Mestrado em Design

ONDE CURSAR
Campus FAPA Campus FAPA

Apresentação

Área de Concentração:

Design, Educação e Inovação


O Curso de Mestrado em Design — UniRitter investiga a inovação em pesquisas e estudos em Design. A área de concentração Design, Educação e Inovação visa ao destaque da formação de profissionais e professores que trabalham com atividades projetuais e criativas em cursos de Design, além do papel desta atividade projetual na sociedade contemporânea.


Linhas de Pesquisa

Design, Moda e Inovação

Design, Tecnologia e Educação


Objetivos

O curso tem por objetivo desenvolver bases teórico-metodológicas que possibilitem a compreensão dos processos de formação e de atuação profissional dos designers, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores conscientes de sua responsabilidade social.


Duração

O estudante deverá integralizar 27 créditos correspondentes a disciplinas obrigatórias, 3 Créditos referentes ao estágio docente obrigatório e 6 créditos para elaboração da Dissertação. O curso tem a duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. O primeiro ano é dedicado ao cumprimento dos créditos em disciplinas e seminários, distribuídos ao longo de três trimestres. Até o final do primeiro ano, o acadêmico deverá ter sido aprovado em Exame de Proficiência em Inglês. O segundo ano será reservado ao estágio docente obrigatório, ao exame de qualificação e à elaboração e defesa da Dissertação.

Dias e Horários

Quintas-feiras, das 19h às 22h30min.

Sextas-feiras, das 8h às 11h40min e das 13h30min às 17h00min.



Valor

24 x R$ 1.960,00

Processo seletivo Discente

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017
ADENDO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Processo seletivo Docente

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017

Documentos/Formulários

Formulário de Autorização para Banca - Orientador
Formulário de Solicitação de Banca - Aluno
Formulário de Homologação da Versão Final
Termo de Autorização para Biblioteca
Procedimentos para entrega da Versão Final

Docentes

Coordenadora:

Profa. Dra. Carla Pantoja Giuliano

Doutora em Design e Comunicazione Multimediale

Linha de Pesquisa: Design, Moda e Inovação

Contato: carla_giuliano@uniritter.edu.br


Coordenador Adjunto:

Prof. Dr. André Luís Marques da Silveira

Doutor em Informática na Educação

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: andre_silveira@uniritter.edu.br


Docentes Permanentes:

Prof. Dr. André Luís Marques da Silveira

Doutor em Informática na Educação

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: andre_silveira@uniritter.edu.br


Profa. Dra. Anne Anicet Ruthschilling

Doutora em Design

Linha de Pesquisa: Design, Moda e Inovação

Contato: anne_anicet@uniritter.edu.br


Profa. Dra. Carla Pantoja Giuliano

Doutora em Design e Comunicazione Multimediale

Linha de Pesquisa: Design, Moda e Inovação

Contato: carla_giuliano@uniritter.edu.br


Prof. Dr. Cesar Steffen

Doutor em Comunicação Social

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: cesar_steffen@uniritter.edu.br


Profa. Dra. Fabiane Wolff

Doutora em Engenharia de Produção

Linha de Pesquisa: Design, Moda e Inovação

Contato: fabiane_wolff@uniritter.edu.br


Profa. Dra. Lizandra Stechman Quintana Kunzler

Doutora em Comunicação e Informação

Linha de Pesquisa: Design, Moda e Inovação

Contato: lizandra@uniritter.edu.br


Prof. Dr. Luís Folle

Doutor em Metalúrgica e Materiais

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: luis_folle@uniritter.edu.br


Profa. Dra. Marina Bortoluz Polidoro

Doutora em Artes Visuais

Linha de Pesquisa: Design, Moda e Inovação

Contato: marina_polidoro@uniritter.edu.br


Prof. Dr. Vinícius Gadis Ribeiro

Doutor em Computação

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: vinicius@uniritter.edu.br


Prof. Dr. Wilson Pires Gavião Neto

Doutor em Computação

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: wilson_gaviao@uniritter.edu.br


Docentes Colaboradores:

