Publicidade e Propaganda



O Curso tem em sua primeira avaliação pelo MEC o mais elevado reconhecimento, consolidado através da nota 5. E justamente essa nota confere a essa Graduação o padrão de excelência, elevando-a a referencial de mercado.

Com a proposta de formar um profissional capacitado a desenvolver soluções criativas de comunicação para seus clientes, utilizando diferentes e efetivos formatos publicitários, o egresso deverá desenvolver visão sistêmica da comunicação. Essa Graduação se constitui a partir de três eixos: teórico, prático e estratégico. A partir dos questionamentos teóricos se instiga o pensamento crítico e não linear do indivíduo. As disciplinas e atividades práticas consolidam o conhecimento do fazer da profissão. Já a orientação estratégica prepara o discente a atuar a partir do reconhecimento dos cenários mercadológicos e planejamento sobre os mesmos.

O perfil de profissional oriundo dessa formação é um comunicólogo capaz de dialogar com as mais diversas realidades que tratam da comunicação, sendo capaz de atuar em agências de comunicação, bureaus de design, assessorias de comunicação, agências digitais e promocionais e empresas do mercado nas áreas de comunicação e marketing. Assim como esse profissional será instigado a partir de várias disciplinas e desafios a desenvolver suas habilidades e competências empreendedoras, a fim de gerir seu próprio negócio.

O curso atua com a interdisciplinaridade, promovendo interações com os demais cursos de comunicação - Jornalismo e Relações Públicas – através de disciplinas compartilhadas e projetos comuns a todos. Além disso o UniRitter incentiva as práticas de pesquisa e extensão, promovendo também situações de envolvimento de todas as áreas da Comunicação.

A estrutura oferecida é superior e inquestionável, mas é verdadeiramente no diferencial corpo docente que consolidamos um curso NOTA 5. Formado por um conjunto de professores com 92% de mestres e doutores, tendo tanto profissionais inseridos no mercado quanto acadêmicos reconhecidos por sua produção, o curso trabalha com uma equipe engajada, atualizada em sua área e consciente de seu papel como influenciador social e dos indivíduos com os quais atua. Além desses diferenciais estar inseridos na maior rede internacional de Ensino Superior, a Laureate International Universities, extrapola os limites territoriais abrindo portas para que os alunos explorem seu conhecimento sem fronteiras através de intercâmbios e diversas outras possibilidades de internacionalização.

Venha conhecer o curso!

Diferenciais UniRitter

  • Experiência em publicidade na web desde o primeiro semestre;
  • Formação de um profissional de Publicidade e Propaganda apto a desenvolver soluções criativas de comunicação para as organizações, utilizando diferentes formatos publicitários;
  • Preparação para os novos desafios da Publicidade e Propaganda em níveis regional, nacional e global;
  • Inovadora formação teórica e prática em prevenção e gestão de crises, um tema cada vez mais necessário no mercado;
  • Incentivo às atividades complementares, propiciando ao aluno uma maior vivência tanto acadêmica quanto profissional;
  • Corpo docente qualificado composto em sua maioria por mestres e doutores estimulados ao trabalho interdisciplinar que integra profissionais de diferentes áreas do mercado;
  • Incentivo aos intercâmbios com instituições da Rede de Universidades Laureate no exterior, possibilitando ao estudante adquirir conhecimentos técnico, científico e cultural muito além das fronteiras locais.

