pesquisa investiga práticas escolares de linguagem voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita escolar nas séries finais do Ensino Fundamental e desenvolve-se em duas etapas: uma teórica, que visa ao aprofundamento de estudos relativos a processos de letramento; outra, empírica, que busca identificar, junto a professores da educação básica, projetos, experiências e estratégias de mediação de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita do texto verbal. Para levantamento e análise do corpus, conta-se com a participação de mestrandos e doutorandos cujos projetos se articulam com esta pesquisa (a da orientadora), além de 1 bolsista de Iniciação Científica. A coleta de dados se efetua por meio de entrevistas, relatos e narrativas, instrumentos que encontram aporte na pesquisa narrativa, mais especificamente em estudos de D. Jean Claudinin e F. Michael Connelly pioneiros nessa modalidade investigativa. Trata-se de uma metodologia que tem conseguido notoriedade por sua potencialidade na captura de dimensões humanas que não podem ser quantificadas como fatos áridos e dados quantificáveis. A pesquisa teórica busca apoio no Interacionismo Sociodiscursivo, corrente da linguística aplicada que integra ideias de Vigotski e de Bakhtin e tem como representantes, entre outros, pesquisadores da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Genebra: Bronckart, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly. Para explicar a significação que palavras e frases constroem quando utilizadas por seres humanos para se comunicarem, apoia-se na Semântica Linguística, criada por Oswald Ducrot. Com a análise qualitativa dos dados empíricos objetiva-se inferir implicações pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, entendidas aqui conforme especificação nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas matrizes de referências criadas pelo sistema Nacional da Avaliação da Educação Básico (SAEB), que define descritores para orientação do ensino da leitura e da escrita. Com o estudo teórico, visa-se à sistematização e à socialização de conhecimentos voltados às práticas pedagógicas de leitura e de escrita.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5).
Descrição: O projeto tem como tema o sentido construído pela relação entre discursos. Serão procuradas explicações para as diferentes formas de interdiscursividade e as diferentes atitudes assumidas pelo locutor na relação entre seu discurso e o discurso de outros. Fundamentam as reflexões conceitos da Teoria da Argumentação na Língua. Deverão participar da pesquisa orientandos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que inscrevem suas dissertações, teses e pesquisas na teoria em questão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Prof. Dr. Noeli Reck Maggi
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar os dispositivos utilizados pelos professores como mediadores no trabalho junto aos alunos que estão em processo de formação no conhecimento da língua. Dispositivos referem-se aos instrumentos materiais e imateriais, físicos e humanos utilizados pelo mediador em situação de ensino como: mapas, textos, filmes, propostas de atividades, produções escritas e verbais. A mediação estabelecida pelo professor em situação de ensino pode gerar, através de recursos e instrumentos apropriados, um ato compartilhado em que as produções decorrentes desse encontro resultem em registros de apropriação de conhecimento com significado e sentido tanto para o docente quanto para o aluno. Essa interação mediada é valorizada tanto por Vygotsky e seus contemporâneos como Luria e Leontiev, quanto por intérpretes como James Wertsch, Gordon Wells e Oliveira. O tema da mediação, da intermediação, das trocas e das relações interpessoais está presente em toda condição humana como também transversaliza as questões da aprendizagem e do desenvolvimento, caracterizando-se como objeto de discussão em diferentes orientações teórico-metodológicas. Esta pesquisa se fundamenta nas teorias interacionistas como a de Perret-Clermont, com abordagem históricocultural e em Vigotsky, Wertsch, Luria e Leontiev, para investigar sobre propriedades da mediação e efeitos no processo de internalização com apropriação pelos alunos. São considerados como objeto deste estudo as representações de poder e de autoridade simbólicos dos recursos e instrumentos de mediação bem como as possibilidades de internalização dos conteúdos com apropriação, pelos alunos, na aprendizagem de língua.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Descrição: O presente estudo investiga as formas de mediação do professor na proposição de atividades docentes e a criatividade nas produções dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa busca nos estudos realizados pelos teóricos da psicologia e da educação conceitos e princípios que fundamentam a complexidade do tema sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O processo de interação entre sujeito e objeto pode ser mediado por instrumentos e recursos de modo a possibilitar a aprendizagem com criatividade. O significado e o sentido atribuídos aos objetos e situações são fenômenos relacionados às funções mentais superiores e se desenvolvem com os dispositivos da mediação através da linguagem. Esta pesquisa será abordada tendo como referencial de base as teorias interacionistas como a de Perret-Clermont, com abordagem histórico-cultural como a de Vigotsky, Wertsch, Luria e Leontiev. São considerados como objeto de estudo nesta pesquisa a criatividade nas produções escritas dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e as propostas de atividades mediadas pelos professores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Descrição: O tema da função simbólica está presente em toda condição humana como também transversaliza as questões de aprendizagem e desenvolvimento, caracterizando-se como objeto de discussão em diferentes orientações teórico-metodológicas. Em torno deste assunto reúnem-se para debate educadores, psicólogos e escritores atentos às questões constituídoras do sujeito e também de sua inserção social. Este estudo será abordado tendo como referencial de base os aspectos teóricos da psicanálise e das teorias interacionistas, com abordagem histórico-cultural para ampliar o debate sobre as questões da subjetividade e do simbolismo, elementos indissociados na especificidade humana, especialmente se considerarmos o sujeito no seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem. O ser humano, nomeado e inscrito na linguagem, lê e interpreta a realidade, exprime desejo e expectativa revelando aspectos singulares que caracterizam a subjetividade e a função simbólica que subjazem a este processo. Esta investigação se propõe a identificar, através da leitura, aspectos próprios da subjetividade e da função simbólica nas produções dos sujeitos. O presente estudo será desenvolvido a partir de materiais escritos e gráficos, produzidos pelos alunos em escolas de Ensino Médio. Será utilizada uma metodologia com combinação de estudo bibliográfico e análise de elementos discursivos presentes em documentos produzidos pelos alunos em atividades propostas para leitura. As reflexões e análise dos dados empíricos terão embasamento no referencial teórico da psicanálise e das teorias histórico-culturais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
Prof. Dr. Regina da Costa da Silveira
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Literatura, imaginação criadora e concepções da natureza: animismo, ciência e sociedade tem seus pilares construídos sobre propostas de ensino que vêm se desenvolvendo junto a disciplinas do Curso de Letras UniRitter, a saber, graduação, pós-graduação lato sensu, PPG Mestrado e Doutorado. Suas leituras e análises constituíram, de 2005 a 2013, corpus de análise para as oficinas desenvolvidas no Projeto de Extensão Sexta-feira do Professor no UniRitter, em especial, as que tiveram mestrandos do PPG Letras como ministrantes. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar obras literárias, de modo especial à luz do conceito de animismo; a justificativa resume-se na necessidade de desestabilizar as oposições que regeram as discussões acerca do termo, restrito ao pensamento primitivo em suas definições originais, para localizá-lo nas discussões recentes, sob a ótica que desestabiliza oposições, tais como, primitivo-civilizado, colonizador-colonizado, classe hegemônica e indivíduo subalterno. Para o desenvolvimento da pesquisa, parte-se da teoria do animismo anterior ao século passado com Wilhelm Dilthey, passando pelas indispensáveis contribuições de Sigmund Freud e dos que o precederam, para alcançar o século presente, com a teoria animista, reverenciada na produção literária do angolano Pepetela e no ensaio crítico do sul-africano Harry Garuba.