Prof. Dr. Heli Meurer

Doutor em Informática na Educação

Linha de Pesquisa: Design, Tecnologia e Educação

Contato: heli_meurer@uniritter.edu.br



Projetos

Professor responsável: André Luis Marques da Silveira
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo coletar, tratar e analisar as dissertações dos cursos de Mestrado em Design no Brasil, produzidas durante o período de 2003 até 2013, de maneira a verificar como foram elaborados esses trabalhos acadêmicos. O estudo será realizado por meio da técnica de análise de conteúdo. Num primeiro momento, as informações coletadas serão cadastradas em uma base de dados para identificação do título do trabalho, do nome do estudante, a temática da pesquisa, o(s) problema(s) de pesquisa, a justificativa da pesquisa, os objetivos gerais e específicos, a(s) metodologia(s) científica(s) e de projeto adotadas, o referencial teórico utilizado, dentre outras questões pertinentes à estrutura de uma dissertação. Após, os dados coletados do corpus do trabalho serão agrupados segundo o critério lexical (sentidos próximos ou sinônimos) para extração/identificação de informações, tais como: termos recorrentes, autores e obras mais requisitados, conteúdos trabalhados, linhas de pesquisas, dentre outros critérios ainda por identificar. A categorização deve possuir as seguintes qualidades: exclusão mútua, homogeneidade, pertinência, objetividade e produtividade. As informações geradas com esse estudo fornecerão um panorama da produção dissertativa dos cursos de Mestrado em Design no Brasil. Também irão subsidiar a ação pedagógica de orientação dos professores do curso de Mestrado em Design do centro Universitário Ritter dos Reis, quanto à organização e desenvolvimento das futuras pesquisas na área, em especial na definição de temas, problemas e na produção de um tipo de conhecimento denominado de estado da arte, diante da constatação da existência de lacuna neste tipo de investigação.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Professor responsável: Anne Anicet Ruthschilling
Descrição: A presente pesquisa versa sobre as principais estratégias sustentáveis de confecções brasileiras para sua diferenciação num mercado que é altamente competitivo. Para tal, serão traçadas as principais rotas estratégica e tecnológica idealizadas para o setor num horizonte de médio e longo prazo, para os quais se faz necessário investir em customização em massa, automatização das etapas de produção e utilização de tecnologias de informação e comunicação, e novas visões em relação aos processos de produção, dentre outras ações, com o intuito de integrar a cadeia com menor impacto ambiental.
Linha de pesquisa: Design, Moda e Inovação
Descrição: A presente pesquisa versa sobre o resgate de excedentes da produção de malharias retilíneas (tricôt) da Região da Serra Gaúcha visando a criação de novas peças de moda na busca por produtos mais sustentáveis. Para tal, serão analisados tanto os tipos de peças excedentes de uma produção, sejam elas com defeitos ou não para, posteriormente, transformá-las em peças com design atemporal e com qualidade funcional; ou ainda resgatar resíduos de malharias para serem usados tanto como estrutura, quanto como matéria-prima para recursos de embelezamento com novas tecnologias a serviço do design.
Linha de pesquisa: Design, Moda e Inovação
Professor responsável: Carla Pantoja Giuliano
Descrição: O projeto tem como fio condutor as obras de revitalização do Cais Mauá, na cidade de Porto Alegre, que visam a transformação desta importante área do centro histórico da cidade, há décadas abandonada e em adiantado processo de degradação. O que nos levou a estudá-lo foi o grande poder transformador que esta revitalização pode causar sobre o desenvolvimento urbano da cidade. Procurando entender a real importância desta transformação, buscamos, em primeiro lugar, referências em fontes históricas na tentativa de entender a importância que este porto, que já ocupou a posição de maior porto fluvial do Brasil, teve para a formação da cidade e para a sua consolidação como liderança regional. Buscamos, igualmente, estudar transformações similares acontecidas em outras cidades, tanto no Brasil, como no exterior, analisando seus resultados. A seguir, baseados nesta conscientização e na percepção da importância do que estava para acontecer, chegamos à concepção de qual poderia, ou deveria, ser o nosso papel, como centro gerador de conhecimento, neste processo.
Linha de pesquisa: Design, Moda e Inovação
Descrição: Este projeto de pesquisa busca compreender a influência da cultura no design e as práticas do designer em relação às questões culturais, os processos dinâmicos e as particularidades da potencialidade evolutiva do sistema de design, entender o fenômeno do Cross-Cultual Design como uma estratégia de inovação. O projeto mantém estreita relação com a disciplina Educação para o Projeto Criativo, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design do Uniritter.
Linha de pesquisa: Design, Moda e Inovação
Professor responsável: César Steffen
Descrição: Os dispositivos Android apresentam uma grande variação no formato e definição das telas. Ao contrário do principal concorrente, Apple, cujo sistema IOS é instalado apenas no dispositivos produzidos pela marca, o que garante a padronização nas telas e interfaces, o sistema Android pode ser utilizado por vários fabricantes de dispositivos móveis diferentes, que definem formatos e padrões de tela para os seus dispositivos móveis, sejam tablets ou celulares. Isto impacta diretamente no projeto de design das telas de um aplicativo para o sistema Android, uma vez que deve prever e antecipar esta diversidade de formatos, buscando ofertar a melhor experiência para o usuário. O design responsivo busca ofertar respostas a tais problemas, ofertando técnicas que possibilitam elaborar telas que ofereçam para o usuário uma excelente experiência de visualização, contato e interação em uma ampla variedade de dispositivos diferentes. Usando o conceito de grade fluída, e focando na proporção e percentual dos elementos, não em dimensões específicas, o design responsivo busca eliminar ou minimizar ao máximo os problemas oriundos da variedade de telas. Tendo este cenário em vista, esta pesquisa foca em compreender as etapas de projeto necessárias para a construção der um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android, de forma a obter a melhor resposta do usuário, através do design responsivo. Objetiva com isto analisar as especificações de projeto necessárias para o desenvolvimento de aplicativos em dispositivos móveis com sistema Android. Para tanto, busca sua base metodológica no estudo de caso descritivo, não somente pela novidade representada pelos aplicativos para dispositivos móveis e pela amplitude e flexibilidade na análise ofertada por tal instrumento, mas principalmente de forma a descrever o comportamento e os resultados gerados pelos aplicativos nas diferentes telas. Assim, serão selecionados, aleatoriamente, cinco (5) aplicativos em português, que possuam suporte para diferentes versões do Android que estejam disponíveis na Play Store, loja de aplicativos do Android, gratuitamente. Estes aplicativos serão instalados em, pelo menos, três (3) diferentes dispositivos, sendo um deles obrigatoriamente um tablet. Serão capturadas as principais telas de cada um dos aplicativos em todos os dispositivos envolvidos, de forma a construir um banco de imagens que apresente as variações dos elementos visuais e textuais envolvidos nas diversas telas, permitindo a observação das diferenças geradas pela variação dos dispositivos, bem como as ações, estratégias e resultados da aplicação do design responsivo. Compostos por uma série de elementos visuais e textuais, como fundo, textos, texturas, botões, cores, luzes, etc., a análise das telas tem nos conhecimentos da Gestalt o seu suporte na leitura da relação dos elementos visuais presentes nas telas dos aplicativos e em sua variabilidade nos diversos dispositivos. Também conhecida como psicologia da forma, as teorias da Gestalt demonstram que o todo é maior que a soma das partes que a constituem, porém cada elemento contribui para a percepção deste todo. Assim, é preciso olhar as partes dentro de seu contexto, de modo a compreender seu papel neste todo. E, assim, observar como o todo se comporta. A Gestalt elege uma série de regras e princípio universais de percepção. Os fatores de equilíbrio, clareza e a aplicabilidade de uma peça gráfica neste caso, a tela do aplicativo - ou de qualquer manifestação visual constituem para o ser humano uma necessidade, e por isso são considerados indispensáveis na formação de imagens logo, das telas. Equilíbrio, clareza, contraste, figura-fundo e pregnância visual são os elementos em foco para a análise da estrutura de percepção de construção do aplicativo, que permitirão a interpretação dos elementos.