Infraestrutura

Estúdio Fotográfico Lunara


Laboratórios de Áudio e Vídeo


Formulário de Reserva Laboratório de Vídeo

 
Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda Publicidade e Propaganda

Mercado de Trabalho

O profissional de publicidade e propaganda tem a incumbência de levar a público um produto ou um conceito. Fica sob sua responsabilidade a divulgação de marcas, de ideias, de serviços e de pessoas. Atualmente, a maioria das empresas em atividade contrata profissionais de publicidade, desde as grandes até as microempresas, passando pelas organizações não governamentais e por personalidades públicas que investem na assessoria desse profissional. A produção publicitária nacional é reconhecida pela sua qualidade no mundo todo. Já ganhamos diversos prêmios internacionais e somos respeitados nos grandes festivais como concorrentes de peso. A propaganda é a alma do negócio! Diz o dito popular. Acreditando nisso, empresas de todos os portes investem na contratação dos serviços desse profissional. Onde há comércio e consumo precisa-se de um profissional de publicidade. O publicitário pode desempenhar as funções de contato comercial, fazendo a ligação entre a empresa e a agência publicitária, ou entre o anunciante e o meio de comunicação; pode ser chefe de criação, desenvolvendo peças publicitárias; trabalha como gerente de publicidade: administrando a promoção de produtos e no planejamento de marketing, elaborando estratégias de marketing. Pode trabalhar também com pesquisas de mercado, aplicando e analisando enquetes de consumo e comportamento; na análise de mídia, escolhendo os melhores meios de comunicação para publicidade de um produto; na produção de peças, sites, filmes e jingles publicitários e na promoção de vendas, desenvolvendo campanhas promocionais.

Informações Legais

Publicidade e Propaganda - Aprovado na 134º Sessão do Conselho Superior - CONSUPE, realizada em 14 de setembro de 2011, a abertura da Faculdade de Comunicação Social, Curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda, na sede de Porto Alegre.


Estrutura Curricular

Semestre Código Disciplina Créditos Pré-Requisito
1 PUB0001 LÍNGUA PORTUGUESA 4 -
PUB0002 CONCEITOS, TÉCNICAS E PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS CONTEMPORÂNEAS 4 -
PUB0003 CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS 4 -
PUB0004 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO 4 -
PUB0005 OFICINA DE CRIATIVIDADE 4 -
2 PUB0006 FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 4 -
PUB0008 ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO VISUAL 4 -
PUB0009 CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA 4 PUB0002, PUB0005
PUB0010 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 4 -
PUB0011 FUNDAMENTOS DO MARKETING 4 PUB0002
3 PUB0007 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I 4 PUB0009
PUB0013 PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 PUB0011
PUB0014 PRODUÇÃO GRÁFICA 4 PUB0009, PUB0008
PUB0019 PESQUISA DE MERCADO 4 PUB0011
PUB0025 SEMIÓTICA 4 PUB0010
4 PUB0016 PRODUÇÃO EM ÁUDIO 4 PUB0007
PUB0017 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II 4 PUB0007
PUB0018 MÍDIA 4 PUB0011, PUB0019
PUB0020 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 4 PUB0019, PUB0013
PUB0024 DISCIPLINA ELETIVA I - (Composta) 4 -
5 PUB0015 SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 PUB0010
PUB0021 PRODUÇÃO EM TV 4 PUB0016, PUB0014
PUB0022 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA III 4 PUB0007, PUB0017
PUB0023 GESTÃO DA MARCA 4 PUB0020
PUB0026 MARKETING DIGITAL 4 PUB0003, PUB0011
6 PUB0012 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 4 -
PUB0028 PRODUÇÃO WEB 4 -
PUB0029 PROJETO EXPERIMENTAL INTEGRADOR 8 -
PUB0040 DIREÇÃO DE ARTE EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 4 -
7 PUB0030 MARKETING POLÍTICO 4 PUB0011, PUB0026, PUB0010
PUB0031 PENSAMENTO FILOSÓFICO 4 -
PUB0032 PREVENÇÃO E GESTÃO DE CRISES DE IMAGEM 2 PUB0023
PUB0033 DISCIPLINA ELETIVA II 2 PUB0024
PUB0034 EMPREENDEDORISMO 2 -
PUB0035 PROJETO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO 4 PUB0025, PUB0010
8 PUB0036 PROJETO EXPERIMENTAL: COMUNICAÇÃO INTEGRADA 4 PUB0020, PUB0011, PUB0018, PUB0019, PUB0012, PUB0021, PUB0016, PUB0014, PUB0029, PUB0007, PUB0017, PUB0022
PUB0037 TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA COMUNICAÇÃO 4 PUB0023, PUB0032
PUB0038 ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA 4 PUB0034
PUB0039 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 8 PUB0035
Semestre Código Disciplina Créditos Pré-Requisito
1 PPF0001 FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA 4 -
PPF0002 CONCEITOS, TÉCNICAS E PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS 4 -
PPF0003 CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS  4 -
PPF0004 OFICINA DE CRIATIVIDADE 4 -
UNR0001 COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL 4 -
2 PPF0005 FUNDAMENTOS DO MARKETING 4 -
PPF0006 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 4 -
PPF0007 CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA 4 PPF0002
PPF0008 PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 PPF0005
UNR0003 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 4 UNR0004
3 PPF0009 FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 4 -
PPF0010 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I 4 -
PPF0011 MÍDIA 4 PPF0005, PPF0022
PPF0012 PRODUÇÃO GRÁFICA 4 PPF0007
UNR0004 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 4 -
4 PPF0013 PRODUÇÃO EM ÁUDIO 4 -
PPF0014 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II 4 PPF0010
PPF0015 DIREÇÃO DE ARTE EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 4 PPF0007, PPF0014
PPF0016 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 4 PPF0022, PPF0008
PPF0017 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 4 -
5 PPF0018 PRODUÇÃO EM TV 4 PPF0013
PPF0020 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 4 PPF0025
PPF0021 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA III 4 -
PPF0022 PESQUISA DE MERCADO 4 PPF0005
UNR0007 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 4 -
6 PPF0019 SEMIÓTICA 4 -
PPF0023 MARKETING DIGITAL 4 -
PPF0024 TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA COMUNICAÇÃO 4 -
PPF0026 SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 4 PPF0017
PPF0035 DISCIPLINA ELETIVA I - (Optativa) 2 -
UNR0006 METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 -
7 PPF0025 GESTÃO DA MARCA 4 PPF0016, PPF0005
PPF0027 PROJETO EXPERIMENTAL INTEGRADOR 4 PPF0007, PPF0018, PPF0013, PPF0014
PPF0028 PENSAMENTO FILOSÓFICO 4 -
PPF0029 EMPREENDEDORISMO 4 PPF0025
PPF0030 PROJETO DE PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 4 -
8 PPF0031 PROJETO EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA 4 -
PPF0032 ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO 4 -
PPF0033 DISCIPLINA ELETIVA II 4 -
PPF0034 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 4 -