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Descrição: Neste projeto de pesquisa, argumento que a imaginação criadora e a vida anímica do poeta são questões fundamentais para uma introdução à leitura crítico-teórica do texto literário. Proveniente da teoria e da técnica do drama grego, a Poética, de Aristóteles, alicerçou desde cedo os estudos literários com base no princípio da imitação. A essa fundamentação objetiva, sobrepuseram-se os subjetivistas dos tempos modernos, com a metafísica do belo, acentuando a criação de um mundo novo, acima da realidade vulgar. Frente às duas correntes, posiciona-se Wilhelm Dilthey (1833-1911), cuja investigação dos processos de criação e gozo estético ocorre mediante análise objetiva e histórica das criações artísticas. Na teoria aristotélica, Dilthey rechaçou a limitação de seu horizonte histórico que compromete a validade geral de seus princípios; frente à segunda, em acordo com a inclinação subjetivista, não compactuou, entretanto, com os princípios da metafísica, apoiados no antagonismo dos sistemas e na possibilidade de chegar a decisões definitivas nesse terreno. Segundo o filósofo alemão, a poética deverá apoiar-se na experiência e prestar atenção a sua dupla face: a vida anímica e a obra de arte. Com a leitura do livro Poética La imaginación del poeta. Las três épocas de la estética moderna y su problema actual (Losada, 1945)de Dilthey, o presente projeto não descarta em hipótese alguma a fundamentação teórica do consagrado estagirita grego; aproveita antes a discussão crítica do filósofo alemão para elucidar os termos conceituais que se relacionam com a vida anímica e com a imaginação criadora. Anote-se desde este resumo que poesia será termo empregado no projeto e na pesquisa não somente como a arte de compor versos, mas como a arte do fazer literário, em texto oral ou escrito, em prosa ou em verso. Com valor estético e com uma visão emocional e ou conceitual na abordagem das ideias, o texto poético será examinado como expressão da visão de mundo e dos estados de alma do poeta, expressos quase sempre por associações imagéticas. Em acordo com o estudo teórico-conceitual, o projeto tem a leitura como eixo norteador, com o exame crítico de obras literárias em prosa e verso de autores dos países de língua portuguesa do período pós-colonial e do indiano Tagore (Nobel de Literatura 1913), traduzido para o português. Nesse intento, serão observadas ideias vinculadas a projetos anteriores, relacionadas aos conceitos de imaginário e de imaginação (BELINSKY, 2007), de mito e de linguagem (GRASSI, 1968), de cultura e de multicuralismo (HALL, 2003; MCLAREN, 2000), de barbárie e de condição humana (DELPECH, 2006 e ARENDT, 2009), entre outros. RESULTADOS PARCIAIS: Atrelado este Projeto à Extensão, as oficinas da Sexta-feira d@ professor@ servem-se de ideias e bibliografias do projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido em suas ideias, propostas e ou referências de modo especial na graduação, no mestrado e também no doutorado em Letras. Derivam deste Projeto artigos publicados em Congressos, em Revista e capítulo de livro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Prof. Dr. Rejane Pivetta de Oliveira
Descrição: Este projeto propõe a investigação de práticas de leitura do texto literário em distintas comunidades interpretativas (Fish, 1980): a acadêmica, conforme se mostra na produção de artigos e resenhas em periódicos científicos da área de literatura; a jornalística, conforme se manifesta em matérias e resenhas de obras literárias, publicadas em jornais de grande circulação; por fim, a de leitores participantes da rede social colaborativa brasileira denominada Skoob (http://www.skoob.com.br/). A partir do establecimento de um corpus representativo de manifestações críticas dos leitores de cada uma dessas comunidades, propomos identificar os pressupostos que orientam a leitura dos textos literários, com vistas a aportar elementos que contribuam para a reflexão sobre diferentes concepções de literatura e de leitura/interpretação. Este trabalho apoia-se, teoricamente, na articulação entre os estudos da recepção (Fish, 1980, 1999; Hirsch, 1978, 1967; Holland, 1975; Iser, 1996, 1999); a abordagem antropológica da leitura, considerando as práticas efetivas de comunidades leitoras específicas (Livingston, 1995; Schwab, 1996); a análise sistêmica dos fenômenos culturais (Bourdieu, 2011, 2003, 1996; Even-Zohar, 2005, 2003; Williams, 2008, 1983, 1989). O levantamento e a análise dos dados estão orientados pelas seguintes questões: a) Que livros mobilizam a leitura dos leitores das distintas comunidades? b) Quais são os fatores de identificação e reconhecimento característicos dos modos de leitura? c) Que elementos de juízo e gosto são manifestados pelas comunidades leitoras? d) Que interferências culturais se manifestam nas práticas de leitura? A pesquisa espera contribuir para o delineamento de uma concepção de leitura como prática social e cultural que não prescinde da análise dos modos particulares de significação dos textos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
Descrição: Este projeto propõe o estudo das relações entre o literário e o cultural, segundo uma abordagem material e sistêmica, conforme formulações de Raymond Williams, Itamar Even-Zohar e Pierre Bourdieu, tomando por base, especificamente, as condições de produção e circulação da literatura marginal periférica contemporaneamente produzida no Brasil. A análise incide sobre textos e o modo de atuação de escritores assumidamente identificados com a periferia e nela inseridos, com destaque para Ferréz, Sérgio Vaz e Alessandro Buzo. A literatura produzida pelos escritores periféricos assume usos e funções que caracterizam uma forma de ação estético-cultural com repercussões na vida das pessoas individualmente e na comunidade como um todo, fenômeno que se dá em um contexto de inevitáveis tensões entre tendências culturais dominantes e manifestações emergentes, ditas periféricas, que co-existem numa relação de oposição e incorporação. Desse modo, a ação literária dos escritores da periferia, ao mesmo tempo que cria novos significados, valores, práticas, sentidos e experiências que reconfiguram as relações socioculturais no espaço da favela, estabelecem novas interações com os produtos, agentes e instituições no interior do sistema cultural mais amplo de que participa. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar, de maneira relacional e sistêmica, os usos e funções projetados por essa literatura, as imagens por ela fabricadas, segundo regras que regem as dinâmicas de produção, circulação e recepção dos textos, bem como os repertórios postos em jogo, as formas de atuação dos agentes envolvidos e as tensões implicadas face aos padrões literários e culturais dominantes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Descrição: Os modos de produção, circulação e recepção da literatura marginal periférica produzida contemporaneamente no Brasil estabelecem novos modos de leitura, para além de categorias e critérios exclusivamente literários, tais como literariedade, ficcionalidade, autoria, entre outros. A partir desse escopo, o presente projeto indaga sobre os significados e funções que a literatura assume nos escritos da periferia. A análise do corpus busca articular a forma literária às condições e práticas culturais e cotidianas que tomam parte do modo de existência das obras. A metodologia caracteriza-se, assim, por uma abordagem cultural, material e sistêmica da literatura, com base em contribuições teóricas de autores como Pierre Bourdieu, Raymond Williams e Itamar Even-Zohar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Prof. Dr. Valéira Silveira Brisolara
Descrição: Este projeto é uma continuação do projeto Tradutor, leitor, autor: a tradução como leitura e exercício autoral que investigava as relações entre leitura, tradução e autoria. Nessa perspectiva, a tradução é vista tanto como um processo quanto como o resultado desse processo. No entanto, a atividade tradutória baseia-se em uma leitura. O tradutor é leitor e autor ao mesmo tempo. Nesse cenário, pretende-se aprofundar as investigações sobre a tradução como leitura e, ao mesmo tempo, exercício autoral. A fim de atingir esse objetivo, em um primeiro momento, é feita uma revisão do estado da arte sobre as relações entre autoria e tradução, enfatizando questões que envolvam leitura e autoria. Posteriormente, está prevista a análise comparativa de diferentes traduções para a língua portuguesa de obras literárias escritas em língua inglesa, a fim de evidenciar as relações entre leitura, tradução e autoria.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa
Descrição: O presente projeto de pesquisa configura-se como um desdobramento e uma sequência de projetos anteriores. Há poucos estudos enfocando a autoria a partir de uma perspectiva transdisciplinar, que estabeleça uma relação entre a perspectiva literária e a linguística, recorrendo a aporte teórico de ambas as áreas, o que poderia enriquecer os estudos sobre autoria. As pesquisas realizadas mostram que as concepções de autoria variam, pois a autoria é um construto e essas concepções são intimamente ligadas a fatores sociais, históricos e culturais. Assim, como as condições de produção e circulação de discursos têm se modificado com o advento de novas tecnologias e o espaço digital, com a rede eletrônica propiciando novas formas de interação e de circulação discursiva, parece haver uma reconfiguração das práticas de escrita e leitura e da autoria. A questão da autoria é problematizada através de inúmeros fenômenos como autoria na rede eletrônica e redes sociais, autoria coletiva e colaborativa, coautoria, ghost writing, plágio, livros espíritas ou psicografados, etc. Entretanto, ainda há um número ínfimo de trabalhos que discutam questões relacionadas a esses fenômenos, principalmente no Brasil. Nesse cenário, o objetivo deste projeto é abordar a questão da autoria, através de vários fenômenos contemporâneos, a partir de uma perspectiva transdisciplinar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Grupos de Pesquisa