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Descrição: O rótulo de um produto é um dos principais objetos de identificação do público consumidor, sendo um canal de comunicação da empresa com seus mercados. O rótulo desempenha um papel essencial na identificação e na decisão de compra do consumidor, pois identifica a marca, o estilo e as características físicas, funcionais do produto, muitas vezes refletindo estilos, gostos, cultura e expectativas do público-alvo. Assim, esta pesquisa investe em identificar o impacto do projeto de design gráfico na comunicação da embalagem através dos rótulos, tendo por amostra inicial os rótulos das cervejas artesanais gaúchas, buscando identificar se estabelecem relação com o público local através de aplicação, manipulação e exposição de elementos gráficos e visuais regionais. Tendo como premissa que os rótulos são canais de comunicação do produto, organizando signos verbais e não-verbais para criar elementos persuasivos, toma inicialmente da análise semiótica os elementos para a análise. Conforme os estudos da semiótica, a marca e o rótulo podem ser caracterizados, cada um, como um gênero do discurso formado por vários subsistemas semióticos, onde imagens, cor, formas, tipos e letras e textos se articulam na geração do sentido, cuja função é chamar a atenção e persuadir, despertando o desejo do consumidor. Assim, será efetuada uma análise estético-funcional dos rótulos, tendo referência nos estudos da semiótica moderna, especialmente Lúcia Santaella, levando em consideração três pontos de vista fundamentais e complementares: a análise qualitativo-icônica, a análise singular-indicativa e a análise a convencional-simbólica, de onde emergem os padrões de design gráfico, bem como os comportamentos e padrões gostos a que estes designs atendem. Será utilizada também, em um segundo movimento de análise, o prisma de identidade de Kapferer (2005), que desenvolve seis dimensões de análise da marca em sua relação com o consumidor, sendo estas a física, a personalidade, a cultural, a de relação, o reflexo do consumidor, e a mentalização. Finalmente, como última etapa, e tendo por intenção a validação final das análises efetuadas, serão comparados os resultados obtidos na análise semiótica e na análise funcional, inserindo o rótulo em uma escala gráfico-visual composta pela relação com a cultural local, regional, nacional ou global, ofertando os resultados objetivos.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Professor responsável: Fabiane Wolff
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar Analisar a inserção da Gestão de Design nas empresas do Rio Grande do Sul através do aprofundamento dos conhecimento das dimensões que compõe suas três características base: processo, competência e estratégia. Através de uma análise sistemática a publicação da área será compilada e através de pesquisa de campo empresas serão analisadas. Nesta segunda etapa entrevistas utilizando os instrumentos da SAGD buscará analisar dados sobre aplicabilidade, fragilidades, barreiras de entrada do pesquisador bem como oportunidades e benefícios provenientes da aplicação dos instrumentos da SAGD e da viabilidade do modelo em termos gerenciais. Os resultados contribuirão para a validação dos instrumentos, bem como para a compreensão mais aprofundada sobre a Gestão de Design nas empresas do RS.
Linha de pesquisa: Design, Moda e Inovação
Professor responsável: Heli Meurer
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar como a utilização de um sistema de gerenciamento de projetos e de recomendação de conteúdos, configurado de acordo com o Projeto E como modelo de aprendizagem baseada em projetos (ABP), pode apoiar o processo de aprendizagem dos alunos através da investigação e do planejamento de produtos. Para isso, pretende-se realizar um estudo sobre as características estruturais e didáticas da aprendizagem baseada em projetos, verificar de que maneira as tecnologias da informação e comunicação podem apoiar a ABP e como recomendações de conteúdos podem incitar os alunos a ampliar suas investigações. Além disso, pretende-se também analisar os diferentes pontos de vistas sobre procedimentos metodológicos no design e identificar divergências e pontos em comum. Após a realização da revisão bibliográfica, a metodologia projetual, denominada projeto E (Meurer e Szabluk, 2012) será configurada como modelo ABP e com base nisso, será desenvolvido um sistema de gerenciamento e planejamento de projetos acadêmicos com dispositivo de recomendação de conteúdos. Por fim, será realizado um experimento prático com o uso do sistema para verificar a influência no processo de aprendizagem. Para obter os dados, serão aplicados questionários e organizados grupos focais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Professor responsável: Luis Fernando Folle
Descrição: A prototipagem rápida (PR) se refere a um conjunto de tecnologias de fabricação capaz de construir rapidamente objetos tridimensionais pela adição ou subtração sucessiva de finas camadas. Outro estudo que ganhou força nos últimos anos através do uso de tecnologias de PR por adição, foram a fabricação de protótipos através das tecnologias de moldagem por injeção, chamada de Ferramental Rápido. Os processos de fabricação que usam as tecnologias de moldagem por injeção são fortemente ligados à produção em massa, pois os moldes geralmente tem um custo elevado que deve ser diluído no preço do produto feito em larga escala. Isso dificulta a produção de pequenos lotes. As tecnologias de Ferramental Rápido podem ser uma solução para esse caso, no entanto o tempo associado a essas tecnologias são elevados por ser necessário a fabricação do molde em algum momento do processo. Entretanto, uma nova tecnologia de PR está sendo estudada, chamada de Estampagem Incremental (EI) que é baseada em um processo de fabricação de mesmo nome que vem ganhado força em aplicações para produção de protótipos feitos com chapas metálicas. Nesse sentido a EI pode ser uma solução rápida e barata principalmente para a obtenção de protótipos funcionais feitos por polímeros termoplásticos. Isso representa uma inovação no processo de desenvolvimento de produto associado ao curso de Design. O principal uso dessa tecnologia está em produtos feitos com espessuras pequenas, como embalagens diversas. O objetivo da presente pesquisa é fazer um estudo sobre o processo de Estampagem Incremental de polímeros como sendo um novo tipo de tecnologia de Prototipagem Rápida que é baseada no processo de conformação de material, diferente dos processos já existentes de remoção ou adição de material. Testes práticos serão feitos para avaliar a aplicabilidade da EI para polímeros.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Professor responsável: Marina Bortoluz Polidoro
Descrição: Estudo dos Documentos de Trabalho em arte e de suas possibilidades metodológicas na análise de uma produção em poéticas visuais.
Linha de pesquisa: Design, Moda e Inovação
Descrição: Estudo dos documentos de trabalho, projetos e referências como suporte para análise de uma produção artística. Vinculado ao grupo de pesquisa Dimensões artísticas e documentais da obra de arte.
Professor responsável: Vinicius Gadis Ribeiro
