Programação

A programação da ERAD-RS 2013 compreenderá quatro mini-cursos, algumas palestras, um painel, uma sessão de pôsteres de iniciação científica e um fórum de pós-graduação, todos direcionados para a área de Processamento de Alto Desempenho.

O site do evento (http://www.sbc.org.br/erad/) registra todas as informações referentes às ERADs e encontra-se em constante atualização. As chamadas de trabalhos à sessão de pôsteres e ao fórum de pós-graduação estão divulgadas nos devidos links nesse portal. Os mini-cursos, palestras e painel estão em fase final de definição.

PROGRAMA ERAD-RS 2013:

A programação da ERAD-RS 2013 contará com quatro cursos, duas palestras, um tutorial, um painel e dois fóruns: um de pós-graduação e outro de iniciação científica. Desta programação destaca-se que dois dos cursos são denominados de “Permanentes” e dois de “Específicos”. Enquanto os Permanentes destinam-se àqueles participantes que desejam reforçar conceitos fundamentais na área de PAD ligados à programação paralela e à arquitetura de computadores paralelos, os cursos Específicos abordam temas em estado da arte no PAD. Quanto aos fóruns salienta-se seu interesse como elemento auxiliar na formação de novos recursos humanos na medida em que abre espaço para divulgação e discussão de resultados acadêmicos em diferentes níveis: graduação e pós-graduação. Quadro das atividades da ERAD-RS 2013:

  Terça (19/mar) Quarta (20/mar) Quinta (21/mar) Sexta (22/mar)
09h às 10h30 Registro Curso Específico C
(Laboratório 310 C)
Salão de IC *
Grupo I (Auditório D)
Fórum de Pós-Graduação ** Sessão I (Auditório D)
10h30 às 11h Intervalo Intervalo Intervalo
11h às 12h30 Curso Específico C
(Laboratório 310 C)
Salão de IC * Grupo II (Auditório D) Fórum de Pós-Graduação ** Sessão II (Auditório D)
12h30 às 14h Almoço Almoço Almoço Assembleia CRAD 
(Reunião Almoço)
14h às 15h30 Curso Permanente A (Sala 301 D)/ Tutorial  (Sala 302 D) Curso Permanente B (Laboratório 408 C) Salão de IC *   Grupo III (Auditório D) /Oficina     GPGPU (Laboratório 411 C) Fórum de Pós-Graduação ** Sessão III (Auditório D)
15h30 às 16h Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
16h às 17h30 Curso Permanente A (Sala 301 D)/ Tutorial             (Sala 302 D) Curso Específico D (Sala 301 D) Salão de IC *    Grupo IV  (Auditório D)/Oficina GPGPU (Laboratório 411 C) Fórum de Pós-Graduação ** Sessão IV/V (Auditório D)
17h30 às 19h Curso Permanente B (Laboratório 408 C)/ Tutorial (Sala 302 D) Curso Específico D (Sala 301 D) Painel (Auditório D) / Oficina GPGPU (Laboratório 411 C) Encerramento às 18h
19h às 19h30 Intervalo  Intervalo Intervalo  
19h30 às 20h Abertura
 (Auditório Master)
Palestra 2
(Auditório D) 
20h às 22h Palestra 1
 (Auditório Master)
Jantar de Confraternização
(Iate Clube Guaíba Av. Guaíba, 95) 

 

Curso Permanente A: Arquiteturas Paralelas

Ministrante: Alexandre Magno dos Santos Adário
Resumo: Este curso objetiva trabalhar os conceitos básicos e as principais tendências na área de arquitetura de máquinas paralelas. Serão abordados os seguintes temas: Classificações de máquinas paralelas e organização de memória, coerência de memórias cache, avaliação de diferentes redes de interconexão e políticas de roteamento de mensagens, e tendências na construção de máquinas paralelas com ênfase para as máquinas agregadas (cluster de estações).
Currículo Resumido: Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1994) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de circuitos digitais, arquitetura de computadores, FPGA, arquiteturas reconfiguráveis e síntese de alto nível.

 

Curso Permanente B: Programação Paralela e Distribuída

Ministrante: Claudio Schepke
Resumo: Neste curso serão apresentados os fundamentos da programação concorrente em arquiteturas com múltiplos processadores, dotadas ou não de memória compartilhada. O enfoque do curso será no estudo de ferramentas de desenvolvimento baseadas em processos leves (threads POSIX e OpenMP) e bibliotecas de comunicação (MPI - Message Passing Interface).
Currículo Resumido: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e mestrado (2007) e doutorado (2012) em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Pampa, campus Alegrete/RS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralelo e Distribuído, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de alto desempenho, aplicações numéricas e programação paralela.