O Agir em linguagens
Líder: Prof. Dra. Dinorá Fraga

Estudos de literatura na cultura: relações entre ética, estética e política
Líder: Rejane Pivetta de Oliveira

Língua e literatura na formação do sujeito
Líder: Leny Gomes
Publicações

Periódicos



Publicações docentes


FRAGA, Dinora Moraes de; AXT, Margarete (Org.). Políticas do virtual:inscrições em linguagem, cognição e educação. 1. ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2012.
Sumário

FRAGA, Dinora Moraes de (Org.) ; HOFFMEISTER, Rafael (Org.) ; LACERDA, Geonane (Org.); HAAG, Cassiano Ricardo (Org.) ; STEIN, jorama (Org.) ; DAMASCENO, F. R. (Org.) . Atividades de Linguagem;blogs, jogos, videos,ourkut, youtube e hipertexto para o ensino de linguas. 1. ed. São Leopoldo: CasaLeiria, 2012.
Sumário

GOMES Leny da Silva; GOMES, Neiva Tebaldi. Aprendizagem de Língua e Literatura: gêneros e vivências de linguagem.
Sumário

GOMES, Neiva Tebaldi; SPALDING, Marcelo. Liberdade pela Escrita
Sumário

GOMES, Leny; HAZIN, Elizabeth; SILVA, Odalice (Org). No Reverso do Tapete: a escritura de Osman Lins.
Sumário

MATTES Marlene. Alemão e Português em cartas pessoais antigas de imigrantes alemães no sul do Brasil.
Sumário

MATTES, Marlene (Org). Estudos de Língua e Literatura GESLA.
Sumário

OLIVEIRA, Rejane Pivetta de (Org). Literatura para pensar e intervir no mundo.
Sumário

REMÉDIOS, Maria Luíza; Regina da Costa SILVEIRA. Redes & Capulanas: identidade, cultura e história nas literaturas lusófonas.
Sumário

SILVEIRA, Regina; COSTA, Rosilene Silva da (org). Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira - 2ª ed
Sumário
LOBATO, Carolina R; BRISOLARA, Valéria. THE IMPORTANCE OF BEING A TRANSLATOR: ANALYZING ONE OF OSCAR WILDE’S MOST ICONIC PLAYS. Translatio, Porto Alegre, n. 9, Junho de 2015.
MEDINA, Roberto; BRISOLARA, Valéria. PELAS MALHAS E VAGÕES DA MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DE IBIAMORÉ, O TREM FANTASMA. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 57, p. 157-170, jul/dez. 2014.
Lilia Baranski Feres, Valéria Silveira BrisolaraREFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO AUTORAL EM DUAS TRADUÇÕES DE “THE NIGHTINGALE AND THE ROSE”. Translation, Porto Alegre, n.8, Dezembro de 2014.
BRISOLARA, Valéria. QUANTO MAIS VOCÊ OLHA, MENOS VOCÊ VÊ: MAX E OS FELINOS DE MOACYR SCLIAR E A VIDA DE PI DE YANN MARTEL. Revista Línguas & Letras, Cascavel, n. 27, 2013.
BRISOLARA, Valéria. A MEMÓRIA É UM LUGAR EM QUE O TEMPO SE DERRAMA: UMA ANÁLISE DE LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE. Graphos, João Pessoa, 2013.

OLIVEIRA, R. P. Favoritos do público: uma análise das práticas de leitura da comunidade virtual Skoob. Desenredo (PPGL/UPF), 2015.
http://www.upf.br/seer/index.php/rd;

OLIVEIRA, R. P.; PELLIZZARO, Tiago. Marginalidade e resistência em Deus foi almoçar, de Ferréz. Antares: Letras e Humanidades, v. 2, p. 21-35, 2014.

OLIVEIRA, R. P.; PELLIZZARO, Tiago. Alessandro Buzo e o engajamento literário da periferia. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 41, p. 99-118, 2013.

OLIVEIRA, R. P. LITERATURA COMO FERRAMENTA PARA PENSAR E INTERVIR NO MUNDO. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 35, p. 203-223, 2013.

OLIVEIRA, R. P. A igualdade da lei e a diferença da literatura: a narrativa marginal de Ferréz. Revista Língua & Literatura (Online), v. 15, p. 31-48, 2013.

OLIVEIRA, R. P. Literatura marginal: questionamentos à teoria literária. Ipotesi (UFJF. Impresso), v. 15, p. 1-13, 2011.

Discentes

2015
Carlos Eduardo Silva E Silva CV: http://lattes.cnpq.br/4819007252479804
Letícia Corrêa Bitencourt Bianchi http://lattes.cnpq.br/5772979427339886
Moisés Zanetti Dantas CV: http://lattes.cnpq.br/0693738130751809
Rosa Milene Pestana Torma
Simone Dorneles Severo CV: http://lattes.cnpq.br/3926272848890628
Solon José Da Cunha Saldanha CV: http://lattes.cnpq.br/2375994546135485
Valdirene Alves Fontanella CV: http://lattes.cnpq.br/2591706664981655
Viviane Roduit De Souza CV: http://lattes.cnpq.br/7512600290081124


2014
Ana Denise Teixeira Andrade CV: http://lattes.cnpq.br/3074519090344582
Ângela Kroetz Dos Santos CV: http://lattes.cnpq.br/9004787682241479
Artur Teixeira Kosachenco CV: http://lattes.cnpq.br/5269104608368664
Cristiane Rissetti Toffanello CV: http://lattes.cnpq.br/4180098427851223
Doris Helena De La Rocha Ladeira CV: http://lattes.cnpq.br/9860272416749331
Elisabeth Sumbercki Weiss CV: http://lattes.cnpq.br/9313490609470177
Gilberto Leal Da Fonseca CV: http://lattes.cnpq.br/6268111733121529
Luciana Paiva Conceição CV: http://lattes.cnpq.br/1186393546551904
Rosana Teresinha Silva CV: http://lattes.cnpq.br/0690074195432189
Sandra Mariza De Almeida Silva CV: http://lattes.cnpq.br/2962213453916384
Tânia Regina Silva Da Silva CV: http://lattes.cnpq.br/4457567332403494



2013
Adriana da Cruz Diniz CV: http://lattes.cnpq.br/4834565431824603
Anamaria Cantarutti Marques CV: http://lattes.cnpq.br/8101899736265548
Maurício Bicudo e Sálvia CV: http://lattes.cnpq.br/7094615100005343
Maurício de Azevedo Campos
Patrícia de Souza Botelho CV: http://lattes.cnpq.br/8079486402290243