Descrição: Diversos problemas de projetos em área que dependem de Projetos para geração de conhecimento e solução de problemas reais em especial, em Design, Computação, Arquitetura e Engenharia - frequentemente preveem relações de causa e evento. Diversas são as possíveis causas seja para questões de sucesso, como de fracasso de um projeto. Considerando-se a natureza dessas causas, podemos considerar aspectos que envolvem tecnologia, atores, metodologias, geração de conhecimento, cultura, mercado, fenômenos naturais, comunicação, educação, criatividade, processo criativo, geração de soluções, formas de definição de espaço de problema x solução, simulação, emprego de modelos, processo de pesquisa aplicada, modelos de utilidade, propriedade intelectual, invenção etc. O foco inicial do presente projeto, considerando-se que uma das formas mais economicamente viáveis de se obter dados para essas relações, informações e mesmo resultados que possibilitem a tomada de decisões de projeto - assim como também para realizar o levantamento de requisitos de projetos - se dá pelo uso de modelos. Assim, os modelos podem ser empregados para verificar o comportamento de determinado produto em certos fenômenos; para identificar valores limites de materiais ou estruturas em situações extremas; etc. Assume-se que modelos são abstrações da realidade, nos quais se desconsideram aspectos não relevantes para determinada situação ou momento, e se concentram naqueles em que há elevada importância. Por vezes, modelos são desenvolvidos empiricamente. Contudo, há estudos buscando a formalização de modelos de forma a construir teorias robustas. A teoria dos modelos conforme Ziegler ( ZEIGLER, PRAEHOFER & KIM, 2000) levanta dois aspetos ortogonais na teoria: os níveis de especificação de sistemas, nos quais nos concentramos em descrever como os sistemas funcionam, e quais são os mecanismos os fazem funcionar no modo como o fazem; e os formalismos de especificação de sistemas, que compõe os chamados estilos de sistemas ? os quais podem ser discretos ou contínuos ? no qual os modeladores podem empregar para construir modelos de sistemas. Assim, pode-se entender que há uma nítida distinção entre a estrutura do sistema e o comportamento do sistema. Contudo, o nível de conhecimento do sistema pode possibilitar o emprego de diversas outras tecnologias para obtenção de soluções para representação de problemas decorrentes de fenômenos naturais. O projeto empregará o formalismo dos Sistemas de Especificação por Equações Diferenciais, tendo em vista os tipos de problemas a serem modelados e simulados. Os modelos matemáticos desses problemas comuns em Ciência e em áreas em que se dedicam a Projetos, como Design, Engenharia ou Computação compõem-se de sistemas de equações diferenciais ordinárias ou parciais. Assim, grosso modo, pode-se dizer que computação científica nesses modelos torna-se a solução computacional de equações diferenciais. Contudo, pode-se observar a aplicação desse tipo de solução em outras áreas, como Pesquisa Operacional, Economia e outras. Em diversos problemas, buscam-se soluções que promovam a redução de dados, otimização não linear e outras técnicas matemáticas cada vez mais incrementando o nível de detalhamento do modelo e aproximando o comportamento de seus dados do comportamento real. Diz-se, então, que o modelo se aproxima da realidade ou de uma solução mais exata. Deve ainda ser considerado que novas tecnologias fornecem quantidades cada vez maiores de dados, assim como dados mais acurados e detalhados. É o caso, por exemplo, de satélites que orbitam a Terra, no qual se ampliou a habilidade humana de realizar medições mais rapidamente do que a habilidade de absorver o significado desses dados. Em diversas situações, deve-se ter o dinamismo e eficiência para obter dados que possibilitem a tomada de decisão eficiente.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Descrição: O projeto propõe o estudo de metodologias de pesquisa empregadas na área de Design, e seu impacto na geração de conhecimento. Dessa forma, aspectos anteriores ao projeto de pesquisa, durante o processo de pesquisa e posteriores ao projeto de pesquisa devem ser considerados para análise. A área de Design é atuante em investigação, gerando grande quantidade de produção científica, seja na forma de patentes, sejam na forma de processos, artigos publicados em periódicos, trabalhos completos publicados em anais de eventos, etc. Dessas produções, algumas são publicadas em periódicos de elevada qualidade. É esperado que um dos motivos de aceitação de publicação deva-se ao forte rigor metodológico, portanto, vinculado ao emprego correto e preciso de um método de pesquisa. Diversas são as técnicas para identificar a geração de conhecimento e como ela se dá. O objetivo principal é identificar quais são, dentre as metodologias tradicionais (estudo de caso, experimentação, enquetes, simulação, etc.), as que são aderentes a projetos de pesquisa em Design e como essas metodologias são empregadas no Design, além de buscar identificar outras metodologias empregadas na área. Para tanto, serão realizados levantamentos no resultado de projetos de pesquisa de sucesso, ou seja, por meio de análise de periódicos de elevada qualificação. A primeira fase contempla verificar a geração de conhecimento e diversas outras relações por meio das técnicas de mineração de dados.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Professor responsável: Wilson Gavião Pires Neto
Descrição: A compreensão de demandas, hábitos e preferências de consumidores é uma etapa importante no processo de desenvolvimento de produtos ou serviços que buscam valor pela inovação. Com baixo custo e de forma abundante, a internet oferece riqueza de dados e configura-se atualmente como uma fonte de recursos voltada à extração de conhecimento sobre padrões de comportamento de consumidores. Da mesma forma, e decorrente da crescente digitalização de processos, empresas produzem grandes volumes de dados provenientes de suas atividades rotineiras, incluindo setores estratégicos ligados ao relacionamento com clientes. Este contexto traz novos recursos para o design, caracterizando-se por dados que chegam rapidamente e abrangem muitos consumidores, contrastando com uma abordagem tradicional em que testes são centrados em pequenos grupos de consumidores ou em um especialista em design. Este projeto propõe detectar padrões de comportamento de usuários em ambientes virtuais através de técnicas de mineração de dados, prestando suporte para o design na tarefa de determinar as características do usuário para o qual o produto/serviço será projetado. Da mesma forma que consumidores revelam suas demandas ao navegar em lojas virtuais, estudantes produzem dados/rastros ao interagir com ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), gerando uma nova, massiva e promissora fonte de dados que pode ser útil à compreensão de como se dá o aprendizado. Deste modo, como uma área de aplicação deste projeto, especial atenção é dada à educação, buscando-se prover apoio ao que se pode definir como design centrado no estudante. Como principais resultados incluem-se a detecção de padrões de comportamento de estudantes que tendem a evadir e/ou apresentar baixo desempenho acadêmico.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação
Descrição: Este plano de pesquisa visa promover o desenvolvimento de pesquisa em computação aplicada e a transferência tecnológica de metodologias desenvolvidas na academia, relativas a um conjunto de métodos e técnicas da área de Inteligência Artificial, voltadas aos processos de Descoberta do Conhecimento em Bases de Dados e Mineração de Dados, incentivando assim a sua utilização em nível comercial em setores específicos da economia, tais como energia e processos de produção de bens e serviços. A intenção não é somente motivar o uso de tais tecnologias pela indústria, mas também fazer com que a proximidade com problemas reais exija da academia a necessidade de realização de pesquisas avançadas que conduzam à extensão das técnicas já existentes e a criação de soluções inovadoras promovendo o desenvolvimento científico e a geração de recursos humanos qualificados, atendendo acrescente demanda crescente do mercado por profissionais qualificados.
Linha de pesquisa: Design, Tecnologia e Educação.

