AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O QUE É?

A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) é um processo coletivo de reflexão sobre a sua prática, os seus compromissos com a sociedade e as suas diferentes atividades na busca permanente e sistemática de sua excelência acadêmica. Pretende, mediante um processo democrático e emancipatório, desencadear ações avaliativas que permitam explicar e compreender, criticamente, as estruturas e relações do UniRitter, possibilitando um questionamento sistemático de todas as suas ações, seus fins, seus meios, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a gestão, a infraestrutura e as condições gerais de trabalho, propondo alternativas viáveis ao seu aperfeiçoamento.

A Política de Avaliação Institucional do UniRitter fundamenta-se no Paradigma de Avaliação Emancipatória, apresentando os seguintes princípios:

  • Participação Democrática
    Consiste em um processo democrático, que deve envolver os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, de forma coerente com a filosofia de ação do UniRitter.

  • Busca da Transformação
    Consiste no processo de análise e crítica da realidade, visando a sua transformação. Busca apreender o fenômeno em seus movimentos e em sua relação com a realidade, objetivando a sua transformação, e não apenas a sua descrição. A transformação pretendida deve estar em consonância com os compromissos sociais e políticos assumidos pelos participantes do processo avaliativo.

  • Abordagem Qualitativa
    A Autoavaliação Institucional entendida em uma abordagem qualitativa, deve ser buscada na dinâmica integradora das diversas esferas e estruturas internas e na relação entre elas e a sociedade, através de procedimentos dialógicos e participantes e a utilização, predominantemente, de instrumentos abertos (entrevistas livres e questionários semiestruturados).

Para onde vai sua avaliação?

  1. O aluno preenche o questionário de avaliação.
  2. A equipe de Avaliação Institucional recebe e analisa os dados, preservando o anonimato do respondente; elabora o Relatório e apresenta considerações finais para apreciação e providências da Coordenação do Curso.
  3. Cada professor recebe os resultados da sua disciplina.
  4. A Coordenação do Curso recebe o Relatório com os resultados gerais do Curso e específicos de cada disciplina.
  5. A Coordenação do Curso analisa os resultados com os professores.
  6. A Coordenação propõe medidas para sanar dificuldades e aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem.
  7. O Relatório de avaliação é encaminhado para apreciação da Reitoria.
  8. A divulgação dos resultados e das medidas tomadas é feita através do site e de material impresso.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação, responsável pela elaboração e desenvolvimento do Plano de Avaliação Institucional, bem como pela consolidação do Relatório de Autoavaliação tem a seguinte constituição:

INTEGRANTES
Graziele Halmenschlager
Profº. Everton Luís Mendes de Jesus
Profª. Ursula Bohlke Vasconcelos
Acad. Felipe Oyarzum Ocanha
Acad. Juliana Inpacio de Souza
Func. Ivanise Costa Pacheco
Func. Paula Rodrigues de Castro
Profº. Leonardo Rocha de Almeida
Francisco Antônio Nunes Meira

PLANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O Plano de Avaliação Institucional referente ao atual período, aprovado em reunião da CPA realizada dia 06/03/2009, foi elaborado considerando as dez dimensões previstas pelo SINAES, as potencialidades e as fragilidades apontadas no Relatório de Avaliação/2008.

OBJETIVOS GERAIS

  • Refletir sobre a Instituição na sua globalidade, contemplando as dez dimensões previstas em lei, através da sistematização de informações, analisando coletivamente os significados de suas realizações, desvendando formas de organização, administração e ação, identificando pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades;
  • Produzir conhecimento sobre a realidade da Instituição, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social;
  • Privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

METODOLOGIA

A metodologia de trabalho desenvolve-se através de uma abordagem qualitativa, adotando procedimentos predominantemente dialógicos e participantes e a utilização de instrumentos abertos ou semiestruturados (entrevistas e questionários) e análise documental.

DIMENSÕES A SEREM AVALIADAS:

  • Missão x PDI
  • A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
  • Responsabilidade social
  • Comunicação com a sociedade
  • As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
  • Organização e gestão da Instituição
  • Infraestrutura física
  • Planejamento e avaliação
  • Políticas de atendimento aos estudantes
  • Sustentabilidade Financeira

ETAPAS DO PROCESSO AVALIATIVO:

  • Aprovação e Divulgação do Plano de Avaliação Institucional: para a comunidade interna e externa da Instituição.
  • Desenvolvimento do Processo Avaliativo: serão utilizados procedimentos específicos para cada dimensão a ser avaliada.
  • Elaboração dos Relatórios Parciais: serão elaborados relatórios específicos ao final de cada avaliação, sendo amplamente divulgados e analisados pelos segmentos envolvidos no processo.
  • Análise geral dos resultados e elaboração do Relatório Final: elaborado ao final do período avaliativo, expressará os resultados de caráter mais geral e abrangente da autoavaliação, apresentando análises, críticas e sugestões que objetivam subsidiar a elaboração de novas propostas de políticas institucionais e a revisão da atuação e da missão institucional.
  • Divulgação dos Resultados: para a comunidade interna e externa da Instituição.

Mostra Virtual - Resultados Autoavaliação UniRitter 2014

RESULTADOS AUTOAVALIAÇÃO UNIRITTER 2013




Resultados da Avaliação

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