Egressos

2015

CARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA DE INDIVÍDUOS DA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E ARGENTINA (URUGUAIANA – PASO DE LOS LIBRES)
Orientador: Profa. Dra. Valéria Silveira Brisolara
RESUMO: O mundo globalizado proporcionou uma maior aproximação dos indivíduos de forma que, geograficamente, não se dividem mais os povos por características raciais ou físicas. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo principal caracterizar a identidade linguística dos indivíduos da zona de fronteira entre Uruguaiana e Paso de los Libres. Neste espaço de fronteira entram em conflito identidades e interesses totalmente diferentes, inseridos em um mesmo contexto histórico, social e ideológico. Essa fronteira é imaginária, fazendo com que o convívio entre os indivíduos, de ambos os países, formem um contexto cultural particular, onde suas identidades se confrontam e interagem, buscando uma relação de troca e harmonia. Isso mostra que a constituição identitaária, no mundo globalizado, está explícita na relação entre os indivíduos e os grupos sociais que os cercam, transformando e criando uma cultura singular devido as suas inter-relações. A fim de alcançar os objetivos da pesquisa, apresentou-se a revisão da literatura, assim como o método do trabalho de campo, que consiste em entrevistas aos comerciantes dessa zona fronteiriça, com a finalidade de caracterizar a sua identidade linguística.
Palavras-chave: Cultura; fronteiras, identidade
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE ESCRITA ARGUMENTATIVA EM TURMA DE 9º ANO: O LIVRO DIDÁTICO COMO PONTO DE PARTIDA
Orientadora Prof.ª Dr. Neiva Maria Tebaldi Gomes
Resumo: O ensino de língua portuguesa em escolas de ensino fundamental tem sido objeto de pesquisas linguísticas sustentadas por correntes teóricas atuais, sejam discursivas, enunciativas ou outras. A preocupação com o desenvolvimento de metodologias para ampliar as competências discursivas dos alunos se multiplica. Inserida nesse contexto, esta dissertação visa à elaboração e aplicação de estratégias que objetivam a melhoria da produção de escrita argumentativa no 9º ano do ensino fundamental. Este estudo, em sua primeira parte, constitui-se de uma reflexão teórica sobre a argumentação retórica e sobre uma proposta de produção de escrita argumentativa de um livro didático da rede estadual de ensino. A segunda parte constitui-se da apresentação de estratégias de escrita criativa elaboradas a partir de textos e sugestões desse livro didático – essas estratégias complementam as propostas do livro. O corpus do trabalho organiza-se com os textos produzidos após a aplicação das estratégias. O objetivo final é o de socializar o material resultante do estudo para que possa servir de apoio à produção escrita de predominância argumentativa. A fundamentação teórica procede dos PCN e das teorias que os embasam, como a de gêneros discursivos, e, mais especialmente, da teoria discursiva que trata do modo de organização do discurso argumentativo, segundo Charaudeau (2010, 2012, 2013). A avaliação qualitativa dos textos produzidos nos três momentos de escrita evidenciou, entre outros fatores, que os enunciados de comando influenciam consideravelmente o produto final.
Palavras-chave: Escrita argumentativa, estratégias de produção, ensino fundamental, livro didático.
O ANIMISMO EM LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO
Orientador: Profa. Dra. Regina da Costa da Silveira
RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise do romance Lueji, o nascimento de um império do escritor angolano Pepetela que contemple as teorias de estudiosos africanos somadas às categorias literárias ocidentais, considerando a necessidade de estudarem-se os textos africanos de língua portuguesa em sala de aula, para cumprimento da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino de História da África nas aulas de literatura. Buscam-se as acepções do termo animismo em estudos de teóricos europeus e de estudiosos africanos, como o professor Harry Garuba (2012), que amplia a compreensão do animismo ao apresentar os conceitos de realismo animista, materialismo animista e inconsciente animista em seus estudos sobre a cultura e a sociedade africanas. Para esse estudioso, o modo de representação animista que estrutura os textos africanos não pode ser classificado como pertencente ao realismo mágico como tem sido difundido, pois não é apenas um modo de representação, trata-se de uma “estrutura profunda”, o inconsciente animista que está na sua base. Além do artigo de Garuba, textos de Wole Soyinka (1976) e Caroline Rooney (2000) sobre a literatura africana também são consultados, em busca de uma definição do que representa o animismo na literatura africana contemporânea. A partir dos resultados da pesquisa, verifica-se a relação entre as concepções de animismo, recorrentes entre os teóricos, e a expressão realismo animista, utilizada pelo escritor angolano Pepetela no romance Lueji, o nascimento de um império, lançado em 1989 pela União de Escritores Angolanos – UEA. Diante das considerações dos estudiosos africanos, encaminha-se a ideia de que as leituras e análises de textos africanos deveriam buscar sua fundamentação teórica em estudos de autores africanos e não apenas nas categorias ocidentais, como a antropologia, ou nas categorias literárias de origem europeia e americana. Sendo assim, ressalta-se que considerar a teoria do animismo africano como sendo unicamente uma “doutrina dos espíritos” ou a crença na vida após a morte, limita de modo a comprometer o entendimento sobre a realidade africana. Os estudos de Rooney, Soyinka e Garuba chamam os pesquisadores para uma nova postura, ao abandono do modo tradicional de pensar e de olhar o mundo africano e convidam a um mergulho na imensidão criativa e intensamente “viva” do pensamento animista.
Palavras-chave: Lei 10.639/2003. Animismo. Realismo animista. Lueji, o nascimento de um império.
ANÁLISE DE PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA O ALUNO ENUNCIADOR
Orientador: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes
RESUMO: As teorias enunciativas têm o sujeito como ponto de partida para a reflexão sobre a linguagem. É na enunciação que ocorre a comunicação viva, sendo esse o contexto de desenvolvimento de práticas discursivas situadas. Apoiada em abordagens teóricas enunciativas, a presente pesquisa procura identificar marcas linguísticas da presença da relação eu/tu em propostas de produção textual dos livros didáticos Português Linguagens e Trabalhando com a Linguagem, do 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo que avalia a ocorrência de elementos que favorecem a enunciação do aluno. A análise concentra-se tanto em formas linguísticas quanto em aspectos do contexto não verbal evidenciados pelas propostas. Os livros referidos são utilizados por alunos da rede pública estadual do Rio Grande do Sul e obedecem a critérios de seleção recomendados pelo Ministério da Educação. A pesquisa é de cunho descritivo e qualitativo-interpretativo e fundamenta-se nos estudos enunciativos de Émile Benveniste (2006), para a análise das formas linguísticas que estruturam os textos das propostas; em estudos bakhtinianos, para tratar do sujeito da enunciação, do contexto não verbal e do uso social da língua; nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para estabelecer uma interface: orientações oficiais/propostas dos livros didáticos. Os estudos de L. S. Vigotski e Jean-Paul Bronckart são referências para refletir sobre o ensino-aprendizagem da língua e sobre o agir humano por meio dos discursos. O corpus constitui-se de seis propostas de cada um dos livros didáticos selecionados. Após a análise dos dados, constatou-se que os textos selecionados propõem atividades de escrita orientadas por gêneros do discurso que favorecem a enunciação do aluno. As propostas estudadas apresentam categorias enunciativas que remetem para a língua em uso e contribuem para a interação verbal. Ao final do estudo, apresentam-se a análise das propostas e reflexões sobre a escrita na escola.
Palavras-chave: Produção textual. Livro didático. Enunciação do aluno. Interação verbal.
AS OPHELIAS DE SHAKESPEARE, MILLAIS E VON TRIER: SIGNO, FIGURA, TROPO E IDEOLOGIA
Orientadora: Profª. Dra. Vera Lúcia Pires Co-orientadora: Profª. Dra. Dinorá Fraga
RESUMO: Esta pesquisa teve como motivação a percepção sobre três pontos de vista da representação da personagem Ophélia: o literário (com Hamlet de William Shakespeare), o plástico/pintura (Ophélia de John Everett Millais) e o fílmico (Melancolia de Lars Von Trier). É uma tentativa de abordar (ou flagrar) a metamorfose dessa figura feminina shakesperiana ao perpassar o tempo, o espaço e os três gêneros em sua condição de figura e tropo, percebendo também os ares, vestígios e reflexos das cercanias contextuais que a germinam. Por ser uma pesquisa de caráter fortemente interdisciplinar, seu desenvolvimento se dará por meio de leitura e análise das três obras selecionadas e de teorias semióticas referentes a cada gênero. Os autores com quem esclareço as principais abordagens possuem teorias que permeiam e abarcam as necessidades nessa intersemiose (Bakhtin, Todorov, Eco, Amorin e Santaella). Entretanto, outros autores (que surgirão como fontes secundárias) serão necessários esporadicamente para especificidades recorrentes e questionamentos pontuais. Na análise, estruturada em tópicos referentes a cada linguagem, tenta-se costurar cronologicamente essa transformação do tropo e figura de Ophélia, concluindo-se que está intimamente ligada a uma forma revolucionária política e social de cada período a qual pertence, gerando, em justaposição comparativa, novos olhares e narrativas.
Palavras-chave: Ophélia. Figura. Literatura. Pintura. Cinema.
INFLUÊNCIAS CULTURAIS E IDENTITÁRIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ADICIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO
Orientadora: Prof. Dra. Valéria Silveira Brisolara
RESUMO: Durante o processo de desenvolvimento de um indivíduo, aprende-se importantes conceitos relacionados com língua, cultura e identidade, que inevitavelmente estão incrustados no código social, parte da herança cultural da qual todos somos herdeiros. Esses sentimentos que fazem com que nos identifiquemos com um país, com uma língua, com uma cultura e tantas identidades que atualmente estão ao nosso alcance, nem sempre são conscientes. Ao nascer dentro de uma cultura específica, herdamos muitos padrões e tendências que, posteriormente, influenciam todos os setores da vida e somos incessantemente bombardeados por influências, muitas vezes nem sequer questionamos por que pensamos ou agimos desta ou de outra maneira. A economia, a política e a sociedade são apenas alguns desses fatores que influenciam diretamente na educação. Como nunca aprendemos uma língua isoladamente; todos os fatores associados à língua, as influências culturais e identitárias são determinantes no processo de ensino/aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é refletir sobre o quanto essas influências culturais e identitárias dentro de sala de aula – mas que acabam por estender-se mais além, para outros setores da vida do aprendiz, como a vida familiar e profissional – incidem não apenas no aprendizado de LI, mas por integrarem um contexto maior, formarão e consolidarão as identidades diversas que o aprendiz desenvolverá ao longo de um processo mais amplo de educação. Seguindo os preceitos postulados pela Teoria Sociocultural (TSC), ao sinalizar que o indivíduo se constrói através da interação com o meio social, encontramos vários indícios para ancorar nossa hipótese de que conceitos como as identidades linguística, cultural, nacional e social são indissociáveis do ensino de língua e consequentemente, imprescindíveis para a formação e desenvolvimento do aprendiz. Como o indivíduo é constituído na e pela linguagem ao atribuir compreensões de sentido ao mundo, a si e aos outros indivíduos, por meio de uma relação dialógica entre as significações, tudo que é ideológico é um signo e sem signos não existe ideologia. A consciência individual possui um caráter socioideológico, porque os indivíduos se organizam socialmente para que os signos possam fazer sentido, que por sua vez permeia a relação do sujeito com a língua e a história com o objetivo de construir sentidos; ou seja, a linguagem só faz sentido porque ela está inscrita na história. Assim, através das relações entre língua, cultura e identidade, buscamos refletir acerca das influências culturais e identitárias presentes no processo de ensino/aprendizagem sofridas pelos aprendizes brasileiros de língua inglesa a fim de contribuir para as práticas de sala de aula.