Discentes

2016
Fabiana da Silva Lautert – http://lattes.cnpq.br/4166585816930138
Laura Felhauer Toledo – http://lattes.cnpq.br/0758863317779829
Rafael Peduzzi Gomes – http://lattes.cnpq.br/1618744332561036
Sílvia Froemming Pont – http://lattes.cnpq.br/6169506514509991
Gabriel Guimarães Rymsza – http://lattes.cnpq.br/0357554763313389
Juliana Lunkes Schmitt – http://lattes.cnpq.br/5341960320899120
Márcio Gomes dos Santos - http://lattes.cnpq.br/0788248491634194

2015
Bárbara Vial Polidori Backes http://lattes.cnpq.br/0618644568627397
Juliana Figueiró Ramiro http://lattes.cnpq.br/0054897360018100
Lilian Landvoigt Da Rosa http://lattes.cnpq.br/7725798685047410
Lydia Helena Wöhl Coelho http://lattes.cnpq.br/6450687774101442

2014
Gabriela Würzius Zambenedetti http://lattes.cnpq.br/1416328690028116
Natalia Braulio Dos Santos http://lattes.cnpq.br/1438921725093121
Nicole Saretta Tomazi Verdi http://lattes.cnpq.br/8803951854564475
Priscila Lutz Fraga De Oliveira http://lattes.cnpq.br/9254176089702431

2013

Egressos

2015

ANA CAROLINA LEAL TRAVA DUTRA
Título: Um Framework para Design Participativo com Foco em Desenvolvimento de Produtos para Animais de Estimação
Orientador: Prof. Dr. Vinícius Gadis Ribeiro
Resumo: O presente trabalho apresenta a aplicação de um framework de design participativo com foco em projetos para animais de estimação, realizado através do ponto de vista dos tutores, com o envolvimento dos mesmos dentro do processo de design. A metodologia foi baseada no framework dos autores Elizabeth Sanders, Eva Brandt e Thomas Binder do artigo, A Framework for organizing the tools and techniques of Participatory Design (2010), com objetivo de construir um framework de design participativo de produto para animais de estimação. Esse framework foi validado através do projeto de avaliação de um produto para uso pós-cirúrgico em animais, chamado Colar Confortinho. O estudo contou com 10 duplas de participantes, animal e tutor, que passaram por uma sessão individual onde, durante 3 dias, relataram e registraram a experiência com o produto. Logo em seguida, os participantes estiveram presentes em uma sessão em grupo, onde participaram da tomada de decisão dentro do processo de design.
Palavras-chave: projeto de produto, design participativo, animais de estimação.

ALEXSANDRO FUNCK RAMIRES
Título: A imagem e a tecnologia digital: uma análise projetual da construção das narrativas fotográficas de moda
Orientador: Prof. Dr. Vinícius Gadis Ribeiro
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as Narrativas Fotográficas de Moda, técnica de linguagem utilizada pela fotografia, cinema, quadrinhos, literatura, entre outras áreas, como uma ferramenta para contar histórias visuais do imaginário e sua aplicabilidade na fotografia de moda contemporânea. Para tanto, propõem-se analisá-la a partir de dois eixos principais, a Imagem e Tecnologia Digital e a Construção Projetual da Fotografia de Moda, tendo como aporte metodológico a análise qualitativa de Graham Gibbs (2008). A fundamentação teórica foi composta pelas noções de Fotografia de Moda, sua intersecção com a Moda e com as Narrativas Visuais, Estética da Fotografia de Moda, Imagem e Tecnologia Digital e a Construção Projetual da Fotografia de Moda, que contarão com as reflexões dos pensadores François Soulages, Roland Barthes, Jacques Aumont, Cristiane Mesquita e Vilém Flusser. Para a compreensão da fotografia de moda, a partir de sua linguagem, funções e aplicações, as reflexões feitas a partir de Jacques Aumont, Claudio Marra, Charlotte Cotton e Joan Fontcuberta foram os balizadores desta pesquisa. A análise e as aplicação das Narrativas de Moda serão feitas a partir das reflexões de Jacques Aumont e Martine Joly.
Palavras-chave: Fotografia de Moda; Moda; Narrativas de Moda; Estética;
Poética; Linguagem Fotográfica; Artes Visuais; Design.

ANTÔNIO CELSO MARQUES DORNELLES
Título: Inovação tecnológica no projeto de gemas do rio grande do sul destinadas a produção de joias: o estudo qualitativo de empresas gaúchas para o aproveitamento de pedras preciosas
Orientador: Prof. Dr. Vinícius Gadis Ribeiro
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de analisar a inovação tecnológica aplicada às gemas (pedras preciosas) destinadas à produção de joias em duas realidades do Rio Grande do Sul, sob a ótica da evolução tecnológica por Arthur (2010) e Basalla (2009). No primeiro momento, a análise foi conduzida em algumas empresas do maior polo de transformação de minerais do Estado – cidade de Soledade – e posteriormente, em uma empresa de joias da cidade de Gaurama. Usa-se como método de pesquisa o estudo empírico qualitativo baseado na teoria de Gibbs (2009), processo que busca analisar, através de observações, coleta de dados, entrevistas e demais consultas in loco, um modo de obter informações das duas partes pesquisadas para, desta forma, efetuar o cruzamento dos resultados e compreender, posteriormente, de que modo a inovação tecnológica interfere nos resultados da produção e no melhor aproveitamento das pedras preciosas destinadas à produção de joias. Dado que o Rio Grande do Sul é um dos grandes produtores de pedras preciosas do Brasil, é importante entender como esse setor se desenvolve e quais os fatores relevantes para a melhoria das riquezas minerais aqui existentes. Dos dados verificados neste trabalho de pesquisa observa-se que, no geral, as empresas de Soledade ainda utilizam a tecnologia tradicional, porém em fase de melhoramento e em busca de inovação. Já a empresa de Gaurama, destaca-se pela pesquisa e o grande interesse no desenvolvimento e investimento em inovações tecnológicas que favoreçam o aproveitamento das gemas destinadas à produção de joias.
Palavras-chave: Inovação tecnológica. Teoria evolucionista da tecnologia. Gemas. Joias. Empresas. Rio Grande do Sul.

BIBIANA SILVEIRA HORN
Título: Uma Análise da Pesquisa em Design de Moda no Brasil a partir de Periódicos da Área
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Gadis Ribeiro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o panorama geral acadêmico da Moda no Brasil - em especial, em métodos de pesquisa -, a partir de periódicos brasileiros da área de moda. Considerou-se relevante caracterizar academicamente o campo do design de moda, como também obter outras informações sobre temáticas pesquisadas, instituições de ensino de maior produção, entre outros. A pesquisa utilizou como unidade de análise os artigos completos publicados em periódicos acadêmicos de design de moda do intervalo de outubro de 2007 até julho de 2013, considerando-se apenas periódicos em circulação cadastrados na WebQualis da CAPES - na área de Arquitetura e Urbanismo. Metodologicamente, tratou-se do emprego de recursos de mineração de dados para realização de análise sistemática, uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados dos artigos foi utilizada a técnica de categorização, e posteriormente algumas técnicas de mineração de dados para obtenção dos resultados. Ao final, foram obtidas informações que apresentam um panorama geral do resultado das pesquisas em design de moda publicadas em periódicos brasileiros nessa área.
Palavras-chave: Epistemologia do Design de Moda. Análise Sistemática. Mineração de Dados.

