Bolsas e Financiamentos - Veteranos


A UniRitter oferece bolsas de estudo e tem parceria com programas de incentivo estudantil para facilitar o acesso aos cursos.
Navegue pelas abas acima e conheça todos os programas ou clique abaixo:



O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar, prioritariamente, estudantes de cursos de graduação. Os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados na UniRitter, em cursos com avaliação positiva no SINAES.

Por ser operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o programa une conveniência e custo-benefício através de taxas acessíveis que garantem os seus estudos sem dor de cabeça. As inscrições dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

Conheça o passo-a-passo:

1º Passo: Inscrição no SisFIES:
As inscrições devem ser efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet na página do Fies Seleção no site http://fiesselecao.mec.gov.br/, dentro do prazo estabelecido pelo FNDE. O estudante deve verificar se cumpre as exigências definidas em Edital.

2º Passo: Validação da inscrição:
Os estudantes pré-selecionados na chamada única ou lista de espera do processo seletivo do Fies deverão acessar o Sisfies http://sisfiesportal.mec.gov.br e concluir sua inscrição para contratação do financiamento dentro do prazo estabelecido pelo FNDE.

3º Passo: Validação das informações (documentação) na UniRitter:
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), localizada na Secretaria Acadêmica da UniRitter, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento:
Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data de validação da inscrição pela CPSA, em um dos Agentes Financeiros (instituição bancária) vinculados ao FIES para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados. No caso do término do prazo ocorrer em final de semana ou feriado nacional, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente.

Quer saber mais informações sobre o Fies? Ligue para a Central de Informações FIES: 0800.61.61.61. Para encontrar respostas às dúvidas frequentes acerca do FIES, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/


INCENTIVO FAMÍLIA

Edital - Incentivo Família

INCENTIVO POR TURNO

Edital - Bolsa por turno

BOLSA MÉRITO

Edital - Bolsa Mérito

BOLSA DE ESTUDO DE DESEMPENHO ACADÊMICO

Regulamento: Programa Interno de Bolsas de Estudos de Desempenho Acadêmico 2017/2 – 2018/1
Edital - Programa Interno de Bolsas de Estudos de Desempenho Acadêmico 2017-1

EMPRESA CONVENIADA

Lista de Empresas Convêniadas

BOLSA CARÊNCIA

Edital Bolsa Carência 2017/2 - 3º Lote - Encerrada

Edital Bolsa Carência 2017/2 – 2º lote - Encerrada

Edital Bolsa Carência 2017/2 - 1º lote - Encerrada

Edital Bolsa Carência 2017/1 - 2º lote - Encerrada

Edital Bolsa Carência 2017/1 - 3º lote - Encerrada

Edital Bolsa Carência 2017/1 - 4º lote - Encerrada

Aditivo Edital Bolsa Carência 2017/1 - Encerrada


BOLSA INGRESSANTES 2017/1 (Vigente para o semestre de 2017/2)

Edital Bolsa Renovação 2017/2 – 2º lote - Encerrada

Formulário Concessão Incentivo – 2º lote - Encerrada

Edital Bolsa Renovação 2017/2 - 1º lote - Encerrada

Formulário Concessão Incentivo 2017/2 - 1º lote - Encerrada


BOLSA REINGRESSO

Edital Bolsa Reingresso 2017/2

BOLSA INGRESSANTES 2015/02 (Vigente para o semestre de 2016/1)

Edital Bolsa Ingressantes 2015/02
Edital de Bolsa Returning


BOLSA BRIGADA MILITAR

Orientações Bolsa Batalhão Brigada Militar

BOLSAS ACADÊMICAS

O UniRitter adota quatro tipos de Bolsas Acadêmicas para seus alunos regularmente matriculados, a saber:

  • I - Bolsas Acadêmicas de Ensino;
  • II - Bolsas Acadêmicas de Pesquisa;
  • III - Bolsas Acadêmicas de Extensão Universitária;
  • IV - Bolsas Acadêmicas de Avaliação Institucional.

São critérios de seleção gerais para os acadêmicos receberem quaisquer tipos de Bolsas Acadêmicas, independente de outros específicos, que venham a constar dos respectivos editais de seleção:

  • I - ótimo desempenho acadêmico;
  • II - capacidade para trabalhar em equipe;
  • III - disponibilidade pessoal e de horário;
  • IV - identidade e compromisso com a missão do UniRitter e suas visões;
  • V - domínio das novas tecnologias de informação e comunicação;
  • VI - Currículo Lattes atualizado;
  • VII - estar em dia com suas obrigações acadêmicas.

São consideradas Bolsas Acadêmicas de Pesquisa e Iniciação Científica dois tipos de bolsas a saber:

  • I - Bolsistas de Iniciação Científica (BIC) (PROPEX);
  • II - Assistentes de Pesquisa (PROPEX).

São consideradas Bolsas Acadêmicas de Extensão Universitária dois tipos de bolsas a saber:

  • I - Bolsistas de Extensão Universitária (BEx) (PROPEX);
  • II - Monitores de Extensão (PROPEX).

São consideradas Bolsas Acadêmicas de Avaliação Institucional as bolsas concedidas aos alunos que integram, como representantes discentes, as Comissões de Avaliação de Curso e, como tal, integram também, a Comissão de Avaliação do Centro Universitário, que exerce o papel de Comissão Própria de Avaliação (CPA) prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Os incentivos e bolsas cumulativas serão concedidas em ordem estabelecida pela Instituição, sendo calculados a partir do benefício anterior.

Informações PROPEX: (51) 3230.3333

Informações NAD: (51) 3230.3333


Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco (deve ter obtido nota superior a zero na redação). Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa, e além disso, deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
Fique atento ao período de inscrições e demais informações !


Legislação / Portarias
Toda a Legislação e Portarias do Ministério da Educação encontra-se no site do ProUni através do endereço abaixo.


Bolsa Permanência
A Bolsa Permanência é um benefício com valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica, destinada exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de beneficiário de bolsa integral do Programa Universidade para Todos - ProUni. Destina-se a estudantes com bolsa integral em utilização do Prouni, matriculados em cursos presenciais com no mínimo 6 (seis) semestres de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a 6 (seis) horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino junto ao MEC. A seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da Bolsa Permanência é realizada mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observado o cálculo da carga horária e a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.


Perguntas frequentes
Confira aqui as informações aos candidatos
Vagas ofertadas e cronograma: http://siteprouni.mec.gov.br/


Documentação para comprovação de informações
Confira aqui a relação de documentos.

COLAP - Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos



Dúvidas e informações sobre o ProUni - 0800 616161


A UniRitter informa o processo de renovação para 2017/2 do Programa de bolsas de estudos Unipoa. CLIQUE AQUI.