Palavras-chave: Língua. Cultura. Identidade. Ensino/Aprendizagem de língua inglesa.
O QUE NÃO SE ARRAZÔA NEM SE INTRUGE: UMA TRAVESSIA PELOS CAMPOS MÍNIMOS DE TUTAMÉIA
Orientadora: Prof.ª Dr. Regina da Costa da Silveira
RESUMO: O presente estudo visa analisar a obra Tutaméia: Terceiras Estórias, do escritor mineiro João Guimarães Rosa, no entrelaçamento de dados da vida do autor, mediante os conceitos de enigma, conforme a revisão crítica em Benedito Nunes (2013), e de percepção, conforme Henri Bergson (2010). Dessa forma, a pesquisa insere-se entre os estudos que observam com estranhamento a composição e estruturação enigmática da obra rosiana que longe está de uma ordenação tradicional. O objetivo geral da dissertação é acompanhar os jogos intratextuais capazes de auxiliar o leitor na compreensão dos enigmas, agentes que produzem sentidos vários às mini narrativas de Tutaméia, associados aos paratextos, prefácios e epígrafes em nada gratuitos nesse livro, bem como vistos à luz da contextualização biobibliográfica de Guimarães Rosa. Além disso, segue-se o objetivo de identificar, por meio da correspondência do autor com alguns de seus tradutores, como é o caso de Edoardo Bizarri (2003b), propostas e comentários que estimulam o leitor para desvendar enigmas; analisar a fragmentação da estrutura da obra e a inserção de personagens que reaparecem em diferentes narrativas. Na tentativa de alcançar esses propósitos, o percurso metodológico baseia-se na investigação qualitativa das potencialidades linguísticas do texto, a coexistência do não senso ou do contrassenso que ponteia o discurso metalinguístico de um narrador que conta ao contar, que ora se insinua entre os personagens, ora se camufla em algum deles. Diante desse arrazoado ou abreviado de tudo, qualificada assim a obra pelos críticos, e de acordo com o conselho, referente ao contar histórias, recebido do tio pelo próprio Rosa, pretende-se, no primeiro capítulo analisar os enigmas e elementos simbólicos identificados no conto “Intruge-se”, com especial destaque para um suposto erro de contagem do narrador; no segundo capítulo avaliaremos os índices identificados na obra que apontam para a identidade do próprio autor, especialmente as figuras dos personagens Ladislau, Eu-Meu e Seo Drães para atingir uma proposta de desapego das questões identitárias, apoiado no pensamento de Henri Bergson (2010). Concluiremos com uma proposta de aproximação entre os índices de identidade de personagens, autor e leitor, amparada na tônica da aprendizagem, que permeia as narrativas de Tutaméia: Terceiras Estórias.
INTERFERÊNCIA DE FATORES CULTURAIS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA NA ADAPTAÇÃO DO CONTO DE FADAS PARA O CINEMA
Orientadora: Profa. Dra. Rejane Pivetta de Oliveira
RESUMO: As adaptações cinematográficas, usualmente, refletem os anseios da sociedade e da cultura onde são realizadas e consumidas. No caso das adaptações de conto de fadas, observamos a clara intenção dos cineastas em atualizar os temas expostos no conto original, tal como acontece na adaptação do conto Branca de Neve, recolhido pelos Irmãos Grimm. O objetivo principal deste trabalho é explicitar a interferência de questões sociais contemporâneas presentes nas adaptações Branca de Neve e o Caçador (2012), e Espelho, Espelho Meu (2012), evidenciando que temas como a vaidade, a beleza e as disputas de poder não apenas são atualizados como transformados em fatores determinantes na estrutura das adaptações. Para tanto, este trabalho desenvolve-se em quatro capítulos. No primeiro, são examinadas as vinculações do conto original com elementos sociais e culturais característicos da Idade Média, contexto onde o gênero desenvolveu-se, além de se proceder à análise do conto Branca de Neve, destacando-se seus motivos principais e aspectos da estrutura narrativa, conforme postulados por Vladimir Propp. Segundo, discute-se o processo de adaptação cinematográfica dos contos de fadas, com base na teorização de Linda Hutcheon e Robert Stam; num terceiro momento são analisados os filmes que compõem o corpus, identificando-se os fatores culturais na estruturação da narrativa fílmica e as modificações sofridas no processo de transposição. Por fim, o último capítulo reflete sobre a interferência das questões culturais presentes nas adaptações, relacionando-as ao contexto social contemporâneo, a partir das formulações de Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman. A pesquisa demonstrou que, embora as adaptações cinematográficas atualizem os contos clássicos, elas mantêm a sua estrutura narrativa tradicional, conservando fórmulas populares de recepção, que proporcionam ao grande público a retomada de temas, personagens e experiências fixados pelo gênero literário e ressignificados contemporaneamente pelo cinema.
Palavras-chave: Contos de Fadas; Questões Sociais; Adaptação Cinematográfica.
REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: LEIS E TEORIAS APLICADAS
Orientadora: Prof. Dra. Regina da Costa da Silveira
RESUMO: Esta dissertação estuda a representação identitária indígena em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa veiculada em escolas públicas brasileiras. Tenta identificar como os povos indígenas estão sendo representados e retratados na cultura brasileira por meio dos livros didáticos selecionados. Os livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileiras são produzidos em regiões específicas como Sul, Sudeste e Centro Oeste, e são feitos sem levar em consideração aspectos específicos de outras regiões, como exemplo, das regiões Norte e Nordeste. Trazem esses livros um enfoque sempre na região em que são produzidos. Isso pode provocar estranhamento aos alunos que, mesmo sendo brasileiros, não se sentem contemplados dentre as representações culturais existentes nesses livros. Por conseguinte, se nota que a representação da identidade indígena nos livros didáticos, que trazem textos verbais e imagéticos, muitas vezes, destoam de uma identidade indígena mais condizente com a realidade destes povos na atualidade. Alguns aspectos legais também não são contemplados nos livros, como o estudo da história e da cultura indígena como estímulo ao respeito e à preservação de sua cultura e identidade. A presente pesquisa analisa a representação da identidade cultural indígena abordada numa coleção de livros didáticos para verificar se os pressupostos teóricos sobre os conceitos de identidade e cultura indígenas são levados em consideração na representação identitária indígena nos textos veiculados nestes documentos didáticos. Levando esse pressuposto em consideração e após avaliar sumariamente 9 coleções, optou-se pela escolha da coleção: A aventura da linguagem (Língua Portuguesa) – 6º ao 9º ano, de Luiz Carlos Travaglia; Maura Alves de Freitas Rocha e, Vania Maria Bernardes Arruda-Fernandes (2009). Partiu-se da hipótese de que existe um distanciamento entre as representações da cultura indígena nos livros didáticos e a realidade dos povos indígenas da atualidade. Trata-se de um modelo eurocêntrico impregnado de subjetividade com raízes no passado. Para Stuart Hall (2003), a identidade cultural reivindica um sujeito que fala a partir de uma posição histórica e cultural específica. Propõe-se, portanto, verificar a representação do indígena e da sua cultura nos textos analisados e em seguida comparar com as teorias e definições conceituais, bem como os pressupostos previstos na Lei 11.645/2008, constatando disparidade entre os textos teóricos e legais e a desatualização da representação identitária indígena nos conceitos abordados pelos livros didáticos.
Palavras-chave: Representações identitárias. Cultura indígena. Livro didático. LDB/1996.
CONVERGÊNCIAS ENTRE O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E A APRENDIZAGEM DO ADULTO
Orientadora Profa. Dra. Noeli Reck Maggi
RESUMO: O projeto de dissertação Convergências entre o Contexto Sócio-Histórico-Cultural e a Aprendizagem do Adulto parte dos pressupostos de que as atividades mentais superiores do sujeito são de natureza histórico-cultural e que a estrutura da atividade mental evolui ao longo do desenvolvimento humano levando em consideração uma realidade de mudanças em um contexto social em contínuo desenvolvimento. O estudo propõe uma investigação sobre convergências entre o contexto sócio-histórico-cultural de sujeitos adultos que se encontram em período adiantado de suas vidas com relação à escolaridade e às suas capacidades para a aprendizagem formal. A metodologia segue o paradigma interpretativo, é qualitativa e de viés etnográfico, a partir de observação participante e de entrevistas semiestruturadas e de três estudos de caso. A análise de dados foi feita a partir da observação dos processos de significação dos sujeitos pesquisados, verificados em sua fala, utilizando-se a metodologia e conceitos presentes em Vygotsky e Bakhtin. O projeto tem como fundamento a teoria sócio-histórica-cultural de Lev S. Vygotsky e trabalha com a seguinte hipótese: O contexto sócio-histórico e a cultura, enquanto categoria constitutiva do desenvolvimento humano, influenciam em grande medida o desenvolvimento da cognição e, consequentemente, a capacidade para aprendizagem formal em adultos. Constatamos, nesse estudo, que o contexto sócio-histórico-cultural está diretamente relacionado com o desenvolvimento do sujeito, visto que as experiências de vida contribuem para o aperfeiçoamento de suas capacidades de aprendizagem e para seu desenvolvimento ao longo da vida.
Palavras-chave: Aprendizagem formal. Adultos. Contexto sócio-histórico-cultural.
UM ESTUDO DA ARGUMENTATIVIDADE DE VOTOS DO GÊNERO JURÍDICO ACÓRDÃO
Orientadora: Prof. Dr. Neiva M. Tebaldi Gomes.
RESUMO: Esta dissertação trata da Argumentatividade de votos de acórdãos do Direito Tributário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). O objetivo principal é avaliar a argumentatividade de fragmentos de votos de acórdãos de direito tributário. Os objetivos específicos são dois: (a) descrever os elementos da relação triangular da argumentação e (b) analisar as articulações lógicas constituintes dos fragmentos dos votos que se inscrevem num modo de encadeamento geral de causalidade. O estudo consiste em uma análise discursiva que foca a organização da lógica argumentativa, considerando os modos de encadeamento. O corpus da pesquisa constitui-se de 10 (dez) acórdãos de Direito Tributário dos quais foram extraídos fragmentos para a análise. A fundamentação teórica procede de Mikhail Bakhtin para o estudo do gênero e de Patrick Charaudeau para o estudo da argumentatividade. A análise dos fragmentos dos votos comprova a presença dos elementos de base da relação argumentativa, bem como um bom encadeamento dos elementos constituintes da lógica argumentativa. A leitura atenta dos textos que compõem o corpus revela, no entanto, que a complexidade ou prolixidade da escrita pode interferir na compreensão textual.
Palavras-chave: Linguagem. Argumentação Jurídica. Gêneros. Análise Argumentativa. Acórdão. Direito Tributário.