CÍNTIA REGINA RODRIGUES GONÇALVES
Título: Design e inclusão: proposta de diretrizes de acessibilidade para projeto de material didático de matemática para deficientes visuais
Orientador: Prof. Dr. Noeli Reck Maggi
Coorientador: Prof. Dr. André Luis Marques da Silveira
Resumo: O presente trabalho é uma investigação nas áreas do design e da educação e seu tema central é a proposta Diretrizes de acessibilidade para projetos de material didático de matemática para deficientes visuais. A abordagem tem suporte em pesquisas de campo realizadas por designers, professores e profissionais da área da saúde, bem como nas bases legais referentes aos deficientes visuais. Também, verifica o referencial teórico desenvolvido por Maria Montessori e Jean Piaget, pelo fato de justificar o uso de material concreto com crianças. Quanto à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica e depois foram selecionadas as ideias mais relevantes dos documentos revisados, tendo como referência o objetivo central desta investigação. Após a seleção de ideias, foi realizada uma descrição analítica das mesmas e, a partir daí, foram elaboradas as Diretrizes de Acessibilidade para Projeto de Material Didático de Matemática para Deficientes Visuais. Essa proposta busca orientar o campo do design para adequar cada vez mais o material didático de matemática adaptado para portadores de deficiência visual, por meio de estudos, orientações e reflexões.
Palavras-chave: Design. Material Didático. Diretrizes de acessibilidade. Deficiência visual. Design Inclusivo.

DANIELA PETTER
Título: Consumo de calçado: conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de calçados de salto para mulheres com idade acima dos 45 anos
Orientador: Prof. Dr. Fabiane Wolff
Resumo: O tema central desta dissertação é analisar a visão das mulheres maduras sobre o uso do calçado feminino como instrumento para traçar um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de calçados de salto. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral elaborar um conjunto de diretrizes de projeto para o desenvolvimento de calçados de salto para mulheres gaúchas, com idade acima dos 45 anos. Para tanto, a fundamentação teórica apresenta três temáticas centrais: sociedade e consumo, comportamento do consumidor maduro e calçado feminino e, na sequência, uma análise sistemática que busca explorar o conhecimento no âmbito acadêmico dentro do universo proposto na amostra. O método para o levantamento bibliográfico foi exploratório, e para a coleta de dados foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo por levantamento – survey. A análise de dados foi realizada por meio de testes estatísticos não paramétricos. Os resultados indicam que o uso do calçado está, de algum modo, relacionado às características físicas, às situações do dia-a-dia, à aparência, ao nível de concordância dos descritores atribuídos aos calçados femininos e à percepção de conforto no uso. E, com base nos resultados, foi possível elaborar diretrizes básicas de projeto para o desenvolvimento de calçados de salto.
Palavras-chave: Diretrizes de projeto. Calçado feminino. Altura de salto. Mulheres gaúchas com idade acima dos 45 anos.

FABRIANO ACOSTA GONÇALVES ROCHA
Título: SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DO DESENHO À MÃO LIVRE NO ÂMBITO DA PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DE PROJETO
Orientador: Prof. Dr. André Luis Marques da Silveira
Resumo: Esta dissertação busca responder a questão de como se pode, mediante o ensino-aprendizagem do desenho à mão livre, em um contexto de preparação para a prática projetual, oferecer ao estudante de design, oportunidades de sensibilização estético-formal e de aproximação a processos de resolução de problemas. Pressupõe-se que, no âmbito da preparação para a prática projetual, o ensino-aprendizagem do desenho à mão livre deve promover a aquisição, pelo estudante de design, de um recurso de auxílio à geração e à comunicação de ideias. Entretanto, aqui se defende que, para que esse recurso seja realmente útil, faz-se indispensável relacioná-lo, desde o princípio, com metodologias projetuais. Nesse sentido, buscou-se, mediante investigação bibliográfica, identificar propriedades que caracterizam o desenho à mão livre enquanto recurso útil à projetação, habilidades requeridas pela mobilização do desenho à mão livre como ferramenta de assistência à geração e à comunicação de ideias, e técnicas de ensino-aprendizagem que podem favorecer a aquisição das habilidades de expressão gráfica requeridas pela atividade projetual. Considerados os objetivos da preparação para a prática de projeto, propõem-se parâmetros referenciados em metodologia projetual como forma de orientar a elaboração e a gestão de situações de aprendizagem do desenho à mão livre. Apresentam-se e se discutem modelos de situações problema e busca-se, face à oferta de um conjunto de situações elaboradas a partir desses modelos, avaliar o desempenho de um grupo de estudantes em sala de aula, a fim de se validarem os parâmetros utilizados na elaboração das situações de ensino apresentadas. Do ponto de vista da prática docente, pretende-se que as situações de ensino-aprendizagem registradas nesta dissertação cumpram o duplo propósito de servir como material de apoio ao professor que trabalha com o ensino do desenho à mão livre no âmbito da preparação para a prática projetual e, simultaneamente, servir como referência para a elaboração de outras situações-problema. A análise dos dados colhidos na etapa de verificação fundamentou uma interpretação referencial que sustenta a adequação das situações de aprendizagem do desenho à mão livre às necessidades específicas da preparação para a prática projetual.
Palavras-chave: Ensino do design. Preparação para a prática projetual. Sensibilização estético-formal. Geração e comunicação de ideias em projeto. Desenho à mão livre.

