Psicologia



O curso de Psicologia da UniRitter baseia-se na convicção de uma psicologia enquanto ciência e profissão, alicerçada na sua ampla base filosófica, epistemológica, metodológica e cientifica, em consonância com os mais rigorosos preceitos éticos, teóricos e técnicos.
O curso parte De unidades curriculares do núcleo comum e se dirige às disciplinas diversificadas que encaminham para as ênfases do curso, sem, é claro, tê-las como momentos estanques da formação e sim como um acento em determinada área, fundamentado no núcleo comum. As ênfases do curso são 4 (quatro) e foram planejadas de acordo com as DCN e com as Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil , tendo em vista as necessidades regionais e as características das áreas de atuação para o egresso curso. São elas:
  • Psicologia e Processos Clínicos: envolve a concentração em competências teóricas, técnicas e éticas de processos clínicos ditos tradicionais (em consultório e prática individual) e de processos clínicos ampliados, tendo em vista a inserção de a concepção de clínica ampliada e compartilhada dada pelo Ministério da Saúde (2009), através de uma concepção ampliada do processo saúde e doença, construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas, quando em contexto favorável, ampliando o olhar para a pessoa em atendimento de uma forma integral e complexa. Envolve as áreas de psicodiagnóstico, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos, primando, sempre que possível, por ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, e de tratamento.

  • Psicologia e Processos de Gestão: abarca a concentração em competências para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições, assessorando, elaborando, acompanhando e /ou liderando análises de trabalho, cargos e funções, recrutamento e seleção, avaliação, desenvolvimento e aplicação de treinamentos e capacitações, análise organizacional, saúde do trabalhador, trabalhando individualmente ou em equipe multiprofissional em todos os campos da organização.

  • Psicologia e Processos Educativos: compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem. Isso se dá através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas, no âmbito da educação formal ou informal, colaborando para a compreensão e mudança de comportamentos de educadores e educandos, famílias e contextos social e demais participantes do contexto escolar; elaboração de planos e políticas referentes ao sistema educacional; Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

  • Psicologia Social: implica o estudo das modulações da subjetividade contemporânea compreendendo-a através de uma perspectiva sócio histórica cuja ética de si envolve necessariamente as transformações do sujeito e seu contexto regional e global. Instrumentaliza o psicólogo para atuar com instituições públicas e privadas com ênfase em alternativas interdisciplinares e análise institucional. Prepara o psicólogo para atuar junto às comunidades e organizações através de planejamento, levantamento de necessidades, análise de demandas e determinantes sociais como educação, lazer, transporte, trabalho, saneamento básico, meio-ambiente e segurança. Implica também ampla conexão com outras áreas da saúde formando profissionais voltados à saúde coletiva e aos processos de conscientização que fomentem transformações dos sujeitos e do meio onde vivem. Também compreende a pesquisa como elemento fundamental nos processos de ensino e aprendizagem e na atuação do psicólogo.

As ênfases escolhidas estão de acordo com a vocação do curso e do UniRitter, com a tradição no ensino, extensão e pesquisa inerente a estes contextos. Desde o primeiro semestre do curso, o estudante é apresentado às interfaces da Psicologia com os preceitos da dignidade humana e da integralidade em saúde, através de teorias e técnicas diversas, no sentido de uma formação abrangente e generalista que forneça uma visão de ser humano e sociedade complexa e multifacetada, caracterizando assim o núcleo comum, que se dirige ao final do curso, na culminância da escolha do estudante pelos estágios nas ênfases propostas.
Além das ênfases e de acordo com as DCN, o curso de Psicologia oferece também uma formação voltada o ensino da Psicologia, a qual está contemplada pelo o PPC complementar para Formação de Professores de Psicologia

Diferenciais UniRitter

A psicologia enquanto área de conhecimento, situa-se como pertencente a área humana aplicada à saúde. No UniRitter, especialmente, fazemos parte da área da saúde trazendo a esta os preceitos filosóficos e humanísticos necessários para a prática em saúde e em retorno, recebendo da saúde o embasamento e as ferramentas necessárias para a atenção em saúde das pessoas e das coletividades, essencial nos dias de hoje, nos termos da integralidade, prevenção e promoção de saúde.