Dissertações

Mestre: Ana Claudia Bennett

Título da dissertação: Os efeitos do bilinguismo na memória de trabalho de jovens e adultos sul-brasileiros

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Márcia Cristina Zimmer

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9248314457862816

ACERVO: 666994


Mestre: Ana Denise Teixeira Andrade

Título da dissertação: A memória em A manta do Soldado - Lídia Jorge

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Leny da Silva Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3074519090344582

ACERVO: 666106


Mestre: Ângela Kroetz Dos Santos

Título da dissertação: Identidades entre línguas e culturas: vozes e olhares em Walachai

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9004787682241479

ACERVO: 666957.


Mestre: Cristiane Rissetti Toffanello

Título da dissertação: O uso das tecnologias móveis sob a perspectiva do professor de língua inglesa

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Márcia Cristina Zimmer

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4180098427851223

ACERVO: 666769


Mestre: Elisabeth Sumbercki Weiss

Título da dissertação: A importância da disciplina na aprendizagem de L2 no CMPA

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Marcia Zimmer

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9313490609470177

ACERVO: 666968


Mestre: Lilia Baranski Feres

Título da dissertação: A cultura traduzida e a cultura em tradução: a literatura brasileira contemporânea na revista Granta

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4121147543166487

ACERVO: 666984


Mestre: Maristela Rabaiolli

Título da dissertação: Indícios de autoria e marcas identitárias em textos nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0540219586700744

ACERVO: 666961


Mestre: Sandra Mariza De Almeida Silva

Título da dissertação: Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas: relações entre resenhas na comunidade virtual SKOOB e a crítica acadêmica

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2962213453916384

ACERVO: 666958


Mestre: Tânia Regina Silva Da Silva

Título da dissertação: Memória e Velhice: das histórias às estórias de velhos em João Guimarães Rosa

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Regina da Costa da Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4457567332403494

ACERVO: 666417


Mestre: Yordanna Colombo

Título da dissertação: Estereótipos femininos no agronegócio brasileiro: uma análise bakhtiniana de enunciados da Globo Rural

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0664923012152340

ACERVO: 666990

Mestre: Andréia dos Santos Sachete

Título da dissertação: Caracterização da identidade linguística do indivíduo da fronteira entre Brasil e Argentina (Uruguaiana Paso de Los Libres)

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0131133571542293

ACERVO: 558770. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Cristiano Mendes Majewski

Título da dissertação: Estratégias de produção de escrita argumentativa em turma de 9º ano: o livro didático como ponto de partida

Orientadora: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3324792418730829

ACERVO 558767. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Débora Jael Dorneles Rodrigues Vargas

Título da dissertação: O animismo em Lueji, o nascimento de um império

Orientadora: Profª. Drª. Regina da Costa da Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6334883914500585

ACERVO 558757. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Elisabete Guedes da Silva

Título da dissertação: Propostas de produção textual em livros didáticos: uma análise enunciativa

Orientadora: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3005289621597021

ACERVO: 559143. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Ênio Chaves Monteiro

Título da dissertação: As Ophélias de Shakespeare, Millais e Von Trier: signo, figura, tropo e ideologia

Orientadoras: Profª. Drª. Vera Lucia Pires e Profª. Drª. Dinorá Moraes de Fraga (coorientadora)

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7844032040320041

ACERVO: 559214. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Fabiana Kanan Oliveira

Título da dissertação: As influências identitárias e culturais no aprendizado da língua inglesa

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0125388663962834

ACERVO:


Mestre: Fabio Antonio Dias Leal

Título da dissertação: O que não se arrazôa nem se intruge: uma travessia pelos campos mínimos de Tutaméia

Orientador: Profª. Drª. Regina da Costa da Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6750102511463067

ACERVO: 558865. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Luciele Gonçalves da Silva

Título da dissertação: Interferência de fatores culturais da sociedade contemporânea na adaptação do conto de fadas para o cinema

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7624648307711293

ACERVO: 559710.


