EAD



Na UniRitter, a Educação a Distância está associada aos cursos de graduação presencial. Assim, as estruturas curriculares combinam disciplinas nas modalidades presencial e a distância, sendo que as disciplinas na modalidade a distância representam até 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.

As disciplinas de EaD podem acontecer no formato semipresencial, ou seja, com 50% da carga horária para encontros presenciais e 50% para as atividades on-line. Ou ainda, totalmente a distância, apenas com a realização de prova presencial.

Os conteúdos e atividades das disciplinas a distância estão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard. Ao matricular-se nas disciplinas nessa modalidade, o estudante terá acesso aos materiais 24h por dia e poderá planejar e organizar seus estudos com atenção ao cronograma das atividades propostas pelo professor.

O Blackboard também é utilizado como apoio às disciplinas presenciais, permitindo o desenvolvimento das atividades na sala de aula ou fora dela. Essa possibilidade amplia o espaço de aprendizagem e aproxima alunos e professores que passam a ter mais um canal de comunicação e interação.



A Educação a Distância na UniRitter é uma modalidade de ensino-aprendizagem que possui como principal valor o desenvolvimento da autonomia do aluno para estudar, com a utilização de variados recursos digitais. Atualmente, a independência para aprender é uma habilidade fortemente requerida pelo mercado de trabalho.

Entenda a metodologia:

Cada disciplina é organizada em unidades. Cada unidade compartilha uma sequência pedagógica de materiais, tarefas e interações:

• Leitura e estudo: o aluno acessa o conteúdo organizado em unidades de estudo, disponível em formato de e-book, game, quiz, vídeos e materiais complementares.

• Prática: o aluno verifica seu nível de aprendizagem por meio de exercícios.

• Interatividade: interação virtual com o professor – webconferência, chat, fórum e elaboração de trabalhos.

Professor da disciplina EaD
É também professor de disciplinas presencias, com profundo conhecimento da temática. Responsável pelo conteúdo, elaboração e avaliação das atividades virtuais.

Aluno da disciplina EaD
Ocupa posição central no processo de ensino-aprendizagem e marca sua presença na disciplina pela proatividade. No início do semestre, cada estudante terá acesso ao guia que contempla e apresenta as atividades da disciplina, para que defina suas prioridades de tempo e seu local de estudos.

Tutor da disciplina EaD
Importante mediador no processo de ensino-aprendizagem. Profissional com formação em nível superior que auxilia o professor da disciplina no atendimento aos alunos, seja nos encontros presenciais ou on-line.

Avaliação
É realizada por meio de atividades no ambiente virtual e presencial (prova individual, sem consulta). A nota final reflete a participação/realização das atividades on-line e o desempenho da prova presencial.

Frequência
É registrada a partir da participação nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno deve realizar no mínimo 75% das atividades propostas na disciplina e obter a média de aprovação.

As disciplinas na modalidade EaD dos cursos de graduação presencial estão disponíveis no Blackboard – espaço virtual onde o aluno realiza online as atividades individuais e/ou em grupo. Pela praticidade, é possível estudar por meio de diferentes recursos como computadores, tablets, notebooks, smartphones ou imprimindo os conteúdos.

Na plataforma, o estudante acessa os artigos, sugestões de textos, e-books, sites para pesquisa, avaliações e muito mais. O ambiente virtual é mais um espaço de interação entre alunos, professores e tutores. No Blackboard acontecem também fóruns de discussão, chats, trocas de e-mails e webconferências mediadas pelos professores das disciplinas.

Para a UniRitter, a utilização das soluções tecnológicas favorece a interatividade e garante a mobilidade e a otimização do tempo e recursos de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Os acadêmicos e professores podem acessar o Blackboard através do Portal do Aluno ou Portal do Professor. Os dados de acesso são os mesmos utilizados na rede da UniRitter (para alunos, usuário "alu“, seguido do número de matrícula).