A psicologia do UniRitter conta com laboratórios de ponta para o exercício da pratica profissional, com um serviço escola com instalações para assistência à comunidade e para práticas de ensino em ambiente controlado, com salas de espelhos, equipamentos de filmagem, áudio e vídeo.

O curso de psicologia UniRitter conta com um grupo de profissionais psicólogos docentes, que para além dos requisitos legais e títulos acadêmicos, envolvidos e engajados com a profissão e cientes de sua responsabilidade na formação de novos psicólogos para a sociedade brasileira e internacional. Neste sentido, o UniRitter apresenta uma proposta curricular que privilegia o processo de ensino-aprendizagem das profissões da área da saúde fundamentado no desenvolvimento de competências relevantes para as necessidades atuais da sociedade. Propõe uma aprendizagem centrada no estudante, orientada pelas competências profissionais que se deseja desenvolver, de maneira interdisciplinar, em um currículo integrado, onde a adequação entre a teoria e a prática se dá com foco nas necessidades da comunidade.

Infraestrutura

Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia Psicologia

Mercado de Trabalho

A psicologia tem sido uma área muito procurada e que nem por isso diminui o campo de trabalho. Há cada vez mais pessoas precisando e desejando o contato com o trabalho do psicólogo. A psicologia apresenta 8 grandes áreas de atuação para o profissional formado: a psicologia clínica, a psicologia social, da educação, jurídica, do esporte, do trabalho e a docência em psicologia (nível médio e superior). Dentre essas, as mais conhecidas em geral são as atividades em clínicas (consultórios e/ou clínicas particulares ou no âmbito da saúde pública) ou empresas (com gestão e desenvolvimento de pessoas) e são mercados que nunca deixam de estar aquecidos para o profissional formado. Junto com as áreas mais tradicionais, outras emergentes com a área da saúde têm atualmente absorvido muitos dos novos profissionais, caracterizando-se como um espaço proveitoso de trabalho em toda a rede de saúde (hospitais, unidades básicas, CAPS, entre outros). A visão generalista de formação do psicólogo na graduação permite que o profissional formado atue nesses diferentes âmbitos, com os diferentes saberes adquiridos.

Informações Legais

Duração: 10 semestres.

Acesse Aqui o resumo do Projeto pedagógico do curso.

Projeto Pedagógico Complementar – Formação de Professores




Estrutura Curricular
Currículos em curso em 2017/2

Clique aqui e veja a Grade Curricular deste curso.