Mestre: Renata Santos de Morales

Título da dissertação: Convergências entre o contexto sócio-histórico-cultural e a aprendizagem de adultos

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6028131813945535

ACERVO: 558758. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Vanessa Mieres Machado (ingresso em 2007)

Título da dissertação: Um estudo da argumentatividade de votos do gênero jurídico acórdão

Orientadora: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4629196695661088

ACERVO: 556883. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Maurício Bicudo e Sálvia

Título da Dissertação: Proposta reflexiva sobre competências docentes amparadas pelo uso de storytelling como dispositivo de mediação

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Neiva Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7094615100005343

ACERVO: 559912.


Mestre: Adriana da Cruz Diniz

Título da dissertação: O ato de ler no Ensino Fundamental: da construção de sentidos à constituição do sujeito leitor

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4834565431824603

ACERVO: 665602


Mestre: Anamaria Cantarutti Marques

Título da dissertação: O olhar do professor e a relação de alteridade na sala de aula

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8101899736265548

ACERVO: 665598


Mestre: Maurício Azevedo Campos

Título da dissertação: A influência do texto jornalístico digital sobre o texto jornalístico impresso

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Dinorá Moraes Fraga

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2982504402448686

ACERVO: 666083


Mestre: Patrícia de Souza Botelho

Título da dissertação: Processo de Ensino-Aprendizagem do Ensino Médio em Localidades Rurais do Município de Alegrete

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Leny da Silva Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8079486402290243

ACERVO: 559960

Mestre: André Tarragô Martins

Título da dissertação: A forma e o sentido em textos jornalísticos: uma possível análise benvenistiana do gênero manchete

Orientadora: Profª. Drª. Vera Lúcia Pires

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5513230325282759

ACERVO: 558810. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Eva Esperança Guterres Alves

Título da dissertação: Na teia do silêncio: representações na história e na literatura

Orientadora: Profª. Drª. Regina da Costa da Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1490547001794645

ACERVO: 443510. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Miguel López da Silveira

Título da dissertação: Política estética em Doutor Fausto, de Thomas Mann

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4630525881478760

ACERVO: 557250


Mestre: Roberto Luis Medina Paz

Título da dissertação: O livro das Ignorãças de Manoel de Barros: autoria e poesia

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora Profª. Drª. Valéria Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8931140252408340

ACERVO: 557240

Mestre: Ana Paula Cecato de Oliveira

Título da dissertação: Literatura infantil e o pensamento por imagens: a experiência sensível da linguagem na infância

Link não disponível

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4860991135661490

ACERVO: 554192


Mestre: Ângela Francisca Mendez de Oliveira

Título da dissertação: Atuação cultural de jovens escritores na cena literária de Porto Alegre: o caso Daniel Galera

Link não disponível

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5479687039803898

ACERVO: 554338


Mestre: Denúsia Moreira de Souza

Título da dissertação: Recursos eletrônicos digitais em livros didáticos de língua inglesa e Literatura do Ensino Médio

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Leny da Silva Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2724541331226129

ACERVO: 556552


Mestre: Elizabeth Portanova Mendes Ribeiro da Rocha

Título da dissertação: Ética e estética nas propagandas televisivas educativas como possibilidade de ressignificação

Orientadora: Profª. Drª. Vera Lúcia Pires

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6519649546937514

ACERVO: 557249. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Glaucir Ferreira Borges

Título da dissertação: Nenhum de Nós: interações estético-culturais com a América Latina

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7516676746600030

ACERVO: 554195


Mestre: Helena Leite Pinto

Título da dissertação: “Que inglês eu falo, afinal?” – Perspectivas de alunos e de professores de uma escola de idiomas em Porto Alegre

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7099666173330899

ACERVO: 554331


Mestre: Hércules Luiz Venzon

Título da dissertação: Linguagem do jogo de futebol: a leitura dos analistas

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8982085710603674

ACERVO: 554193.


Mestre: Karine Miranda Campos

Título da dissertação: A paratextualidade e os mitos: uma questão identitária na novela O Assobiador, de Ondjaki

Link indisponível

Orientadora: Profª. Drª. Regina da Costa da Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9023234300310192

ACERVO: 554323


Mestre: Lorena Brandli Zambon

Título da dissertação: O processo inferencial na compreensão textual

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Marlene Gonçalves Mattes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6530030408875731

ACERVO:


Mestre: Luis Alberto Flores Lucini

Título da dissertação: Corpo: interface do desejo com a aprendizagem

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7846601112905424

ACERVO: 556555.


Mestre: Marice Fiuza Geletkanicz

Título da dissertação: O projeto arquitetônico em Luna Clara e Apolo Onze: uma organização criativa de vozes

Link indisponível

Orientadora: Profª. Drª. Neiva M. Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7294033990048499

ACERVO: 554190


Mestre: Marines Boncoski Brizola

Título da dissertação: (Im)possibilidade(s)do método fonovisuoarticulatório na aquisição de leitura e escrita por alunos de inclusão da EJA

Orientadora: Profª. Drª. Marlene Gonçalves Mattes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3018328338306251K

ACERVO: RESTRITO


Mestre: Waldemberg Araújo Bessa

Título da dissertação: Gíria: uma perspectiva de uso em sala de aula

Orientadora: Profª. Drª. Valeria Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3964875203121186

ACERVO: 554332

Mestre: Ana Elisa Martini Pascottini

Título da dissertação: A mediação e a zona do desenvolvimento proximal em disciplina compartilhada: um estudo em educação

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5096835279574929

ACERVO: 554197. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Jairo Eduardo Gomes de Freitas Ramos

Título da dissertação: O gênero discursivo na esfera militar do Exército Brasileiro

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Vera Lucia Pires

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4790170190255833

ACERVO: 554335


Mestre: Julia Oliveira Osorio Marques

Título da dissertação: Silêncio e silenciamento em sala de aula de língua adicional: quando o dizer transcende as palavras

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Valeria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0384822791028136

ACERVO: 549621


Mestre: Kathy Rejane Pestana Torma

Título da dissertação: O trabalho colaborativo na aprendizagem de inglês como língua adicional com alunos com necessidades educativas especiais

Link indisponível

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7772178531504522

ACERVO: 554334


Mestre: Vera Lúcia Flores

Título da dissertação: Em outras palavras: o ensino/a aprendizagem da língua asicional na idade adulta

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Silveira Brisolara

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2720181361825523

ACERVO: 554189. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Sabrina Ortácio Santos

Título da dissertação: O blog no jornalismo gaúcho – um estudo sobre gêneros e vozes sociais

Link de acesso:http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientador: Profª. Drª. Neiva Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1685747466194929

ACERVO: 551193. APENAS RESUMO E SUMÁRIO.


Mestre: Sandra Ramos Juguero Martins

Título da dissertação: A ideologia em sentenças de ações de impugnação de mandato eletivo: um estudo à luz do dialogismo Bakhtiniano

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientador: Profª. Drª. Neiva Tebaldi Gomes

Lattes: (não cadastrada)

ACERVO: 549426. APENAS RESUMO E SUMÁRIO.


Mestre: Taís Carolina Leves Prochnow

Título da dissertação: A noção de autoria: contraposições literárias e jurídicas

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0696836454207136

ACERVO: 550557. ACESSO RESTRITO.

Mestre: Amelina Silveira Martins

Título da dissertação: A abordagem da cultura em materiais didáticos de língua portuguesa para estrangeiros

Link de acesso:

http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Beatriz Fontana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0933208000099034

ACERVO: 549698.


