EXTENSÃO



O UniRitter, enquanto instituição de ensino superior, pela sua missão, visão e valores, apresenta papel relevante na sociedade. Nesse cenário, a extensão tem importância como um dos pilares constitutivos da atividade universitária. A extensão gera a construção de laços entre a instituição e as comunidades nas quais esta se insere, gerando reflexos mútuos para a transformação de suas realidades.

Diante disso, a área de extensão destina-se a promover a aproximação entre o UniRitter e as comunidades do entorno de seus Campi, promovendo cooperação, pela qual ocorrem contínuas trocas de experiências e conhecimento. Nesse sentido, traz à comunidade acadêmica a vivência prática necessária à complementação do ensino promovido em sala de aula, bem como fornece às comunidades externas atendidas a complementação e/ou a melhoria de serviços e a geração de novas alternativas para resolução de questões vivenciadas cotidianamente, prestados e pensadas para suas realidades, concretizando a ação transformadora da sociedade que uma instituição de ensino superior deve implementar nos locais em que se encontra. Esta finalidade é atendida através do fomento à execução de projetos de extensão interinstitucionais e docentes.

Para visualizar o edital de submissão de projetos de extensão interinstitucionais, clique aqui: http://uniritter.edu.br/files/editor/files/editalextensao-01-2016-projetosinterinstitucionais.pdf

Para visualizar os edital de submissão de projetos de extensão docentes, clique aqui: http://uniritter.edu.br/files/editor/files/editalextensao-02-2016-projetosdocentes.pdf

Além disso, a área de extensão visa a promover, para as comunidades interna e externa, a educação contínua, para garantir o aprimoramento dos conhecimentos produzidos e aplicados pela instituição, por estas comunidades e seus parceiros. Com isso, esta finalidade é atendida através do oferecimento de cursos de extensão, mediante quatro catálogos ao ano (primeiro semestre letivo, escola de inverno, segundo semestre letivo e escola de verão).

Para visualizar o catálogo de extensão 2016/1, clique aqui: http://www.uniritter.edu.br/noticias/noticias/cursos-de-extensao-na-uniritter-2016-1


O UNIRITTER divulga os projetos de extensão aprovados no âmbito dos Editais de Extensão n. 01 e 02/2016, para execução de maio de 2016 a fevereiro de 2017. Os professores responsáveis pelos projetos selecionarão bolsistas de extensão e estudantes voluntários de extensão para atuarem nos projetos no período de 26/04 a 06/05/2016.

Confira os projetos aprovados por área:
Faculdade de Comunicação, Design e Educação
Faculdade de Direito
Faculdade de Engenharia, TI e Arquitetura
Faculdade da Saúde



O Núcleo de Extensão - ProAcad divulga o Edital para submissão de Projetos de Extensão 2017.

Acesse o edital - Clicando Aqui



COMO PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO?


As atividades de Extensão, em geral, são abertas à participação de todos os alunos, que podem integrar-se aos três Programas Institucionais de Extensão, de acordo com a natureza das ações extensionistas.

Programa Institucional de Educação Continuada

A participação é de livre escolha do aluno, que opta por atividades publicadas semestralmente no Catálogo de Cursos e Atividades de Extensão e/ou por eventos realizados periodicamente e divulgados através do site em Notícias ProPEx. O Programa oferece, conjuntamente com a Pró-Reitoria de Ensino, a Escola de Verão e a Escola de Inverno.

Programa de Relações Comunitárias

Os alunos devem estar atentos às seleções de monitorias e bolsas de extensão disponibilizadas pelos Núcleos, Programas Temáticos e Projetos de Extensão Comunitária, que são divulgadas por meio de editais da ProPEx ou nos próprios Núcleos.

Programa de Parcerias Institucionais

A participação é propiciada por meio de atividades de intercâmbio discente com Instituições conveniadas, além da participação em eventos e atividades promovidas entre o UniRitter e seus parceiros.

Quem ganha e o que se adquire ao participar?

Todos que fazem o UniRitter ganham! Por quê?

Estudante - A partir do conhecimento de realidades diversificadas, amplia sua visão de mundo, propiciando um crescimento intelectual e um amadurecimento profissional, a partir da experimentação concreta dos saberes adquiridos na academia.