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - INGRESSO A PARTIR DE 2017/1
Código Disciplina Pré-Requisito
EAD2005 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL -
SAU2133 PSICOLOGIA, SAÚDE E SOCIEDADE -
SAU2134 PROCESSOS PSICOLÓGICOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS -
SAU2135 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS A SAÚDE -
SAU2136 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA -
SAU2137 SISTEMAS CORPORAIS -
EAD2069 BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA -
SAU2138 ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO -
SAU2139 SISTEMA NERVOSO SAU2137
SAU2140 PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SAU2134
SAU2141 PENSAMENTO PSICOLÓGICO I: COGNITIVO COMPORTAMENTAL SAU2136, SAU2134
SAU2142 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS INCLUSIVAS SAU2134
EAD2068 SAÚDE PÚBLICA GLOBAL -
SAU2143 PSICOLOGIA DO ADULTO E ENVELHECIMENTO SAU2135, SAU2133
SAU2144 PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL SAU2135, SAU2133
SAU2145 ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA SAU2133
SAU2146 PENSAMENTO PSICOLÓGICO II: PSICANÁLISE SAU2136
SAU2147 PSICOLOGIA DA SAÚDE SAU2133
EAD2077 GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE -
SAU2148 PROCESSOS GRUPAIS SAU2144
SAU2149 PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SAU2140
SAU2150 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I SAU2145
SAU2151 PSICOLOGIA POLÍTICAS PÚBLICAS EAD2068
SAU2152 PENSAMENTO PSICOLÓGICO III: HUMANISMO SAU2136
SAU2153 PROJETO INTEGRADOR - PIC EAD2068
EAD2000 COMUNICAÇÃO -
SAU2154 PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES SAU2148
SAU2155 NEUROPSICOLOGIA SAU2150, SAU2139
SAU2156 PSICOPATOLOGIA DO ADULTO E ENVELHECIMENTO SAU2149
SAU2157 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II : TECNICAS PSICOMETRICAS SAU2150
SAU2158 PROCESSOS CLÍNICOS I: COGNITIVO COMPORTAMENTAL SAU2141
SAU2159 ESTÁGIO BÁSICO I SAU2150, SAU2148, SAU2149, SAU2145
EAD2070 EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE -
SAU2160 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO SAU2142, SAU2144
SAU2161 PSICODINÂMICA DO TRABALHO SAU2154
SAU2162 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA III : TECNICAS PROJETIVAS SAU2157
SAU2163 PROCESSOS CLÍNICOS II: PSICANÁLISE SAU2146
SAU2164 PSICOLOGIA DA FAMILIA SAU2148, SAU2143
SAU2165 ESTAGIO BASICO II SAU2159
EAD2073 EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE -
SAU2166 PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA -
SAU2167 ESTÁGIO ESPECÍFICO I SAU2156
SAU2168 PROCESSOS CLÍNICOS III: HUMANISMO SAU2152
SAU2169 PSICOLOGIA DO TRÂNSITO -
EAD2007 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS -
SAU2170 ESTÁGIO ESPECÍFICO II SAU2167
SAU2171 PSICOLOGIA E CONTEMPORANEIDADE -
SAU2172 PSICOLOGIA JURÍDICA -
SAU2173 PSICOLOGIA DO ESPORTE -
EAD2004 METODOLOGIA CIENTÍFICA EAD2069
SAU2174 ESTÁGIO ESPECÍFICO III SAU2170
SAU2175 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) -
SAU2176 PSICOFARMACOLOGIA SAU2156
SAU2177 SEMINÁRIO INTEGRADOR -
EAD2074 SAÚDE E MEIO AMBIENTE -
SAU2025 ELETIVA -
SAU2178 PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES SAU2147
SAU2179 ESTÁGIO ESPECÍFICO IV SAU2174
SAU2180 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) SAU2175
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PORTO ALEGRE)
Código Disciplina Pré-Requisito
PSI0075 PSICOLOGIA, SAÚDE E SOCIEDADE -
PSI0119 PROCESSOS PSICOLÓGICOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS -
PSI0120 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS A SAÚDE -
PSI0121 SISTEMAS CORPORAIS -
PSI0122 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA -
PSI0125 BIOESTATÍSTICA -
PSI0123 ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO -
PSI0124 SISTEMA NERVOSO -
PSI0126 PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PSI0119
PSI0127 PENSAMENTO PSICOLÓGICO I: COGNITIVO COMPORTAMENTAL PSI0122, PSI0119
PSI0128 PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS INCLUSIVAS PSI0119
PSI0159 METODOLOGIAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DE PESQUISA -
PSI0129 PSICOLOGIA DO ADULTO E ENVELHECIMENTO PSI0126
PSI0130 PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL PSI0120, PSI0075
PSI0131 ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA PSI0075
PSI0132 PENSAMENTO PSICOLÓGICO II: PSICANÁLISE PSI0122
PSI0133 SAÚDE COLETIVA -
PSI0134 PSICOLOGIA DA SAÚDE PSI0075
PSI0090 PROCESSOS GRUPAIS PSI0130
PSI0135 PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PSI0129
PSI0136 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I PSI0131
PSI0137 PSICOLOGIA POLÍTICAS PÚBLICAS PSI0133
PSI0138 PIC - PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO PSI0133
PSI0139 PENSAMENTO PSICOLÓGICO III: HUMANISMO PSI0122
PSI0096 ESTÁGIO BÁSICO I PSI0136, PSI0090, PSI0131
PSI0097 PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES PSI0090
PSI0105 NEUROPSICOLOGIA PSI0136, PSI0124
PSI0140 PSICOPATOLOGIA DO ADULTO E ENVELHECIMENTO PSI0135
PSI0141 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II : TECNICAS PSICOMETRICAS PSI0136
PSI0142 PROCESSOS CLÍNICOS I: COGNITIVO COMPORTAMENTAL PSI0127
PSI0027 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO PSI0128, PSI0130
PSI0099 ESTÁGIO BÁSICO II PSI0096
PSI0102 PSICODINÂMICA DO TRABALHO PSI0097
PSI0143 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA III : TECNICAS PROJETIVAS PSI0141
PSI0144 PROCESSOS CLÍNICOS II: PSICANÁLISE PSI0132
PSI0145 PSICOLOGIA DA FAMILIA PSI0090, PSI0129
PSI0052 PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA PSI0102
PSI0101 ESTÁGIO ESPECÍFICO I PSI0099
PSI0146 PROCESSOS CLÍNICOS III: HUMANISMO PSI0139
PSI0147 PSICOLOGIA JURÍDICA PSI0136, PSI0130
PSI0148 PSICOLOGIA DO ESPORTE -
PSI0104 ESTÁGIO ESPECÍFICO II PSI0101
PSI0149 PSICOLOGIA E CONTEMPORANEIDADE -
PSI0150 PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES PSI0134
PSI0151 PSICOLOGIA DO TRÂNSITO -
EAD0005 EMPREENDEDORISMO -
PSI0036 DISCIPLINA ELETIVA I - (Optativa) -
PSI0107 ESTÁGIO ESPECÍFICO III PSI0104
PSI0108 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) PSI0137
PSI0152 SEMINÁRIO INTEGRADOR I -
PSI0162 PSICOFARMACOLOGIA -
EAD0007 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS -
PSI0044 DISCIPLINA ELETIVA II - (Optativa) -
PSI0110 ESTÁGIO ESPECÍFICO IV PSI0107
PSI0111 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) PSI0108
PSI0153 SEMINÁRIO INTEGRADOR II -