Horários

Faça o download dos currículos utilizando os links abaixo:







Obs.: Os pré-requisitos de cada disciplina são divulgados em breve.
OS HORÁRIOS ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES.
A PARTIR DE 2013/2 PODERÃO SER OFERECIDAS ATIVIDADES LETIVAS ÀS SEXTAS-FEIRAS À NOITE E AOS SÁBADOS.

Valores do curso de Publicidade e Propaganda

Valores vigentes para ingresso em 2016-1

Campus Zona Sul - MANHã

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 1.031,88
14 R$ 1.203,86
16 R$ 1.375,84
18 R$ 1.547,82
20 R$ 1.719,80
24 R$ 2.063,76

Campus Zona Sul - NOITE

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 1.031,88
14 R$ 1.203,86
16 R$ 1.375,84
18 R$ 1.547,82
20 R$ 1.719,80
24 R$ 2.063,76

Todos os valores já estão calculados com os devidos descontos e incentivos e condicionados à data de pagamento.
Valores referentes a disciplinas presenciais, não estando contempladas as disciplinas EAD.

Campus FAPA - MANHã

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 825,60
14 R$ 963,20
16 R$ 1.100,80
18 R$ 1.238,40
20 R$ 1.376,00
24 R$ 1.651,20

Campus FAPA - NOITE

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 825,60
14 R$ 963,20
16 R$ 1.100,80
18 R$ 1.238,40
20 R$ 1.376,00
24 R$ 1.651,20

Todos os valores já estão calculados com os devidos descontos e incentivos e condicionados à data de pagamento.
Valores referentes a disciplinas presenciais, não estando contempladas as disciplinas EAD.