 

Curso Específico C: O 4º Paradigma e a Computação Intensiva em Dados

Ministrante: Julio César Santos dos Anjos (UFRGS)
Currículo Resumido: Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS/RS. Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2012, com o tema Adequação da Computação Intensiva em Dados para Ambientes Desktop Grid com uso de MapReduce. Graduado em Eng. Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1991. Pesquisador nas áreas de computação em grade, sistemas distribuídos, computação intensiva em dados, MapReduce e sistemas virtuais. Criou o Laboratório de Inteligência Artificial e Computação em Grid, no campus da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, para o desenvolvimento de pesquisas de sistemas em grade e segurança de dados. Docente Licenciado da ULBRA/Campus Canoas - dos Cursos Superior em Tecnologias de Rede e Sistemas de Informação. Fundador das empresas Compy Sistemas e Legere Sistemas Dinâmicos.

 

Curso Específico D: Programação de Máquinas Multicore usando Memórias Transacionais em Software

Ministrante: André Rauber Du Bois
Currículo Resumido: Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (1998) , mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Ciência da Computação pela Heriot-Watt University (2005) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação.

 

Palestra 1: Processamento de dados massivos: ambientes e desafios

Ministrante: Dorgival Olavo Guedes Neto
Currículo Resumido: Professor Associado do DCC/UFMG. Ph.D. pela University of Arizona, 1999, Mestre em Ciência da Computação (1992) e Engenheiro Eletricista (1989) pela UFMG. Pesquisador Visitante no International Computer Science Institute (ICSI), em Berkeley, em 2011. Coordenador da linha de Sistemas Distribuídos e Paralelos do InWeb (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web).
Resumo: A evolução dos sistemas de computação tem permitido o acúmulo de volumes de dados cada vez maiores. Sejam dados sobre relacionamentos em redes sociais, registros de transações comerciais, fluxos de dados gerados por sensores, modelos computacionais cada vez mais precisos, ou dados sobre a própria Web, extrair informação útil desses dados se tornou um desafio para a área de processamento de alto desempenho. Nesse contexto, o modelo MapReduce e o ambiente Hadoop, que o implementa, se tornaram largamente conhecidos e adotados. Entretanto, é fato que MapReduce/Hadoop não é a solução ideal para todos os problemas. Para os casos onde isso ocorre, extensões do modelo original e diversas outras soluções têm sido propostas na área de sistemas distribuídos. Esta palestra pretende discutir os elementos que tornam a tarefa de processar dados massivos um desafio, justificar a necessidade de novos ambientes de processamento, descrever alguns dos principais ambientes propostos e apresentar alguns dos resultados do nosso grupo de pesquisa nessa área.

 

Palestra 2: Padrões de programação paralela aplicados a arquiteturas híbridas: conceitos, ferramentas e estudo de casos.

Ministrante: Marcos Ennes Barreto
Currículo Lattes: Possui graduação em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGC/UFRGS, 2000) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGC/UFRGS, 2010). Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LaSiD), nas áreas de: (I) programação paralela e distribuída, (II) computação em grade e em nuvem, e (III) avaliação de desempenho. Também é membro do grupo de trabalho da IEEE em Ontologias para Robótica e Automação (IEEE ORA WG).

 

Tutorial Parallel Computing: from KiloFlops to Exascale. Evolution in the last Decades and Recent Challenges