FLÁVIA PIMENTEL DUTRA
Título: Métricas para Design: a mensuração dos resultados oriundos da atividades e dos investimentos em Design nas empresas do Rio Grande do Sul
Orientador: Prof. Dr. Fabiane Wolff
Resumo: A Gestão de Design como estratégia nas empresas, tem conquistado espaço e não faltam publicações afirmando, a partir de pesquisas e levantamentos de dados com empresas, que o Design gera resultados positivos para essas. Entretanto publicações que mostrem métricas específicas para Design e como elas devem ser usadas são escassas e pouco precisas. Os motivos pelos quais o tema tem sido pouco explorado podem passar, por exemplo, pelo desinteresse dos designers em compreender profundamente seu papel nas empresas assim como, conhecer os objetivos das empresas para as quais exercem sua atividade, ou ainda a dificuldade dos gestores em reconhecer métodos que considerem o Design um investimento ou ativo intangível de forma que seja possível isolar suas contribuições e conhecer o resultado proporcionado. A presente dissertação procura mostrar a importância de esclarecer e desmistificar as métricas para design, buscando referencial teórico através de revisão bibliográfica e análise sistemática, as quais consideraram conceitos, análises, pesquisas, hipóteses e estudos de caso. Os argumentos foram reforçados através de uma pesquisa qualitativa, a qual entrevistou em profundidade, gerentes, gestores e coordenadores de Design nas empresas. O resultado final apresenta a percepção dos profissionais de Design que atuam nas empresas, no que se refere as formas de mensuração gerais, utilizadas nessas, a compreensão da sua participação nessas mensurações, bem como a existência, ou não, de métricas que mostram especificamente, os resultados oriundos dos investimentos em Design nas empresas.
Palavras-chave: Métricas. Gestão de Design. Investimentos em design.

JÉSSICA COSTA OLIVEIRA
Título: Avaliação sobre a utilização do design como parte da estratégia pelos gestores de marketing de empresas do segmento de moda do rio grande do sul
Orientador: Prof. Dr. Fabiane Wolff
Resumo: Esta dissertação busca verificar porque o design é utilizado como elemento estratégico entre os gestores de marketing, o design é uma ferramenta que vem destacando-se quanto utilizado como parte da estratégia. Assim esta pesquisa procura investigar o quanto os gestores de marketing estão familiarizados com os conceitos de design e se utilizam alguma metodologia da disciplina no momento da construção da estratégia de projetos. Esta dissertação esta dividida em dois momentos, no primeiro foi feita uma revisão bibliográfica sobre design e gestão e na sequência uma revisão sistemática sobre gestão de design para avaliar se os gestores de marketing utilizam os conceitos e metodologias do design como uma ferramenta de suporte para construção da estratégia dos projetos. No segundo momento desta pesquisa foram desenvolvidos estudos de casos múltiplos com dois gestores de marketing e dois líderes de projeto das equipes de criação e desenvolvimento de produto de duas empresas do segmento de moda do Rio Grande do Sul para verificar como e porque estes gestores utilizam os conceitos de design no desenvolvimento e gestão de seus projetos. Neste contexto, entende-se que este conhecimento é um diferencial, pois a aplicação do design de forma estratégica nas organizações reflete na melhoria dos resultados da empresa. Informação que será validada ao longo do trabalho. Como resultado deste estudo de casos múltiplos pode-se observar que os gestores de marketing entrevistados não utilizam o design como ferramenta estratégica na construção e gestão dos seus projetos. Um dos fatores observados é o porte das empresas estudadas, outro fator é a ausência de gestão de marca e de projetos de forma estruturada. O contexto apresentado pelas empresas é determinante para a compreensão de como as decisões estratégicas são definidas de forma empírica, embasadas puramente na experiência de mercado dos gestores, sem nenhum respaldo de ferramenta ou metodologia com embasamento teórico. Fica claro que os conceitos levantados ao longo da fundamentação desta pesquisa são eficientes quando o contexto organizacional é estruturado, com processos claros e papéis bem definidos, ou seja, empresas de grande porte.
Palavras-chave: Design como elemento estratégico. Gestores de Marketing. Gestão de Design.

LETÍCIA BARBOSA RIBEIRO
Título: Estudo sobre elementos projetuais de arquitetura e de design aplicáveis a uma unidade de recursos biológicos para atividade de biobancos em um ambiente hospitalar
Orientador: Prof. Dr. Márcia Santana Fernandes
Resumo: NÃO TEM DISSERTAÇÃO
Palavras-chave: NÃO TEM DISSERTAÇÃO

LUIZA GRAZZIOTIN SELAU
Título: A inserção do tema da sustentabilidade nas disciplinas dos cursos de graduação em design na região metropolitana de Porto Alegre – RS
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Libel Waldman
Resumo: Diante dos problemas ambientais existentes, da urgência por se trabalhar rumo a sustentabilidade e devido ao fato de que o design é responsável pelos mais variados produtos encontrados no mercado, este trabalho propõe a inserção das questões sobre sustentabilidade como tema que permeie todo O Ensino Superior de Design. O design se torna uma ferramenta a ser utilizada na busca pela sustentabilidade, pois é responsável por parte deste caos ambiental, gerado pela produção desenfreada e não projetada a partir da ótica da sustentabilidade. Para isso, parte de uma revisão bibliográfica acerca do ensino do design e da sustentabilidade, além de apresentar a relação entre as duas áreas. Valida-se em uma pesquisa de observação e análise de grades curriculares e ementas das disciplinas de graduações de design em Instituições do Rio Grande do Sul – Brasil. A partir da reflexão acerca dos dados obtidos e da verificação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Design, apresenta-se como resultado a proposta de ementas que abordem a sustentabilidade juntamente com indicação de bibliografia, no intuito de sugerir como as graduações de design poderiam ser mais voltadas à sustentabilidade.
Palavras-chave: Design, Sustentabilidade, Ensino

MANOELA LEAL TRAVA DUTRA
Título: A pesquisa acadêmica em design no rio grande do sul: aplicação de técnicas de mineração de dados como contribuição à revisão sistemática
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Gadis Ribeiro
Resumo: Este estudo se propõe apresentar o perfil da pesquisa acadêmica em design no Rio Grande do Sul através da utilização de técnicas de Descoberta do Conhecimento em Banco de Dados (KDD), processo que identifica relações e padrões em grandes bases de dados brutos. Para tanto, o referencial teórico concentrou-se em investigar a evolução do design, sua relação com a pesquisa científica e o panorama geral do ensino em design no Brasil. Também fez parte do corpo teórico a explanação do processo de Descoberta do Conhecimento em Banco de Dados, ainda recente no campo do design. A investigação se deu a partir da leitura das dissertações dos três programas de mestrado em design do estado, desde que disponíveis nas plataformas online de cada programa entre os anos de 2009 até julho de 2013. A análise dos dados coletados sugere, de forma genérica, que pesquisa acadêmica em design no estado, ainda que recente, apresenta constante crescimento, e espera-se contribuir para o estado da arte do design no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Pesquisa acadêmica. Pesquisa em Design. Análise sistêmica. Mineração de dados.

