Apresentação

O Curso de Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa forma profissionais proficientes para atuar em escolas de ensino regular, cursos de línguas, empresas comerciais, editoras, assessorias e consultorias internacionais, entre outros ambientes que exijam o domínio de uma língua estrangeira. Assim, o egresso deverá ser capaz de atuar no ensino básico e em outros ambientes educativos consciente do papel da linguagem na formação do sujeito e de sua responsabilidade social no desenvolvimento das habilidades linguísticas essenciais à inserção e à atuação do cidadão na sociedade. Deve ainda ser capaz de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. Este perfil está em consonância com os objetivos do Curso e atende a critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais.

Mercado de Trabalho:

O Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Inglês, visa formar profissionais da educação, qualificados como professores de Língua Inglesa para atuarem nas escolas públicas e particulares, bem como formar pesquisadores e profissionais capazes de atender ao leque de desdobramentos das opções mercadológicas criadas na área de Letras e na utilização de novas tecnologias. O curso de Letras - Inglês destina-se a atender necessariamente a rede escolar no ensino fundamental e Médio, público e privado; como também no ensino superior. Porém, percebe-se que o mercado de trabalho para o licenciado é bastante diversificado e tende a acentuar essa característica. A expectativa de trabalho em escolas vem sendo substituída por alternativas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em campos especializados como: tradutor, assessoramento em instituições públicas e privadas. Também em áreas menos formais como professor de empresas, professor de aulas particulares, cursinhos e outras. O ensino de Línguas está presente em toda formação escolar e acadêmica do sujeito, pois esta é a língua global. Ela aparece em todas as séries do ensino fundamental e médio. Esse fato garante um amplo mercado de trabalho para os licenciados nesse curso: o magistério público e o particular. O mercado de aulas particulares é uma opção bastante interessante para os licenciados. Esse tipo de atuação, na maioria dos casos, é uma alternativa de fonte complementar de renda para os professores que atuam no magistério público ou particular, ou de forma mais profissional, como escritórios de aulas especiais. Em todo o Brasil, multiplica-se o número de cursos ligados à área de Línguas, aumentando a demanda por professores devidamente titulados em Letras. Esse campo de trabalho, mesmo que dividido com os bacharéis, é um campo que deve ser tratado com toda atenção nos cursos de Licenciatura.

Diferenciais:

  • Nota 4 na última avaliação do ENADE*;
  • Infraestrutura moderna, com laboratórios e equipamentos de última geração;
  • Incentivo às atividades complementares, propiciando ao aluno uma maior vivência tanto acadêmica quanto profissional;
  • Corpo docente qualificado composto em sua maioria por mestres e doutores estimulados ao trabalho interdisciplinar que integra profissionais de diferentes áreas do mercado;
  • Incentivo aos intercâmbios com instituições da Rede de Universidades Laureate no exterior, possibilitando ao estudante adquirir conhecimentos técnico, científico e cultural muito além das fronteiras locais.

*Classificação de 1 (nota mínima) a 5 (grau máximo).



Objetivos do Curso

Perfil do profissional

Algumas leituras para o próximo semestre


inscreva-se


Formas de ingresso


manifestar interesse


info gerais

Coordenador

Prof.ª Ms.
Anelise Teixeira Burmeister


Currículo Lattes




Horários de atendimento da coordenação
Terça-feira:
14h - 20h45min

Quarta-feira:
17h - 20h45min

Quinta-feira:
14h - 20h45min


Formaturas

Acesso Rápido


Esqueci minha senha!



Trabalhe conosco | Entre em contato | Nota Legal | Créditos | Como chegar | Indicar site | Informar erro nesta página
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 7+ ou Firefox 3+