Coordenadores

Coordenador de Curso de Graduação

SONIA APARECIDA ZARDENUNES

MESTRE: Ciências Sociais

Coordenador Setorial de Ensino

ROGER LUIZ DA CUNHA BUNDT

DOUTOR: Comunicação Social

Coordenador de Curso de Graduação

SONIA APARECIDA ZARDENUNES

MESTRE: Ciências Sociais

Professores

Nome Email
ALEXSANDRO FUNCK RAMIRES alex_ramirez@uniritter.edu.br
ANA CAROLINA LEAL TRAVA DUTRA ana_dutra@uniritter.edu.br
CAMILA PEREIRA MORALES camila_morales@uniritter.edu.br
CAMILA THORMANN FARINA camila_farina@uniritter.edu.br
CARLA DE BARROS MENEGAT carla_menegat@uniritter.edu.br
CESAR STEFFEN cesar_steffen@uniritter.edu.br
CRISTIANO PORTO KLANOVICZ cristiano_klanovicz@uniritter.edu.br
DANIELA CARVALHAL ISRAEL daniela_israel@uniritter.edu.br
DANIELA MIRANDA OLIVEIRA HORTA daniela_horta@uniritter.edu.br
ELISANGELA LASTA
FABRICIO MAHLER RAMOS fabricio_ramos@uniritter.edu.br
FRANCISCO DOS SANTOS francisco_santos@uniritter.edu.br
GABRIEL GUIMARAES RYMSZA gabriel_rymsza@uniritter.edu.br
GEFERSON ODIRLEI BARTHS geferson_barths@uniritter.edu.br
KAORI ISHIHARA TAMEKUNI kaori_tamekuni@uniritter.edu.br
KARINE MIRANDA CAMPOS karine_campos@uniritter.edu.br
MARCELO BARBOSA CORREA marcelo_correa@uniritter.edu.br
MARICEIA BENETTI
REGINA DA COSTA DA SILVEIRA regina_silveira@uniritter.edu.br
ROGER LUIZ DA CUNHA BUNDT roger_bundt@uniritter.edu.br
SONIA APARECIDA ZARDENUNES sonia_zardenunes@uniritter.edu.br
TANIA SILVA DE ALMEIDA tania_almeida@uniritter.edu.br
WALTER GUNTHER RODRIGUES LIPPOLD walter_lippold@uniritter.edu.br
Nome Email
ADRIANA SCHUJMANN adriana_schujmann@uniritter.edu.br
ALESSANDRA BITTENCOURT FLACH alessandra_flach@uniritter.edu.br
ALEXSANDRO FUNCK RAMIRES alex_ramirez@uniritter.edu.br
ANA CAROLINA LEAL TRAVA DUTRA ana_dutra@uniritter.edu.br
CRISTIANO PORTO KLANOVICZ cristiano_klanovicz@uniritter.edu.br
FABRICIO MAHLER RAMOS fabricio_ramos@uniritter.edu.br
FRANCISCO DOS SANTOS francisco_santos@uniritter.edu.br
GABRIEL GUIMARAES RYMSZA gabriel_rymsza@uniritter.edu.br
GEFERSON ODIRLEI BARTHS geferson_barths@uniritter.edu.br
KARINE MIRANDA CAMPOS karine_campos@uniritter.edu.br
SONIA APARECIDA ZARDENUNES sonia_zardenunes@uniritter.edu.br
WALTER GUNTHER RODRIGUES LIPPOLD walter_lippold@uniritter.edu.br

QUEM VIU ESSE CURSO TAMBÉM VIU...

Análise e Des. de Sistemas

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniRitter está estruturado para formar profissionais que contribuam com organizações e/ou...

Conhecer

Arquitetura e Urbanismo

A Arquitetura e o Urbanismo têm como objetivo organizar o espaço físico, considerando o meio ambiente, os materiais disponíveis e o desenvolvimento tecnológico e cultural,...

Conhecer

Biomedicina

O curso de Graduação em Biomedicina do UniRitter visa a formação de profissionais éticos e qualificados, através de um sólido processo de aprendizado teórico e prático,...

Conhecer