RICARDO MARQUES SASTRE
Título: Embalagem de consumo em papel cartão: categorias para avaliação da inovação no design e produção de embalagens
Orientador: Prof. Dr. André Luis Marques da Silveira
Resumo: Esta pesquisa propõe identificar critérios (fatores) para avaliação da Inovação no Design e Produção de embalagens de consumo em papel cartão, que possam ser empregados para auxiliar na identificação do tipo e intensidade do(s) fator(es) de inovação incidente(s). A abordagem metodológica adotada é qualitativa/descritiva e utiliza a técnica de pesquisa bibliográfica. Inicia com a verificação do que está sendo pesquisado sobre embalagem e inovação no Brasil, através da análise das dissertações e teses dos cursos de design recomendados pela CAPES. Em seguida, descreve os conceitos e teorias que abordam a produção de embalagem, a inovação e a sua aplicação no Design. Através destas etapas iniciais foi possível a composição dos critérios (fatores) utilizados para avaliação da inovação em embalagens. Por fim, foram selecionadas para análise as embalagens em papel cartão premiadas na categoria ouro pela ABRE em sua última edição, ocorrida em 2013. Através desta análise composto por critérios (fatores), foi possível mensurar a incidência de inovação (ausência ou intensidade do fator) no campo da embalagem de consumo em papel cartão.
Palavras-chave: Embalagem. Papel Cartão. Inovação. Avaliação da Inovação

TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE
Título: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES EM DESENHO NA FORMAÇÃO DO DESIGNER DE MODA
Orientador: Prof. Dr. Vinícius Gadis Ribeiro
Resumo: A crescente inserção da tecnologia em nosso cotidiano afeta todas as áreas do conhecimento e, no campo do Design, cada vez mais observamos a presença de ferramentas gráficas que acabam por reduzir ou substituir a prática do desenho manual. O presente trabalho realiza análise empírica de uma proposta de ensino que contempla um maior espaço para o desenho à mão livre como subsídio para o processo criativo, aplicada como prova de conceito em uma disciplina de projeto. Para tanto, descreve e avalia a experiência desenvolvida na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), na cidade de Pelotas-RS, em 2013, com um grupo de estudantes do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. A intervenção consiste em quatro práticas de desenho à mão livre orientado, aplicada ao processo de criação de um produto de moda, em uma disciplina de projeto. A dinâmica de trabalho do referido componente curricular simula uma situação real do mercado de trabalho. A prática proposta tem como metodologia a pesquisa-ação, realizada na forma de duas intervenções e foi realizada por meio de um procedimento experimental, de caráter qualitativo. Os instrumentos para a coleta de dados foram: análise documental de portfólios produzidos pelos estudantes; observações realizadas pela pesquisadora ministrante da disciplina para o grupo que realizou o experimento. A análise dos dados coletados indicou que houve apropriação adequada dos conhecimentos trabalhados, alcançando resultados satisfatórios pelos estudantes. Sendo assim, percebe-se que práticas de ensino, como expostas nesta pesquisa, podem contribuir para a melhoria no processo criativo em projetos.
Palavras-chave: Ensino em Design; Ensino de Moda; Estímulo à Criatividade em Projetos; Desenho à Mão Livre.

VINICIUS SILVEIRA MARTINS
Título: Competências em disciplinas de Projeto de Produto
Orientador: Prof. Dr. Fabiane Wolff
Resumo: Este trabalho discute as competências trabalhadas pelos professores de Design em disciplinas de Projeto de Produto. São investigadas as bases sobre o conceito de competência, consideran¬do que esta noção, neste trabalho, é abordada pela perspectiva da Administração e pela Educa¬ção; dessa maneira, a noção de competência será relacionada para a visão do Design. O recorte da pesquisa se limita ao curso de Design de Produto do Centro Universitário Ritter dos Reis. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com os professores de Projeto de Pro¬duto. Os resultados apresentados apontam as competências identificadas: representação gráfica, modelagem, expressão verbal, trabalho em equipe, empatia e autonomia.
Palavras-chave: Ensino de Design, ensino de Projeto de Produto e competências no Design.


Dissertações

BERNARDES, A. M.; RIBEIRO, VINICIUS GADIS; SILVEIRA, André; S.; GIULIANO, C. P.. KANSEIBOARDS: proposta de aplicação de fundamentos de Engenharia Kansei para a catalogação de referências criativas e construção de mood boards em mídia digital. Educação Gráfica (Online), v. 19, p. 44-62, 2015.
FERNANDES, Márcia Santana ; ASHTON-PROLLA, PATRÍCIA ; DE MORAES, LEONARDO STOLL ; MATTE, ÚRSULA SILVEIRA ; GOLDIM, JOSÉ ROBERTO ; MARTINS-COSTA, JUDITH . Genetic information and biobanking: a Brazilian perspective on biological and biographical issues. Journal of Community Genetics, v. 1, p. 1, 2015.
G.; BODMANN, B. E. J.; RIBEIRO, VINICIUS GADIS. Analytical solutions for water pollution problems using quasi-conformal mappings. Applied Mathematics and Computation, v. 264, p. 218-222, 2015.
HORN, BIBIANA SILVEIRA; RIBEIRO, VINICIUS GADIS; GAVIÃO, WILSON P.. A Pesquisa em Design de Moda no Brasil a partir de Periódicos da área: Tecnologia para Análise Sistemática. Estudos em Design (Online), v. 23, p. 13-24, 2015.
PETTER, D.; WOLFF, Fabiane. Requisitos para desenvolver calçados de salto para mulheres com idades superiores aos 45 anos. Modapalavra E-periódico, v. 15, p. 255-293, 2015.
RIBEIRO, E. G.; MOLZ, K.; RIBEIRO, VINICIUS GADIS; Guilherme; Manini, F.; G.. Gestão de Processos como metodologia para levantamento de requisitos na especificação de sistemas: o caso de uma Instituição de Ensino Superior. Negócios e Talentos, v. 12, p. 4-20, 2015.
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ROCHA, F. A. G.; SILVEIRA, A.; RIBEIRO, VINICIUS GADIS; SILVEIRA, S. R.. O desenho à mão livre no âmbito da preparação para a prática de projeto: parâmetros para o processo de ensino-aprendizagem. Educação Gráfica (Online), v. 19, p. 244-263, 2015.
SCHWENGBER, E. C.; Renato; RIBEIRO, VINICIUS GADIS. Avaliação subjetiva da criatividade em produtos da atividade projetual. Revista Educação (Guarulhos), v. 10, p. 61-77, 2015.
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DUTRA, M. L. T.; RIBEIRO, V. G.; GAVIAO, W.. Estudo sobre a pesquisa acadêmica em Design no Rio Grande do Sul: o emprego de técnicas de mineração de dados como contribuição à revisão sistemática. Estudos em Design (Online), v. 22, p. 98-114, 2014.
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Última edição: 27/12/2016 17:59:23

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