Ministrante: Arnaud Legrand
Currículo Resumido: Arnaud Legrand is a tenured CNRS researcher at Grenoble University, France since 2004. His research interests encompass the study of large scale distributed systems such as HPC, grid or internet computing platforms. More specifically, his research focuses on (I) theoretical tools for such platforms (scheduling techniques, combinatorial optimization and game theory) and (II) performance evaluation of such systems, in particular through simulation. He is one of the main developers of SimGrid, which is a toolkit that provides core functionalities for the simulation of distributed applications in heterogeneous distributed environments. He has published over 70 research articles in peer-reviewed journals and conferences. He obtained his M.S from the Ecole Nationale Superieure of Lyon, France in 2000, and his Ph.D. from the Ecole Nationale Superieure of Lyon, France in 2003.
Abstract: Today, parallel computing is omnipresent across a large spectrum of computing platforms. At the "microscopic" level, processor cores have used multiple functional units in concurrent and pipelined fashions for years, and multiple-core chips and accelerators like GPUs are now commonplace with a trend toward rapidly increasing numbers of cores per chip. At the "macroscopic" level, one can now build clusters of hundreds to thousands of individual (multi-core) computers. Such distributed-memory systems have become mainstream and affordable in the form of commodity clusters. Furthermore, advances in network technology and infrastructures have made it possible to aggregate parallel computing platforms across wide-area networks in so-called "grids" The popularization of virtualization has allowed to consolidate workload and resource exploitation in "clouds", which changed the grid perspective. Likewise, the constant growth of such architectures (both in the cloud world and in the HPC world) raises many energy concerns that change the HPC perspective regarding the race toward large (i.e., peta- and exa-) scale. In this lecture, I will introduce important trends and some principles in the area of high performance computing infrastructures, illustrated by examples of the current state of the art. I will present the evolution of these ideas in the last decade and try to convince the audience of the importance of acquiring a culture of what was done in their field and of conducting a thorough related work study. Although technology evolution sometimes requires radically different approaches, it also often simply requires to reevaluate solutions that have been developed decades ago and were disregarded because they did not match current technology capabilities.

 

Painel: Desafios do Processamento de Alto Desempenho

Moderador: Prof. Dr. Benhur de Oliveira Stein (UFSM), Coordenador da Comissão Executiva da CRAD/RS

Currículo Resumido: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Informatique pela Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

 

Assembleia da CRAD-RS

* PROGRAMA DO SALÃO DE IC – 21/03/2012 - - ERAD-RS 2013

Organizadores:
Rodrigo Righi (UNISINOS): http://lattes.cnpq.br/2332604239081900
Alexandro Adário (URI): http://lattes.cnpq.br/4158528643201560

 

GRUPO I - Algoritmos Paralelos e Avaliação de Desempenho (Parte 1)

 

GRUPO II - Algoritmos Paralelos e Avaliação de Desempenho (Parte 2)

 

GRUPO III - Linguagens, Compiladores e Ferramentas de Computação Paralela e Distribuída

 

GRUPO IV - Memórias Transacionais, Escalonamento e Balanceamento de Carga


** PROGRAMA FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO – 22/03/2013 - ERAD-RS 2013

Organizadores:
Patricia Kayser (UNILASALLE): http://lattes.cnpq.br/4892345821929149
Marcia Pasin (UFSM): http://lattes.cnpq.br/1611789402968312

 

Sessão I - Escalonamento e Balanceamento de Carga

  • 9h-9h15 Proposta para Balanceamento de Carga Dinâmico em Sistemas de Transações Eletrônicas Financeiras
    Alexandre Andrade (UNISINOS), Rodrigo Righi (UNISINOS), Cristiano Costa (UNISINOS)

  • 9h15-9h30 Avaliação de Escalabilidade do Balanceador de Carga HwTopoLB
    Laércio Pilla (UFRGS), Christiane Pousa Ribeiro (INRIA - Universitè de Grenoble), Philippe Navaux (UFRGS), Jean-Francois Mehaut (Laboratoire d’Informatique de Grenoble)

  • 9h30-9h45 Aplicando Algoritmos de Escalonamento com Múltiplas Listas no Ambiente Multithread de Anahy 3
    Cicero Camargo (UFPel), Alan Araujo (UFPel), Guilherme Cousin (UFPel), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPel)

  • 9h45-10h Implementação de um Balanceador de Carga para Biblioteca AMPI Baseado no Modelo de Escalonamento MigBSP
    Roberto Gomes (UNISINOS), Rodrigo Righi (UNISINOS)

  • 10h-10h15 Proposta de uma Heurística 3D para Seleção de Candidatos à Migração em Aplicações BSP
    Vladimir Guerreiro (UNISINOS), Rodrigo Righi (UNISINOS)

  • 10h15-10h30 Uma Análise da Eficiência de Estratégias de Algoritmos de Escalonamento de Listas em Memórias PCM
    Rodolfo Favaretto (UFPel), Felipe Teixeira (UFPel), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel)

  •  

    Sessão II - Gerência de Consumo de Energia em Sistemas Distribuídos

  • 11h-11h15 Estratégia para Economizar Energia de Nós Ociosos de um Cluster
    Fábio Rossi (PUCRS), Cesar De Rose (PUCRS)

  • 11h15-11h30 Gerenciamento de Recursos Conscientes do Consumo de Energia na Computação em Nuvem
    Vilnei Neves (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel), Adenauer Yamin (UCPel / UFPel)