Horários

Faça o download dos horários utilizando os links abaixo:

Horário 2017/2 Campus Zona Sul

OS HORÁRIOS ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES.

A PARTIR DE 2013/2 PODERÃO SER OFERECIDAS ATIVIDADES LETIVAS ÀS SEXTAS-FEIRAS À NOITE E AOS SÁBADOS.

Estrutura Curricular para ingressantes a partir de 20171

Valores do curso de Psicologia

Valores vigentes para ingresso em 2017-2



Campus Zona Sul - MANHã

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 1.182,36
14 R$ 1.379,42
16 R$ 1.576,48
18 R$ 1.773,54
20 R$ 1.970,60

Campus Zona Sul - VESPERTINO

QUANTIDADE DE CRÉDITOS 6 MENSALIDADES
12 R$ 1.182,36
14 R$ 1.379,42
16 R$ 1.576,48
18 R$ 1.773,54
20 R$ 1.970,60

Todos os valores já estão calculados com os devidos descontos e incentivos e condicionados à data de pagamento.

Última edição: 12/12/2017 15:22:36

QUEM VIU ESSE CURSO TAMBÉM VIU...

Biomedicina

O curso de Graduação em Biomedicina do UniRitter visa a formação de profissionais éticos e qualificados, através de um sólido processo de aprendizado teórico e prático,...

Conhecer

Enfermagem

O curso de Enfermagem da UniRitter propõe-se a formar Enfermeiros generalistas com sólidos conhecimentos científicos, que possuam diferenciais relacionados a defesa dos valores ...

Conhecer

Farmácia

Baseado nas DCNs do Curso de Graduação em Farmácia (CNE/CES nº 2/2002), onde surgiu o “farmacêutico com formação generalista”, o Curso de Farmácia do UniRitter tem...

Conhecer