Mestre: Andrea da Silva Avanze

Título da dissertação: O professor alfabetizador na era do Homo Zappiens

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Regina da Costa da Silveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5903197627928848

ACERVO: 549608


Mestre: Cristiane Krumenauer

Título da dissertação: Memória, imaginação e narração: Nas tuas mãos, de Inês Pedrosa

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Rejane Pivetta de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8820193696493644

ACERVO: 548948


Mestre: Dirce Maria Fagundes Guimarães

Título da dissertação: Sobre a mediação docente nos primeiros anos do Ensino Fundamental:

um estudo sobre a formação de conceitos em Vygotsky

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2727530305975757

ACERVO: 447939


Mestre: Helena Friedrich

Título da dissertação: Habitante das falahas subterrâneas, de Ana Paula Maia, em diálogo com o Apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Leny da Silva Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8167422066473985

ACERVO: 446035


Mestre: Katiane Covatti e Silva

Título da dissertação: A Lei da Ficha Limpa e os padrões de acesso: da criação à repercussão à luz da Análise Crítica do Discurso

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Beatriz Fontana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1256631532304096

ACERVO: 552301 APENAS RESUMO E SUMÁRIO.


Mestre: Maíra Barberena de Mello

Título da dissertação: Interações e a produção oral em língua adicional em uma escola pública

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientador: Profª. Drª. Beatriz Fontana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7700237116305039

ACERVO: 447954


Mestre: Manuel Cid Jardon

Título da dissertação: A intertextualidade na construção das decisões judiciais trabalhistas

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Vera Lúcia Pires

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4743102435797053

ACERVO: 549624


Mestre: Michelle Cristina Jacomini Rodrigues Dipp

Título da dissertação: Ideologia e relações dialógicas: uma proposta de análise discursiva de textos jornalísticos

Link indisponível (sem PDF)

Orientadora: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0515360607249781

ACERVO: 549612


Mestre: Miriam Teresinha Pinheiro da Silva

Título da dissertação: Um estudo das representações de alteridade na relação professor-aluno no EJA no Ensino Fundamental

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6732194461095669

ACERVO: 447958. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Rosane Conceição Lefebvre

Título da dissertação: Produção de narrativa pessoal: uma análise enunciativa

Orientador: Profª. Drª. Neiva M. Tebaldi Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8975721046840283

ACERVO: 549494. ACESSO RESTRITO.


Mestre: Rose May Nacul Berthier

Título da dissertação: A crônica jornalístico-literária: um estudo dos estratos textuais

Não possui PDF

Orientador: Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes

Lattes: (não cadastrado)

ACERVO: 550733. SEM PDF.

Mestre: Renata Fernandes Rodrigues

Título da dissertação: Crenças e aprendizado de línguas: o caso de alunos particulares de inglês

Orientadora: Profª. Drª. Beatriz Fontana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6247442675811658

ACERVO: 443535 ACESSO RESTRITO


Mestre: Sandra Mary Almeida Mattjie

Título da dissertação: Crenças de professores e alunos de escolas de comunidade bilíngue sobre o processo de ensino e aprendizagem de inglês

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Noeli Reck Maggi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1412850280984907

ACERVO: NÃO ESTÁ NO CATALOGO


Mestre: Tânia Maria Mandial Rosa

Título da dissertação: Identidade e alteridade em leituras de Guimarães Rosa e Mia Couto: sujeitos-leitores em fase escolar

Link de acesso: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR8...

Orientadora: Profª. Drª. Leny da Silva Gomes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1412850280984907

ACERVO: 443528

Estrutura Curricular

Linha de Pesquisa: Linguagem, Discurso e Sociedade

TEORIA DA LINGUAGEM
Professor: Rejane Pivetta de Oliveira
Ementa: A disciplina discute as origens da linguagem, enfatizando suas relações com o mito enquanto experiência e conhecimento. Compreende a linguagem como traço característico do comportamento simbólico dos seres humanos, por meio da qual desenvolvem sua capacidade de produzir interações, práticas e representações histórica e culturalmente situadas.

DIRCURSO LITERÁRIO E INTERSUBJETIVIDADE
Professora: Regina da Costa da Silveira
Ementa: A intersubjetividade literária. A natureza anímica na imaginação criadora do poeta. A linguagem literária e a diversidade de discursos: a palavra poética como canto, enigma, silêncio: dizer/cantar. A literatura nas suas modalidades de escrita, leitura, interação, aprendizagem. A experiência subjetiva e coletiva historicamente potencializada pela literatura como memória, invenção, documento e resistência.

SEMINÁRIO DE PESQUISA
Professora: Raquel Bello
Ementa: A concepção de pesquisa como básica para produção do conhecimento acadêmico. A construção do objeto da investigação como um construto intelectual, delimitado a partir de abordagens socioculturais e epistemológicas. A elaboração do projeto de pesquisa e o desenvolvimento da pesquisa como decorrência de arranjos interpretativos que evidenciam relações construídas pelo sujeito investigador na relação com a realidade investigada. O desenho da pesquisa procurando a eficiência e a utilidade dos resultados.

LEITURA E PROCESSOS DE INTERAÇÃO
Professora: Leny da Silva Gomes
Ementa: Estudo da leitura como processo de interação, baseado em atos e efeitos de comunicação entre leitor e texto. Dimensões de produção, mediação e de recepção de obras literárias, produzidas em diferentes contextos.

SEMINÁRIO DE TRADUÇÃO E CULTURA
Professora: Valéria Brisolara
Ementa:

SEMINÁRIO LITERATURA, CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL: MÉTODO E APLICABILIDADE
Professora: Raquel Bello Vázquez
Ementa:

PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA LITERATURA
Professora: Rejane Pivetta de Oliveira
Ementa: A disciplina propõe a reflexão sobre as dimensões epistemológica, estética e sociocultural da literatura, articulando aspectos teóricos à leitura e à análise de textos literários.

Linha de Pesquisa: Linguagem e Aprendizagem

PROCESSOS DE SIMBOLIZAÇÃO E APRENDIZAGEM
Professora: Noeli Reck Maggi
Ementa: Estudo da origem dos processos de pensamento e da função simbólica como condição da linguagem humana, considerando a estruturação psíquica e a aprendizagem do sujeito. Análise dos mecanismos básicos implicados nas relações entre função simbólica, pensamento, linguagem e aprendizagem.

CULTURA ESCRITA E PROCESSOS DE LETRAMENTO
Professor: Márcia Zimmer
Ementa: A cultura escrita em diferentes tempos e espaços. Contexto da produção da escrita e da leitura. Portadores de texto em diferentes culturas. Imbricamento entre os conceitos de letramento e de alfabetização.

INTERAÇÃO EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM
Professoras: Noeli Reck Maggi / Neiva Maria Tebaldi Gomes
Ementa: Estudo de diferentes concepções de interação e de aprendizagem, ancorado em abordagens interacionistas e histórico-culturais, enunciativas e sociodiscursivas, com ênfase no processo de constituição da (inter)subjetividade professor/aluno.

SEMINÁRIO DE ESCRITA ACADÊMICA
Professora: Neiva Maria Tebaldi Gomes
Ementa: Estudo de princípios básicos da redação e do gênero acadêmico. Análise, produção e reescrita de artigo e ensaio.

CULTURA ESCRITA E PROCESSOS DE LETRAMENTO
Professora: Márcia Zimmer
Ementa:

GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Professora:
Ementa: A disciplina aborda a linguagem pela perspectiva dos gêneros discursivos e reflete sobre processos de interação e sobre as formas pelas quais esses processos se efetivam na escrita. Estuda a heterogeneidade discursiva como categoria que expressa a dinâmica da construção e reconstrução dos sentidos nas práticas sociais.

LEITURA E MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS
Professora: Dinorá Fraga
Ementa: Estudo das relações entre literatura e educação pensadas a partir dos conceitos de Paidéia e Bildung (Bildungsroman) e reflexão sobre modificações das formas de expressão, operadas em diferentes momentos pelo uso da escrita e das tecnologias digitais. A disciplina busca na tradição humanista ocidental fontes literárias, vistas no espaço-tempo, como instâncias formadoras do sujeito e prenunciadoras de transformações que envolvem novos suportes e diferentes formas de mediação.


Última edição: 19/01/2017 13:47:51

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