  • 11h30-11h45 Análise do Consumo de Energia e Desempenho de Memórias Transacionais em Software em Cenário de Alta Contenção
    Timóteo Rico (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel), Andre Du Bois (UFPel), Rodrigo Duarte (UFPel)

  • 11h45-12h Relação entre Tempo de Execução e Consumo de Energia de MPSoCs com Processadores ARM
    Edson Padoin (UNIJUI / UFRGS), Pedro Velho (UFRGS), Daniel Oliveira (UFRGS), Philippe Navaux (UFRGS), Brice Videau (INRIA), Augustin Degomme (INRIA)

  • 12h-12h15 Analisando Dados de Nós, Máquinas Virtuais e Processos para gerir Desempenho e Controle de Energia em Computação em Nuvem
    Marcelo Beling Pinheiro (UNISINOS), Rodrigo Righi (UNISINOS), Cristiano Costa (UNISINOS)

  • 12h15-12h30 Resolução Paralela Verificada de Sistemas de Equações Lineares: uma Análise do Impacto no Desempenho da Técnica DVFS para Eficiência Energética
    Viviane Lara (PUCRS), Mariana Kolberg (UFRGS), Luiz Gustavo Leao Fernandes (PUCRS)

  •  

    Sessão III - Arquiteturas Avançadas, Computação em Nuvem & Computação Móvel

  • 14h-14h15 Reuso de Valores na Arquitetura ARM
    Rodrigo Costa de Moura (UFPel), Giovane Torres (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel)

  • 14h15-14h30 Implementação do PLASMA para Arquiteturas Heterogêneas Multi-CPU e Multi-GPU em XKaapi
    João Ferreira Lima (UFRGS), Nicolas Maillard (UFRGS)

  • 14h30-14h45 Otimizando a Gerência de um Banco de Dados em uma Nuvem Computacional
    Timoteo Lange (PUCRS), Cesar De Rose (PUCRS)

  • 14h45-15h UbiPri - Modelo Taxonômico de Privacidade para Ambientes Ubíquos
    Valderi Leithardt (UFRGS), Claudio Geyer (UFRGS), Jorge Silva (University of Coimbra)

  • 15h -15h15 Aplicação do Modelo ARIMA como Instrumento de Predição para Alocação de Servidores Virtuais em Ambientes de Nuvem Computacional
    Tatiana Mousquer (URI), Raul Ceretta Nunes (UFSM), Adriano Souza (UFSM)

  • 15h15-15h30 Monitoramento Preditivo de Recursos em Cloud Computing
    Júlio Pires (UNISINOS), Cristiano Costa (UNISINOS), Rodrigo Righi (UNISINOS)

  •  

    Sessão IV - Linguagens, Compiladores e Ferramentas de Computação Paralela e Distribuída

  • 16h-16h15 DSL-POPP: Linguagem Específica de Domínio para Programação Paralela Orientada a Padrões
    Dalvan Griebler (PUCRS), Luiz Gustavo Leao Fernandes (PUCRS)

  • 16h15-16h30 Interfaces para Programação Paralela, uma Alternativa para Anahy
    Deives Mesquita Kist (UFPel), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPel), Andre Du Bois (UFPel)

  • 16h30-16h45 Avaliação de Memórias Transacionais para Máquinas NUMA
    Jerônimo Ramos (UFPel), Andre Du Bois (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel)

  •  

    Sessão V - Algoritmos Paralelos e Distribuídos / Avaliação, Medição e Predição de Desempenho

  • 16h45-17h Abordagens Paralelas para Model Checking de Redes de Autômatos Estocásticos
    Lucas Giaretta Oleksinski (PUCRS), Fernando Dotti (PUCRS)

  • 17h-17h15 Uma Analise de Desempenho da Simulação Quântica a partir de Processos Quânticos
    Adriano Maron (UFPel), Renata Reiser (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel), Adenauer Yamin (UCPel / UFPel)

  • 17h15-17h30 Avaliação do Novo Sistema de Execução de Transações para CMTJava
    Rafael Bandeira (UFPel), Andre Du Bois (UFPel), Mauricio Pilla (UFPel)

  • 17h30 – 17h45 Utilização de Redes Definidas por Software para Melhorar o Desempenho de Aplicações MapReduce
    Marcelo Neves (PUCRS), Cesar De Rose (PUCRS)

  •  


     

     

     

    Rede wireless (Uniritter-wifi):
    Usuário: erad
    Senha:


    Ajude-nos a qualificar nosso evento. Acesse http://migre.me/dJEqs para preencher o formulário de avaliação.