Relações Públicas

ONDE CURSAR
Campus Zona Sul Campus Zona Sul


O curso de Relações Públicas da UniRitter visa formar profissionais capacitados a gerenciar os relacionamentos entre as organizações e seus diferentes públicos. O currículo oferece disciplinas de pesquisa e planejamento voltados à gestão da imagem e da reputação tanto interna (da organização para com seus colaboradores) quanto externa (da organização para com a imprensa, comunidade, outras instituições).

Visão estratégica e sistêmica são competências exigidas pelo mercado especialmente num contexto de redes sociais mediadas pela tecnologia. Por isso, o aluno vivencia conteúdos relacionados ao ambiente digital com o desenvolvimento de projetos práticos em disciplinas como Relações Públicas Digitais.

Diferenciais UniRitter

  • Convênio com empresas que abrem espaço para o estudante vivenciar o mercado de forma real;
  • Único curso de Relações Públicas no país a ter um Conselho formado por segmentos do mercado com a finalidade de construir parcerias e qualificar ainda mais a formação do aluno. Integram o Conselho do curso: ABRH-RS, AMPRO, ABERJE, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Abracom, Abong, ABRP-RS/SC, Conrerp 4ª Região, CRA-RS e ABEOC;
  • Aprendizado na prática em uma Agência Experimental de Comunicação Integrada presente no Campus;
  • Incentivo aos intercâmbios com instituições da Rede de Universidades Laureate no exterior;
  • Incentivo às atividades complementares, eventos científicos e estágios, propiciando ao aluno uma maior vivência tanto acadêmica quanto profissional;
  • Corpo docente qualificado composto por mestres e doutores, com experiência de mercado tanto em organizações públicas como privadas;
  • Visitas técnicas e viagens de estudos com vistas à formação complementar.

Infraestrutura

Estúdio Fotográfico Lunara


Laboratórios de Áudio e Vídeo


Formulário de Reserva Laboratório de Vídeo

 
Relações Públicas Relações Públicas Relações Públicas Relações Públicas Relações Públicas Relações Públicas Relações Públicas Relações Públicas

Mercado de Trabalho

O profissional de Relações Públicas é responsável pela gestão da comunicação e do relacionamento entre as organizações e seus públicos. Comunicação Interna, Programas de Relacionamento com a comunidade, Assessoria e Relacionamento com a Imprensa, Gestão de Eventos e Produção Cultural estão entre as atividades deste profissional. Seu campo de atuação envolve desde a área pública (poderes executivo, legislativo ou judiciário) até empresas privadas e organizações sem fins lucrativos (ONGs, entidades de classe por exemplo).

Informações Legais

Duração do curso: 8 semestres - 4 anos


Estrutura Curricular
Currículos em curso em 2017/2

Clique aqui e veja a Grade Curricular deste curso.

BACHARELADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS - 60HRS
Código Disciplina Pré-Requisito
COM2002 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL -
COM2003 INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA -
COM2007 FUNDAMENTOS DO MARKETING -
COM2012 CIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO DIGITAL -
COM2102 CONCEITOS, TÉCNICAS E PRÁTICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS -
EAD2000 COMUNICAÇÃO -
COM2013 PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO -
COM2033 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO -
COM2057 REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I EAD2000
COM2058 LINGUAGEM AUDIOVISUAL -
EAD2002 HISTÓRIA SOCIAL DAS MÍDIAS -
EAD2005 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL -
COM2020 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR COM2007
COM2038 ASSESSORIA DE IMPRENSA COM2033
COM2059 REDAÇÕES EM RELAÇÕES PÚBLICAS II COM2057
COM2060 PÚBLICOS E OPINIÃO PÚBLICA COM2102
COM2076 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: LABORATÓRIO COM2102, COM2057
EAD2009 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL -
COM2016 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO -
COM2027 SEMIÓTICA -
COM2061 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA COM2020, COM2007
COM2062 REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS III COM2059
COM2063 GESTÃO DE RELACIONAMENTO E OUVIDORIA EAD2009
EAD2007 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS -
COM2064 PROJETO INTEGRADOR I: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO INTERNO COM2057, COM2059
COM2065 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EAD2007
COM2066 PESQUISA EM RP: QUANTITATIVA E QUALITATIVA -
COM2068 RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS -
COM2103 TEORIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS COM2016
EAD2003 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA -
COM2019 GESTÃO DA MARCA COM2020, COM2007
COM2069 ELETIVA I - (Optativa) -
COM2070 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTERNA COM2060
COM2071 RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAIS COM2012
COM2072 RELAÇÕES PÚBLICAS NO PRIMEIRO SETOR -
COM2073 GESTÃO DE EVENTOS E PRODUÇÃO CULTURAL -
EAD2004 METODOLOGIA CIENTÍFICA -
COM2024 ELETIVA II - (Optativa) -
COM2074 PREVENÇÃO E GESTÃO DE CRISES DE IMAGEM COM2063, COM2060
COM2075 TCC I - PROJETO DE PESQUISA EM RELAÇÕES PÚBLICAS EAD2004, COM2027, COM2103, COM2016
COM2077 RELAÇÕES PÚBLICAS NO TERCEIRO SETOR -
COM2104 PROJETO INTEGRADOR II -
EAD2008 EMPREENDEDORISMO -
COM2078 ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS COM2103
COM2079 TCC 2 - EXECUÇÃO DO PROJETO COM2075
COM2080 GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE -
COM2081 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: MERCADO COM2076, COM2073, COM2063, COM2066, COM2065, COM2070, COM2061, COM2060, COM2071, COM2072, COM2077
COM2082 ELETIVA III -
BACHARELADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
Código Disciplina Pré-Requisito
RPU0002 CONCEITOS, TÉCNICAS E PRÁTICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS -
RPU0008 INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA -
RPU0060 CIBERCUTURA E COMUNICAÇÃO DIGITAL -
RPU0061 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL -
UNR0001 COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL -
RPU0007 REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I UNR0001
RPU0012 FUNDAMENTOS DO MARKETING -
RPU0018 LINGUAGEM AUDIOVISUAL -
RPU0062 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO -
UNR0015 HISTÓRIA SOCIAL DA MÍDIA -
RPU0010 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO -
RPU0013 REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS II UNR0001
RPU0016 PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO -
RPU0019 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR RPU0012
RPU0063 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1: LABORATÓRIO RPU0002, RPU0007
UNR0002 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL -
RPU0014 PÚBLICOS E OPINIÃO PÚBLICA RPU0002
RPU0023 SEMIÓTICA RPU0010
RPU0027 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA RPU0019, RPU0012
RPU0051 GESTÃO DE RELACIONAMENTO E OUVIDORIA UNR0002
RPU0064 REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS III UNR0001
UNR0007 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS -
RPU0030 DISCIPLINA ELETIVA I -
RPU0034 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL -
RPU0052 TEORIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS RPU0010
RPU0053 RELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS -
UNR0003 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA -
PRU0038 GESTÃO DA MARCA RPU0019, RPU0012
RPU0054 RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAIS RPU0060
RPU0056 RELAÇÕES PÚBLICAS NO PRIMEIRO SETOR -
RPU0057 GESTÃO DE EVENTOS E PRODUÇÃO CULTURAL -
UNR0006 METODOLOGIA CIENTÍFICA -
RPU0040 PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTERNA -
RPU0043 TCC1: PROJETO DE PESQUISA EM RP RPU0023, RPU0010
RPU0058 RELAÇÕES PÚBLICAS NO TERCEIRO SETOR -
RPU0048 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RPU0043
RPU0059 ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RP RPU0052
RPU0065 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2: MERCADO RPU0063, RPU0034
UNR0005 EMPREENDEDORISMO -

Horários

Faça o download dos horários do Curso de Relações Públicas clicando nos link abaixo. O arquivo está em formato (PDF):

Horários 2017/1.pdf

OS HORÁRIOS ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES.
A PARTIR DE 2013/2 PODERÃO SER OFERECIDAS ATIVIDADES LETIVAS ÀS SEXTAS-FEIRAS À NOITE E AOS SÁBADOS.

Valores do curso de Relações Públicas

Valores vigentes para ingresso em 2017-2


Campus Zona Sul - MANHã

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 886,32
14 R$ 1.034,04
16 R$ 1.181,76
18 R$ 1.329,48
20 R$ 1.477,20

Campus Zona Sul - NOITE

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 886,32
14 R$ 1.034,04
16 R$ 1.181,76
18 R$ 1.329,48
20 R$ 1.477,20

Todos os valores já estão calculados com os devidos descontos e incentivos e condicionados à data de pagamento.

Última edição: 12/12/2017 15:26:22