Professor - Elabora conhecimentos de forma interligada com a realidade social e cultural e com o mundo do trabalho.

Comunidade - Oferece sua experiência e recebe a atenção do meio acadêmico, a fim de interpretar e realizar possíveis intervenções que qualifiquem o seu cotidiano.

Instituição - Contribui efetivametne para a democratização do conhecimento, além de ampliar as perspectivas da formação profissional que oferece.



O projeto Global Days of Service foi criado em 2006 pela Walden University (EUA). O evento promove ações sociais voltados para a comunidade. Em 2016, a Rede Laureate decidiu expandir as ações de impacto social positivo do Global Days of Service (GDS), através de uma maior participação de suas instituições. Para isso, uma semana já não era suficiente para as IES executarem todas as ações que são capazes. Assim, a 11ª edição do GDS será celebrada durante todo o mês de outubro, levando solidariedade e promovendo o impacto social que regem a companhia, através do Here For Good.


A UniRitter está participando do projeto, envolvendo os membros da sua comunidade e do entorno para demonstrar seu compromisso, com envolvimento significativo.

Programação


Acesse a programação completa com as atividades do mês de outubro AQUI*.

* Programação sujeita a alterações.

Atividades

05/10/2016 - A atividade contempla: Inclusão Digital, Sarau Literário, Inglês, Espanhol, Expressão Corporal, Canto e Dança.
11/10/2016 - A atividade contempla articulação entre o conhecimento e os setores de saúde para a resolução dos problemas de saúde da comunidade.
25/10/2016 (14h) - A atividade oferece oficinas de Comunicação, Jogos Digitais, Design e Plantas Medicinais.
19/10/2016 - Produção e entrega de jogos pedagógicos e dispositivos de interação para treinamento de atividades na vida diária da Kinder.
19/10/2016 - Ação de conscientização da comunidade do Quilombo Areal da Baronesa - Projeto Baú de Memórias. O projeto será realizado no Centro de Porto Alegre e prevê divulgar a história e a cultura afro-brasileira na comunidade.
20/10/2016 - Ação de Fisioterapia com os moradores do Asilo Padre Cacique.
22/10/2016 – Mobilização de alunos, professores e população do município para abordar a importância da prevenção e conhecimento sobre o Câncer de Mama.
23/10/2016 – O Centro de Saúde Veterinária da UniRitter irá receber, das 10h às 15h, animais para atendimento clínico básico (triagem clínica, desverminação e vacinação). Também estará acontecendo uma feira de doação de animais. Quem ama cuida. Quem ama adota!
27/10/2016 - O evento irá debater a situação socioambiental da comunidade no entorno da UniRitter (campus Zona Sul). O projeto ECO Educadores tem o objetivo de convocar jovens da rede pública de ensino e lideranças da comunidade para atuarem como multiplicadores de temas socioambientais. O encontro será realizado no campus Zona Sul.
27/10/2016 - O projeto prevê ações de qualificação paisagística e ambiental no Instituto Forense Maurício Cardoso/SUSEPE.
28/10/2016 - Evento no Lar Esperança (próximo ao campus FAPA). Na ocasião, serão realizadas as seguintes atividades: Teatro de Fantoches da Veterinária e oficina de Reaproveitamento de Alimentos. Além disso, haverá entrega de material escolar pelo projeto Construindo Sonhos.
29/10/2016 - O projeto prevê a adequação paisagística na praça Oswald de Andrade nas proximidades do campus Zona Sul. Na ocasião, os voluntários realizarão a pintura do muro promovendo um ambiente mais limpo e agradável para a população.

Serviços

Mensalmente oferecemos serviços gratuitos à comunidade. Confira:


  • Assistência Jurídica à Comunidade: Sajuir no Campus Zona Sul e Canoas
  • Regularização Fundiária - Legitimação de posse de imóveis em Canoas ajudando a comunidade carente de Canoas: Campus Canoas
  • Avaliação Nutricional à Comunidade: Campus Zona Sul
  • Atendimento Psicológico à Comunidade - Psicoterapia, avaliação psicológica, orientação profissional e terapia de casal e família: Campus Zona Sul